sábado, 26 de fevereiro de 2011

2011 com o pé direito!

O ano letivo começou muito bem para o curso de Turismo. Com 90% de participação dos alunos na Carreata 2011 da Fasipe, a galerinha deu um show de energia e criatividade. A equipe de professores  quase explodiu de emoção ao ouvir o anúncio de classificação do Turismo em 3º lugar. A divulgação acendeu ainda mais a chama do grupo que, horas antes da Carreata já estava curtindo o clima pré-carnavalesco do evento. Mesmo sob o aviso do professor Paulo de que era para apenas um representante dos cursos vencedores subir ao palco, os alunos ( e alguns professores mais atiradinhos... hehe) não conseguiram conter a emoção e correram para o tablado na maior agitação. Depois, todos os acadêmicos da instituição uniram-se para curtir a grande festa. 
Alegria, organização, trabalho em equipe. Isto é Turismo!

Fernanda fez bonito!
 
Calouros e Veteranos agitando na Carreata mais esperada do ano.

 
A Cleusa caprichou na decoraçãoe a empolgação da Karol
contagiou a galera  ;)

Jéssica, Karol e Renan, animadíssimos.

Sempre vale a pena!

Rosa, figura excêntrica do Turismo e Deisy,
sempre animadas.

Muita cor, bom humor e calor humano.






Confabulando... hahahahahahaha


Ah, esse momento precisava ser registrado. É gente, nós vestimos mesmo a camisa do Turismo. Reunimo-nos, torcemos e confabulamos quando necessário. Tudo em prol do curso, claro. Colocamos o coração em tudo o que fazemos, nos dedicamos de verdade, queremos ver o Turismo em destaque, e isso não é "coisa de gente aparecida" e sim "coisa de gente apaixonada" ;). (Profª Yara, grande abraço!!!)
Os alunos do 1º Turismo são maravilhosos. Animadíssimos,
fizeram bonito no evento.
E é isso, pessoal. A Carreata da Fasipe mais uma vez foi um sucesso e o mais gratificante foi ver professores e alunos unidos do início ao fim do evento. Juntos, confeccionamos cartazes, enchemos balões, subimos e descemos as escadas do segundo piso da Fasipe inúmeras vezes, trabalhamos na decoração dos carros, divulgamos o curso para a comunidade, festejamos, torcemos e vencemos. Infelizmente não tenho fotos de todos os que participaram, gostaria de mostrar o rostinho de cada um. A Vanuza é uma das alunas que não está nas fotos, mas mesmo dodói participou da Carreata. A profª Sandra também estava com a filhinha dodói, mas compareceu e ajudou muito nos preparativos e ainda levou o maridão para dar uma força. Formamos uma bela equipe! Deixo a todos meu carinho.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Carreata da FAsipe 2011

Dia 18/02. Vamos que vamos Turismo!!!!

O vídeo abaixo é da segunda Carreata da Fasipe, em 2009. Em 2010 o evento foi um sucesso, e em 2011 promete ser ainda melhor!!



A Carreata da Fasipe é um evento promovido pela instituição no início de cada ano letivo como  forma de dar boas vindas aos alunos e promover a integração entre calouros, veteranos, professores, direção e toda a equipe de funcionários da Fasipe. Cada ano a festa é maior, mais criativa, organizada e animada. Usando as palavras do professor Paulo Roberto "É a melhor faculdade de Sinop na avenida!".


E o Turismo sempre faz bonito!

O primeiro grito de carnaval da galera da Fasipe é após a Carreata

Povo bonito e animado não falta!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Quem tem boca...

Pantheon - Morada de todos os deuses
Roma é uma cidade extraordinária. Em cada esquina há um atrativo para ser apreciado: uma igreja antiga, um monumento, uma fonte, uma loja elegante, um museu, um restaurante. Considerada um dos maiores centros culturais do mundo, a economia da grande metrópole é condicionada ao Turismo. Nos dez dias em que fiquei hospedada na Cidade Eterna, senti-me fascinada pela atmosfera que tem algo de medieval e moderno. Sobre os atrativos que visitei, há muito que comentar, mas por hoje, escreverei minhas impressões sobre o Panteão de Roma.

O fluxo de turistas é intenso



Localizado na Piazza della Rotonda, no centro de Roma, o Panteão romano, também conhecido como Panteão de Agripa, é um dos vários templos construídos para adoração dos deuses.  Já foi administrado por sacerdotes pagãos que mantinham tochas constantemente acesas em homenagem às divindades. Durante o período da cristianização o edifício foi transformado em igreja e, dessa forma, manteve-se protegido do vandalismo comum na Idade Média. Ironia do destino ou não, o templo pagão manteve-se imperioso e em perfeito estado de conservação graças à intervenção cristã.

A entrada é gratuíta e o movimento sempre intenso dentro e fora do edifício.






Exterior  do Panteão


O seu exterior apresenta um grande templo de pedra lustrada, em forma de tambor, bastante simples, sem pintura, tendo como fachada enormes colunas gregas sobre as quais está a inscrição "M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIUM.FECIT", que significa: "Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul". De fora, nada revela o rico interior, um espaço cilíndrico harmonioso com 43 m de diâmetro e 43 m de altura.
 
  

Altar do Panteão

O que mais me encantou foi à cúpula – feita em homenagem ao deus Sol – que possui uma abertura no topo por onde entra a luz natural que ilumina todo o interior. Nas paredes há frontões triangulares onde se encontram túmulos de reis e outras célebres personalidades italianas, entre elas, Rafael, o grande artista renascentista. No segundo dia de visita ao Panteão tive o privilégio de assistir uma bonita cerimônia de casamento. Lembro que fiquei pensando na sorte da sorridente noiva por casar naquele lugar mágico.




Panteão visto do alto






Todos os pormenores são fantásticos. Quando chove, a água entra pela abertura no topo da cúpula - o óculo - respinga no piso de mármore colorido e escorre por um dreno. O que poderia ser um imprevisto desagradável torna-se uma atração à parte.
É preciso três adultos para abraçar suas colunas


Originalmente construído em 27 a.C e quase destruído em um incêndio anos depois, hoje o Panteão é considerado um dos cartões postais de Roma. Sobre seus detalhes internos e externos, há muito que falar. Para não tornar-me cansativa, convido-os a pesquisar a rica história desse magnífico edifício.




quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Turismo - O curso que é uma delícia!


Vantagens da profissão. De olho nas tendências.

- Dona Cida, por que a senhora escolheu o curso de Turismo?
- Porque o “Turismo é uma delícia!”

Sempre que alguém perguntava para minha colega de faculdade Maria Aparecida – a querida Dona Cida – algo referente ao turismo, ela aparecia com essa resposta. Apaixonada pelo curso, a agora turismóloga empreendedora e proprietária de um dos atrativos turísticos mais visitados da cidade (Balneário Vale do Sol) sempre fez questão de deixar claro seu carinho pela profissão.

- Soane, porque você escolheu estudar Turismo?
- Porque “Eu amo viajar!”

Palavras de outra colega, Soane Soccol, turismóloga que atualmente trabalha em uma conceituada agência de viagens e turismo na cidade de Sorriso.

Gostar de viajar é um dos fatores que leva muitos alunos a escolher a profissão de turismólogo, e saber que o curso é “uma delícia” também pode influenciar a escolha. Mas, o que eu quero esclarecer aqui é que não basta um curso ser “gostoso” e formar turistas não é o objetivo do curso superior de Turismo. O turismólogo geralmente viaja bastante, mas não para usufruir do turismo, e sim para organizá-lo, visitar clientes, conhecer produtos e serviços e se atualizar com as novidades do setor.

É importante, antes da escolha da profissão, conhecer as vantagens que ela apresenta. Uma das vantagens do curso de Turismo é que a área de atuação do profissional é bastante abrangente. O turismólogo pode trabalhar na promoção de eventos, em agências de turismo, em hotéis, em estudos de intercambio etc. No decorrer do curso é possível avaliar cada área e depois escolher a que mais se identifica.

O estudo do Turismo é voltado para as tendências. Para o turismólogo hoje o momento é de estudar o Brasil. No curto período de 5 anos nosso país sediará a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente em 2012; a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Esses grandiosos eventos farão aumentar, e muito, a demanda de turistas do mercado nacional e internacional.  Para atender essa procura a ação de profissionais capacitados para trabalhar no planejamento organização e treinamento de mão de obra será imprescindível.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Futuros Turismólogos, leiam!


A importância da leitura específica
Se você é aluno do segundo semestre do curso de Turismo em diante, é possível já ter percebido certa inclinação por um dos segmentos do setor.
Quando isso acontece, o ideal é procurar conhecer melhor a área através da leitura e da pesquisa. A biblioteca da Fasipe dispõe de excelentes obras sobre as várias áreas do turismo, mas não limite-se a elas. Pesquise em sites, compre e leia livros, revistas e jornais, procure manter-se atualizado sobre o assunto. Esforce-se para fazer disso um hábito. Leia regularmente. Através da leitura regular é possível entender e assimilar o conteúdo que se lê.
Mas, para você que está pensando: – “E o que eu ganho com isso? A faculdade dispõe de professores que são pagos para ensinar!” – Eu adianto que um dos benefícios de adquirir o costume de ler sobre a área pela qual se tem inclinação é que, quando chegar o momento de realizar trabalhos como o TIC você estará preparado (e talvez até ansioso) para expor o assunto, pois essa rotina pode facilitar a organização de suas idéias.
Investir em livros também é uma atitude inteligente. Quando for planejar seu projeto de monografia, já terá seu próprio acervo para a pesquisa. (Acredite, haverá dias em que você procurará o livro X para conclusão do seu trabalho e ele estará nas mãos de outro aluno – isso não é uma maldição, são imprevistos que podem acontecer).
Se você ainda está em dúvida (o que é perfeitamente normal) sobre qual segmento seguir, aconselho a leitura de livros que façam referência ao planejamento – organização e desenvolvimento turístico e segmentação de mercado. O importante é ler sempre, pois como disse Monteiro Lobato “Um país se faz com homens e livros”. A leitura nos permite construir o conhecimento que dará formas ao nosso futuro, é a base para o nosso desenvolvimento como profissionais e cidadãos.
Na parte direita do blog, há um gardget indicando alguns livros que serão trabalhados nas disciplinas ministradas por mim. Dê uma olhada e, se precisar de outras indicações, contate a mim ou a equipe de professores de Turismo.