sexta-feira, 15 de julho de 2011

Inventário Turístico

Inventariar o Turismo é o ato de identificar e registrar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos de uma localidade, além de sua infra-estrutura de apoio ao Turismo. Através do inventário é possível obter informações para o planejamento turístico, conhecer as características e dimensão da oferta e promover ações de desenvolvimento das potencialidades turísticas do local ou região. Uma das disciplinas da matriz curricular de Turismo é o Inventário Turístico e, como é uma atividade orientada, o ideal é que os alunos aliem a teoria aplicada em sala de aula com a prática do trabalho de campo.

Inventariar é um processo complexo, pois demanda tempo e técnica para revisar e atualizar documentos anteriores. Para o levantamento dos dados da pesquisa é necessário utilizar um formulário que reflita a dinâmica do Turismo como o apresentado pelo Ministério de Turismo http://www.turismo.gov.br.

Em apenas seis meses é praticamente impossível inventariar toda uma cidade. Dessa forma, os alunos do 1º Turismo optaram por catalogar a Oferta Turística do Centro de Sinop. Em pesquisas de gabinete, os acadêmicos mapearam o centro da cidade e dividiram o grupo em 3 equipes no objetivo de pesquisar: Os Atrativos Turísticos, os Equipamentos e Serviços Turísticos e a Infraestrutura de Apoio ao Turismo.

O projeto ainda está em andamento e, segundo os alunos, a maior dificuldade encontrada ao aplicar a pesquisa é a falta de informação dos prestadores de serviços turísticos quanto à necessidade e importância de se inventariar a oferta da cidade. Muitos ficam apreensivos em fornecer aos alunos dados referentes à empresa como o CNPJ e nº de funcionários permanentes, por exemplo.

A fase final do projeto está prevista para o mês de agosto de 2011, onde os acadêmicos farão a análise da pesquisa.

Se você quer saber mais sobre Inventário Turístico, sugiro que visite o site do INVTUR que funciona como equipamento de apoio para estudantes, empresários e pesquisadores do Turismo. Lá você também encontrará o manual do pesquisador e formulários de pesquisa. http://www.inventario.turismo.gov.br/invtur/

sexta-feira, 1 de julho de 2011

V Turismo - Teoria X Prática

No mês de abril deste ano, as alunas do 7º Turismo realizaram uma viagem técnica à cidade de Nobres com o intuito de comparar a teoria aprendida em sala de aula com a prática vivenciada em uma excursão.
Meses antes, as alunas realizaram pesquisas de gabinete onde investigaram o histórico do município de Nobres e os tipos de serviços turísticos utilizados em uma excursão.
Abaixo, algumas fotos da bem sucedida viagem e depoimentos das alunas.


 "Nos dias 21 e 22 de Abril de 2011 realizamos uma viagem a cidade de Nobres – MT que localiza-se a 360 km da cidade de Sinop Mato Grosso. Foram visitados especificadamente os pontos turísticos: Aquário Encantado, Rio Salobra, Cachoeira do Tombador e Balneário Dona Máxima."


"Fomos recepcionados na Pousada Mangueira, onde foi servido o saboroso e diversificado café da manhã. A pousada possui uma infraestrutura simples, contudo muito confortável,  aconchegante e adequada para a recepção dos turistas."


 "Os primeiros passeios realizados (com guias devidamente credenciados) foram no Aquário Encantado e  Rio Salobra. Um percurso de aproximadamente  1000 metros,  sendo que 500 metros foram percorridos utilizando um transporte adaptado conhecido como “trenzinho” que pode atender a uma quantidade de aproximadamente 12 pessoas, e os outros 500m foram percorridos a pé em meio a mata fechada. "


"O Rio Salobra possui uma boa variedade de peixes,  entre eles, o pacu,  o pintado, o dourado e o piau. Durante a trilha podem ser observadas plantas nativas como orquídea do mato, samambaia, buriti entre outras."


"Para a realização da flutuação foi necessário a utilização dos equipamentos específicos para a prática, o guia local passa aos turistas algumas orientações como, por exemplo, não colocar os pés no fundo, não nadar batendo pernas e braços para que a agua não fique suja, como respirar com o snorkel entre outras, a flutuação é realizada inicialmente no aquário encantado com a observação dos peixes no local, o guia realiza ainda o registro deste momento por meio de fotografia subaquáticas."

Atividades práticas ajudam no desenvolvimento de conceitos científicos e a experiência comprovou que é significativo conciliar a teoria com a prática para que o acadêmico aprimore seu conhecimento. Parabéns, queridas, pelo sucesso no desenvolvimento de mais um importante projeto.

;)