terça-feira, 15 de novembro de 2011

Turismo in loco - Análise da Estrutura Física e Operacional do Aeroporto Municipal João Figueiredo

Buscando aliar as aulas teóricas com vivências in loco, é comum os professores acompanharem os acadêmicos de Turismo em visitas técnicas em aeroportos, hotéis, bares e restaurantes, etc.
Neste semestre foi proposto aos alunos uma análise da estrutura física e operacional do Aeroporto Municipal João Figueiredo. A visita aconteceu no mês de outubro deste ano, e após a inspeção os alunos apresentaram relatórios descrevendo a estrutura física do aeroporto e suas dependências (internas e externas); descrição da estrutura física dos balcões de atendimento das empresas aéreas e suas dependências (internas e externas); descrição e impressões do desempenho dos funcionários do aeroporto municipal de Sinop; descrição e impressões do desempenho dos funcionários das empresas aéreas TRIP E PASSAREDO e as devidas observações; impressões gerais e observações sobre a segurança e o cumprimento ou não das regras aeroportuárias; impressões gerais sobre o funcionamento e as necessidades ou não de ampliação do aeroporto municipal de Sinop.
 Acadêmicos do 2º e 4º Turismo





Trabalhos como este são muito importantes para a formação do acadêmico, pois oferece ao aluno uma observação real daquilo que aprendeu em sala de aula (no caso, na disciplina Roteiros e Transporte Turístico) e o estimula a ter uma visão crítica do que precisa ser aperfeiçoado para o melhor atendimento e segurança dos turistas e população local.



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

IV Turismo Desenvolve Ação de Educação Ambiental em Escola de Sinop

Falando em educação ambiental, os alunos de Turismo estão sempre envolvidos em projetos e ações de conscientização ecológica. Todos os anos, coordenados pela professora Stela Maris, os acadêmicos realizam plantio de árvores em escolas, praças e avenidas da cidade.

Este ano foi a vez do 4° Turismo abraçar a causa. Munidos de pás, chapéus, filtro solar e mudas de  árvores típicas de nossa região, os alunos seguiram para a Escola Municipal Bom Jardim no intuito de plantá-las.

As crianças da Escola participaram de todo o processo, e receberam informações sobre como preservar o meio ambiente.

O cultivo de árvores na Escola Bom Jardim somou um total de 43 mudas que serão cuidadas pelos alunos da escola. Trimestralmente os acadêmicos de Turismo visitarão o local para verificar o desenvolvimento das plantas e  realizar a substituição de mudas, se necessário.

Os acadêmicos também realizaram anteriormente, o plantio de 122 mudas de Ipês na Av.  Bruno Martini. Para o final de novembro serão plantadas mais 300 mudas na mesma avenida.

Início das atividades
Acadêmica Jéssica Roberta
 Mãos a obra!
 Professora Stela e alunas
Crianças da Escola Municipal Bom Jesus
Acadêmica Jéssica
 Profa. Stela, Waldeci e Carmentila

Parabéns professora Stela e IV Turismo!!

Turismo, Meio Ambiente e Responsabilidade Social

Segundo a História, o homem sempre teve o dom de dominar outras espécies, destruindo as que se opõem e usando as que lhe são úteis em seu próprio benefício. Com o passar de milhões de anos, as atitudes humanas começaram a se manifestar no meio ambiente de forma desastrosa, mas não inesperada. Essas atitudes levaram ao extermínio de espécies, poluição de solo, ar e água, aquecimento do planeta e conseqüentemente catástrofes naturais como terremotos, furacões, tsunamis, etc.
Durante as últimas décadas muito tem se falado sobre o meio ambiente, e há uma preocupação generalizada quanto à qualidade de vida em nosso planeta nos anos vindouros. Nações têm-se unido e assinado tratados, resoluções e criado ONGs e leis na tentativa de limitar atitudes que podem levar, inclusive, a destruição de nossa espécie.
Como exemplo de ações que abordam a preservação ambiental, podemos citar a Conferência de Estocolmo, em 1972, onde 113 países participaram do evento que denunciou o impacto devastador que a natureza estava sofrendo e deliberou que o crescimento humano precisaria ser repensado. O evento serviu de alerta para o mundo, e, em decorrência desta conferência, o Brasil foi pressionado pelo Banco Central a criar a Secretaria Especial do Meio Ambiente.
Outro exemplo que merece ser citado foi a Conferência de Tbilisi (1977), um evento intergovernamental que aconteceu na Geórgia e é apontado como um dos principais acontecimentos sobre educação ambiental do planeta. Em parceria com a UNESCO e a PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), esse encontro estabeleceu que, para solucionarmos ou amenizarmos o problema ambiental no mundo, precisamos entrar em um processo educativo do meio ambiente onde o coletivo (toda humanidade) precisa estar envolvido.
Dias fez um comentário simples e objetivo sobre a Conferência de Tbilisi onde menciona que: “a Educação Ambiental deve ser levada a todas as pessoas onde elas estejam” ou seja: a população deve ser alertada sobre os cuidados com desmatamento, poluição de rios, descaso com o lixo e seu impacto no meio ambiente.
Eu tenho escutado falar sobre educação ambiental desde os primeiros anos de escola, mas incoerentemente não pomos em prática as lições que aprendemos. Podemos citar inúmeros atos de imprudência com o meio ambiente e que passam despercebidos pela maioria de nós. Por exemplo, em banheiros de empresas ou faculdades, é comum as pessoas utilizarem várias folhas de papel para secarem as mãos, apesar de serem alertados que apenas 1 ou 2 (dependendo da marca) são suficientes. Muitos não sabem que, para se produzir 1 tonelada de papel são necessárias 2 a 3 toneladas de madeira e que o processo de branqueamento da celulose exige o uso de produtos altamente tóxicos que podem comprometer a saúde humana, a qualidade do solo, da água e dos alimentos.
Outra preocupação é com a água potável. Nosso país possui grandes recursos hídricos, e de toda água existente no planeta, 20% correm pelos rios da região amazônica. Mas a maioria dos rios que compõem as bacias hidrográficas de nosso país passa por cidades e zonas rurais com intensa atividade agropecuária cujos resíduos contaminam as águas.

A educação ambiental surge, também, como uma das ações para minimizar os impactos que podem ser ocasionados pelo turismo.  O meio ambiente é a base do turismo, tanto o meio natural (natureza, clima, temperatura...) quanto o meio físico (construções, atrativos...). Sem medidas sustentáveis, o turismo, junto a indústria, podem gerar impactos negativos ao meio ambiente e a comunidade local. A educação ambiental no turismo deve considerar possíveis choques culturais e o retorno financeiro, além de garantir a conservação do meio visitado.
O turismo é uma atividade econômica que gera emprego e distribui riqueza. Nenhum turista interessa-se por um meio ambiente degradado, ou sai de sua casa para curtir águas poluídas e céu escuro. Nos noticiários, não são raras as notícias de tsunamis que destruíram grandes empreendimentos turísticos em lugares paradisíacos e dizimaram milhares de turistas e da população local. Ou terremotos, que além de ceifar vidas, impossibilita os turistas a voltarem para seus destinos de origem.
Com a educação ambiental, podemos chegar ao turismo sustentável, que é o uso dos recursos naturais de maneira racional, que impulsiona a economia e assegura que as próximas gerações possam conhecer os atrativos com a beleza que conhecemos atualmente. Educação ambiental também é uma questão de ética. Precisamos respeitar o planeta, nossa casa, o espaço coletivo

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dança de Rua no Espaço Cultural


O Espaço Cultural recebeu nesta noite os dançarinos Rafael Alencar (6º Ed. Física matutino), Rainer Braga e Jéssica Silva. O trio contagiou o público do Espaço com acrobacias no ritmo da Dança de Rua.
A Dança de Rua ou Street Dance é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos rápidos e sincronizados. As coreografias requerem simetria e força física das pernas, braços, cabeça e ombros. O espetáculo desta noite rendeu momentos de espanto e admiração.



Em 2012 acontecerá o Concurso de Talentos do Espaço Cultural da FASIPE. Em breve estarei divulgando as regras e o prazo de inscrição. Os interessados podem ir se preparando para este evento que promete sacudir, ainda mais, o Espaço Cultural!


Gostaria de agradecer os acadêmicos do 6º semestre de Jornalismo que têm acompanhado todas as apresentações do Espaço registrando os espetáculos e entrevistando os artistas. Agradeço e parabenizo o Coordenador de Jornalismo, Paulo Schossler, pela colaboração e motivação de seus acadêmicos, em especial o Chiquinho, que faz a abertura das apresentações.

Valeu galerinha!!

Turismo 2011/2014 – o Desafio da Copa do Mundo


Através de pesquisas e dados, o Mtur tem estudado maneiras de consolidar o Turismo. Dentre os maiores desafios do Ministério de Turismo, está o de preparar o cenário brasileiro para a Copa do Mundo de 2014. Para tanto, foi construído o Documento Referencial do Turismo no Brasil 2011-2014. Este documento tem como objetivo apresentar uma avaliação sobre o setor turístico dentro da economia nacional e internacional no intuito de apontar os principais desafios que a iniciativa pública e privada enfrentará para atender a demanda de turistas que virão ao país.
Segundo dados do MTur, estimasse que os desembarques domésticos deverão saltar dos 56 milhões, registrados em 2009, para 73 milhões, em 2014. Projeta também a geração de 2 milhões de empregos formais e informais de 2010 a 2014. A entrada de divisas internacionais deverá crescer 55%, no mesmo período, subindo de R$ 6,3 bilhões para R$ 8,9 bilhões no ano de realização da Copa no Brasil.
O documento foi elaborado por representantes do Ministério de Turismo (MTur), EMBRATUR, Conselho Nacional de Turismo e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e recebeu apoio de Consultores da Fundação Getúlio Vargas. Para os dados, utilizou indicadores do IBGE, Banco Central, Ministério do Trabalho, Infraero entre outros.
O documento já está disponível para download no site do MTur. http://www.turismo.gov.br/turismo/home.html
Estudos como este servem como base para o planejamento e organização do turismo dentro uma cidade, país ou região. O MTur tem buscado identificar desafios do setor para tomar medidas preventivas antecipadamente, evitando, desta forma, maiores incidentes para a economia e a imagem do Brasil no esperado evento.
A busca pelo desenvolvimento e sustentabilidade do Turismo brasileiro não cabe apenas aos órgãos públicos e privados do Turismo. É uma obrigação de cada profissional do setor, desde o frentista de posto de gasolina, ao proprietário de uma grande rede de hotéis, ou a autoridades do Turismo.
Para desenvolver estratégias que fomentem o setor turístico em Sinop, por exemplo, um de nossos primeiros desafios é orientar e conscientizar a população e os prestadores de serviços turísticos sobre a importância do Turismo para o aquecimento da economia local. As acadêmicas do curso de Turismo da FASIPE, visando informar esta classe, elaboraram o INFORMATIVO TURÍSTICO de Sinop, um material informativo, que aponta os atrativos turísticos da cidade, esclarece dúvidas sobre a profissão do Turismólogo e alerta os prestadores de serviços turísticos sobre a contribuição do turista para a geração de emprego e renda.
O projeto é pioneiro, e o material já está disponível em agências de viagens, hotéis e no aeroporto. Os interessados podem, também, conseguir um exemplar na Coordenação de Turismo da FASIPE.

 Cerimonialista do evento: Professora Viviane Dal Berto
 Palestrante: Turismóloga Caroline Conter de São José
 Organizadoras do evento e do projeto: Deisyelen, Keila, Priscila e Juliane
Idealizadoras do projeto!
 Elisangela e Andressa ficaram responsáveis pela recepção
Parabéns, meninas, pelo trabalho exemplar!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Diferença entre Turista, Turismólogo e Guia de Turismo


Olha que bacana este vídeo. Ele esclarece, de forma simples, clara e objetiva, a diferença entre turista, Turismólogo e Guia de Turismo. Infelizmente, muitas pessoas ainda não compreendem que o "Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o Turismo em sua totalidade. Deve estar sempre preparado para trabalhar em qualquer área do Turismo elaborando, planejando e coordenando o setor." ele não acompanha ninguém em viagens, nem realiza trilhas, etc. Estas são funções do Guia de Turismo "o profissional apto a guiar pessoas por roteiros turísticos em excursões regionais, nacionais e internacionais e que informa sobre manifestações culturais, históricas e geográficas da região." O guia de turismo não precisa cursar faculdade de Turismo, apenas curso técnico.

É importante, na nossa profissão, estarmos preparados para sanar este tipo de dúvidas. É nossa função esclarecer diferenças como estas, pois, como vocês sabem, Turismo não é festa e o Turismólogo é um profissional de excelência, capaz de mudar o cenário econômico de uma cidade ou região.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pré Inauguração do Centro de Evangelismo e Missões de Sinop - Turismo Religioso

Aconteceu neste domingo, 6/11, a pré inauguração do Centro de Evangelismo e Missões das Assembléias de Deus de Sinop.
Também conhecido como “Grande Templo” a obra possui 11 mil metros quadrados distribuídos em três pisos. Com capacidade para acomodar aproximadamente 10 mil pessoas sentadas, o Centro de Evangelismo já é considerado uma das arquiteturas mais belas da cidade, sendo apontado por alguns como “Cartão Postal da Sinop”.
 O templo foi oficialmente inaugurado às 9h com o corte da fita na entrada principal. A solenidade de abertura teve a presença de autoridades, pastores de vários Estados e representantes internacionais. Centenas de pessoas acompanharam o primeiro dia de festas, que tem previsão de término no dia 21/11.
Segundo estimativas da igreja, as Assembléias de Deus de Sinop possuem atualmente cerca de 7 mil fiéis. Em períodos de festas e comemorações, a igreja recepciona milhares de pessoas da região e país, fomentando o Turismo Religioso da cidade, que movimenta a economia. Em nível nacional, este número é ainda mai significativo, chegando a somar 30 milhões de fiéis, tornando as Assembléias de Deus a maior denominação evangélica do país.
Com um fluxo de visitantes tão significativo, é um privilégio para a cidade de Sinop ter um edifício tão bem estruturado para recepcionar esta importante demanda que viaja motivada, principalmente, pela fé.