quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Selo de Qualidade no Turismo Brasileiro

Mais uma lei promete repercutir efeitos no turismo nacional. Trata-se da Lei 11637/07, que dispõe sobre a criação do Selo de Qualidade no Turismo. A certificação é para hotéis, agências de viagens, transportadores turísticos, entre outros segmentos do setor. 

A implantação do selo é uma iniciativa do MTur em parceria com o INMETRO  e tem como objetivo melhorar a imagem e a qualidade dos serviços e produtos turísticos brasileiros. A norma foi elaborada após estudos de processos de certificações em países como a Suíça, Chile, França, Alemanha, Espanha e Nova Zelândia, que já possuem Selo de Qualidade no Turismo.

Na França, mais de 2500 estabelecimentos independentes já conseguiram o Selo Francês de Qualidade, e na Suíça cerca de 3000 empresas definem e mantém um nível de qualidade de serviços diferenciados por 3 categorias: qualidade de serviços, qualidade de liderança e sistema gestão de qualidade.

No Brasil o selo será fornecido em toda cadeia de atividades do turismo, inclusive para os organizadores de eventos. A estimativa é que no segundo semestre de 2012 os primeiros selos de qualidade comecem a ser entregues. Segundo o diretor do MTur, Ricardo Moesche, a adesão ao selo é voluntária. (De acordo com a Lei do Turismo, a única obrigatoriedade dos segmentos turísticos é do cadastramento no sistema Cadastur)

A busca pela qualidade no Brasil contribui para alcançar os padrões de excelência verificados nos países líderes do turismo. Para competirmos com o mercado mundial precisamos melhorar nossos padrões de qualidade e neste processo todos os prestadores de serviços devem estar engajados. Somos responsáveis, individualmente, pela qualidade da estadia do turista no nosso país. 

Selo de Qualidade do Turismo Francês


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Turismo – Gestão e Profissionalismo

“O Brasil tem um potencial turístico muito mais importante que o de países europeus que atualmente lideram o setor.” (Luiz Inácio Lula da Silva)

O Brasil é o principal destino do mercado turístico internacional da América do Sul, e recebe cerca de 6 milhões de turistas por ano. A França é um dos destinos mais visitados do mundo, atraindo cerca de 82 milhões de turistas por ano.

O Brasil ocupa uma área territorial de 8.514.876 km², e é o quinto país mais extenso do mundo. A França ocupa uma área territorial de 550 mil km².

Algumas características que tornam o Brasil um país com potencial turístico, ou seja, um país capaz de atrair visitante: Os animais da Amazônia e a biodiversidade de plantas, principalmente medicinais; o litoral do Nordeste, Rio de Janeiro e Santa Catarina, com praias inigualáveis; o Pantanal matogrossense e sul matogrossense; a arquitetura de cidades como Brasilia; o turismo histórico de Minas Gerais, a riqueza cultural, a gastronomia diversificada, o calor humano...

As potencialidades turísticas da França baseiam-se, principalmente, na variedade climática e patrimônios históricos.

Analisando as informações acima, lanço a questão: O que a França tem que o Brasil não tem?

A França não possui a matéria prima que possuímos mas possui profissionalismo e gestão, e, por isso, lidera a lista de destinos mais requisitados por turistas.


Investimentos em equipamentos hoteleiros, em transportes ou na divulgação da cultura não bastam se não houver profissionais qualificados para atender o turista e organizar o setor. O Brasil precisa alargar os passos, precisa ser explorado de maneira inteligente, rentável, sustentável. O objetivo deste texto é mostrar a você, turismólogo, que o Turismo poderá crescer muito mais em nosso país quando passarmos a agir em prol de mudanças significativas. Desenvolver projetos de educação ambiental e conscientizar a população sobre o que realmente é o Turismo pode ser o primeiro passo.

Precisamos arregaçar as mangas e provar o merecimento da regulamentação de nossa profissão. Sem atitudes, cairemos no esquecimento.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

2011 – Ano Recorde de Gastos do Turista Estrangeiro no Brasil

Segundo o Estudo de Demanda do Turismo Internacional de Turistas no Brasil, os turistas estrangeiros deixaram no país U$ 6,1 bilhões no ano de 2011 (de janeiro a novembro) apontando um crescimento de 14,9% em relação a 2010. Este é o melhor resultado dos últimos anos.
Uma pesquisa realizada pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – também divulga que turistas estrangeiros que vieram ao Brasil a negócios no ano de 2010, deixaram no país cerca de US$ 120 por dia. Em segundo lugar ficou o grupo de turistas que viajaram motivados por lazer, que deixaram no país uma média de US$ 70,53 por dia.
A pesquisa da FIBE ainda revela que as viagens internacionais motivadas pelo lazer correspondem a 46,1% das receitas geradas para o país, e as viagens de negócios (eventos, convenções, etc.) somam 23,3%. Estes dados comprovam que, apesar de o fluxo de turistas estrangeiros que viajam a lazer ser muito maior que o de turistas que viajam a negócios, é o segundo que mais gasta no país.
Os outros 36,6% de turistas estrangeiros visitaram o Brasil em 2010 por motivos de estudos, tratamentos de saúde, visita a parentes e amigos, entre outros.
O Turismo brasileiro está em ótima fase, várias pesquisas indicam retornos positivos e crescimento do setor. Isso comprova que reformas econômicas que vem ocorrendo tem dado ao país a capacidade de se reposicionar internacionalmente.

Senado aprova regulamentação da profissão de Turismólogo

Aprovação do Senado segue agora para sanção presidencial
21/12/2011

Foi aprovado nesta quarta-feira (21), no plenário do Senado Federal, o Projeto de Lei que regulamenta a profissão de turismólogo. Entre as vantagens do reconhecimento apontadas pelos profissionais do setor estão as possibilidades de se buscar melhorias no currículo do curso, junto ao Ministério da Educação; de realizar concursos públicos voltados à carreira específica; de alinhar políticas públicas voltadas ao setor de turismo. O PL agora segue para sanção presidencial.

A presidente da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTur), Tânia Omena, ressalta o apoio direto do ministro do Turismo, Gastão Vieira, à causa: “O ministro Gastão Vieira se envolveu pessoalmente em nossa questão e abraçou nosso pedido. Só temos a agradecer e dizer que vamos retribuir, trabalhando para um turismo melhor”.

O projeto estabelece que a profissão de turismólogo será exercida por pessoas diplomadas em curso superior de Turismo ou Hotelaria, no Brasil, ou em cursos superiores equivalentes frequentados no exterior. Permite, ainda - aos que exerceram a profissão ininterruptamente nos últimos cinco anos - que esses possam continuar a trabalhar. E determina que o exercício da profissão requer registro em órgão federal competente.

Contudo, uma emenda deixa de caracterizar como específicas do turismólogo as atividades arroladas na proposição, levando em conta que algumas delas podem ser exercidas por profissionais com outras qualificações. Tais como desenvolver e comercializar novos produtos turísticos; planejar, organizar, controlar, implantar, gerir e operacionalizar empresas turísticas de todas as esferas;  ou "lecionar em estabelecimento de ensino técnico ou superior".
ASCOM

Mais informações,

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055

Informação retirada do site do MTur: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20111221-4.html

O Turismo Brasileiro agradece!!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Agente de Viagens X Internet


Por conta das facilidades oferecidas pela Internet, muitas pessoas passaram a adquirir serviços turísticos sem o auxilio do agente de viagens (compra de bilhetes aéreos, pacotes, reservas de hotéis, locação de veículos, Cruzeiros etc.). A Internet facilita, e muito, a vida do turista e é um importante veículo de divulgação de destinos. Com um click é possível pesquisar locais de todo o globo, aprender sobre a cultura, ver os atrativos, verificar as melhores datas para viagem. Na Era da Internet, boa parte da população deixou de comprar pacotes e outros serviços através de agências de viagens, por imaginar que o serviço gera gastos extras e desnecessários.

De maneira muito simples, vou citar algumas vantagens de se utilizar os serviços do agente de viagens ao invés de realizar a compra diretamente do site:

 Quando o cliente decide fechar o seu pacote ou reserva através de uma agência de viagens e Turismo, ele será atendido por um profissional capacitado que lhe prestará atendimento ágil e preciso.

 O agente de viagem, baseando-se no perfil do turista, em suas necessidades e em um limite de orçamento, orientará o cliente sobre as melhores opções em destino, datas, preços, passeios, vestuários e refeições, buscando atender todas as expectativas esperadas. 

Os agentes de viagens têm acesso a sistemas com informações atualizadas e melhores tarifas sobre bilhetes aéreos, hotéis, entre outros, o que gera economia na hora de fechar a sua viagem. O cliente não paga o serviço do agente. As taxas ou comissões são repassadas ao agente de viagens pelas empresas fornecedoras (companhias aéreas, hotéis...) sem custo adicional ao turista.

Caso ocorram problemas durante a viagem (com a reserva do hotel, câmbio, etc.), o agente é capacitado para dar suporte ao turista, por 24 horas.

Ao programar sua viagem com o agente de turismo, o turista pode optar pelo pacote personalizado. Em sites de operadoras, o turista encontra pacotes formatados (que já estão prontos). O pacote personalizado é feito com o agente, no momento da solicitação do cliente e de acordo com o interesse e orçamento do mesmo. No pacote personalizado, o cliente não é surpreendido pelo conhecido sistema “tudo incluso”, pois tudo o que está incluído ao pacote é discriminado para o cliente no recibo da compra.

A programação de viagem com agente também tem a vantagem da segurança. Em compras pela Internet, principalmente pela primeira vez, o turista corre o risco de confundir horários de vôos, disponibilidade de hotéis ou optar por um passeio que pode ser “uma furada”. Em uma agência de viagens, a responsabilidade de verificar se todo o procedimento está correto é do agente. Em caso de necessidade de reembolso ou remarcação, alteração, o serviço do agente também evita o desgaste do turista passar horas tentando solucionar o problema por telefone.

As companhias aéreas estão sujeitas a mudanças de horários de vôos, quando o turista compra a passagem pela Internet, geralmente só fica ciente do inconveniente quando já está no balcão do check-in. Ao optar pela compra através da agência, o agente o orienta com antecedência.

Vale destacar que Sinop conta com os serviços de várias agências de viagens, com equipe de profissionais preparados para proporcionar uma viagem segura e agradável. Ao programar suas férias, verifique o que é mais compensador: a facilidade da Internet ou a comodidade e segurança do agente de viagens.

Copa 2014 – Como nos preparar para o grande evento

O Brasil é o maior país em extensão da América do Sul, o terceiro das Américas e o quinto do mundo. Anfitrião da Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016, o Turismo brasileiro tem demonstrado um momento de admirável expansão. Para eventos como este, hotéis e rotas aéreas suficientes para atender os milhões de turistas deverão ser providenciados ou melhorados. Além de qualidade na rede hoteleira e aeroportos, o país deve promover a integração dos turistas. É preciso planejar como este público será atendido com transportes, gastronomia e lazer. Para isto, é necessário qualificar e ampliar o relacionamento entre prestadores de serviços turísticos e visitantes.

Para auxiliar e preparar os Prestadores, o Ministério do Turismo criou o CADASTUR, um sistema de cadastro gratuito para os profissionais e empresas do setor que tem como objetivo promover o ordenamento, a formalização e a legislação dos prestadores de serviços do turismo no Brasil¹.

Através do website http://www.cadastur.turismo.gov.br o turista tem acesso a informações sobre os profissionais e empresas cadastradas. As vantagens oferecidas são o aumento de oportunidades do prestador de serviços, que poderá mencionar seu empreendimento e expor os seus serviços em campanhas promocionais do MTur e da EMBRATUR.

Motivado pela Copa 2014, o MTur oferece cursos de inglês e espanhol – projeto “Olá! Turista” – a profissionais de todas as áreas do Turismo. Para participar, basta estar cadastrado no CADASTUR (empreendimentos turísticos, sindicatos de taxistas, recepcionista, guias, agentes, etc.). Os interessados podem se inscrever no site www.turismo.gov.br
 
Outro projeto criado pensando na qualificação para a Copa é o programa “O Sucesso do Brasil na Copa Está em Nossas Mãos”. Com cursos presenciais, a metodologia consiste em conteúdos voltados para prestação de serviços diferenciados ao turista. O programa é voltado para motoristas, camareiras, garçons, recepcionistas, enfim, aos profissionais que trabalham em contato direto  com o turista. 

A ABLA – Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis – também tem se preocupado com o atendimento ao público no grande evento. Como estratégia, oferece cursos de Gestão Administrativa e Financeira, Gestão de Mercado e Marketing e de Qualidade em Atendimento Operacional. É voltado para profissionais do setor de locação de automóveis, e os interessados devem responder à pesquisa de mapeamento das ocupações e competências das locadoras de automóveis nos websites: www.abla.com.br e www.turismo.gov.br
 
Os interessados em mais informações podem tirar suas dúvidas no telefone 0800 606 8484 ou nos websites www.cadastur.com.br e www.empresaformalturismolegal.com.br
 


¹ Cartilha do Cadastur pg. 7

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Parque Florestal de Sinop – Oportunizando o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turística


Em meio a construções, ruas e avenidas, áreas verdes fazem a cidade respirar. 

Em Sinop, temos o Parque Florestal, uma área de conservação ambiental que foi criada em 1989 na intenção de proporcionar qualidade de vida à população. O local é público, com mata nativa que apresenta grande diversidade de flora e fauna regionais.

Entre seus atrativos estão peixes como o tucunaré, tambaqui, piau, traíra, cará entre outros. O gorjear de pássaros como araras e papagaios alegram o ambiente e é o som característico do Parque. Também podem ser observados na área macacos como o prego, aranha e sagüi. Nas trilhas os turistas podem surpreender ou ser surpreendidos por animais como capivara, cotias, tatus, tracajás da Amazônia, cágados entre outras espécies.

Dos 106 hectares de floresta nativa o público pode visitar uma área de 46,56 hectares, e o lago de 30.00 m² com nascente dentro da reserva.  Atualmente não é permitido entrar no lago para não perturbar os peixes e tartarugas. 

O Parque Florestal de Sinop recebe milhares de visitantes todos os meses, atraídos pela natureza e oportunidade de relaxar, fazer amizades, tirar fotos, namorar... O Parque também possui praia, quadras de areia, campo de futebol, salão de festas e trilhas e está aberto para visitações das 08 às 17 horas de terça a domingo. 


Foto Fonte: mt24horas.com.br     


Foto de Ademir Jr. /sinop.mt.gov.br   


Campo de Futebol Parque Florestal Fonte: mochileiros.tur.br
Foto - Fonte: Turismólogo H. Miller Leite

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Resolução nº 207 da Anac

A  resolução nº 207, de 22 de novembro de 2011, da Anac,  trata dos procedimentos de inspeção de segurança da aviação civil e orienta sobre outras providências de inspeção dos passageiros e suas bagagens de mão, prevenindo que armas, explosivos, artefatos, agentes químicos, biológicos, radioativos, nucleares ou substâncias e materiais proibidos entrem, sem autorização, nas áreas restritas de segurança ou a bordo de aeronave.

Os passageiros não poderão transportar para as áreas restritas de segurança nem para a cabine de uma aeronave os seguintes artigos:

Pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que disparem projéteis — dispositivos que podem ou aparentam poder ser utilizados para causar ferimentos graves através do disparo de um projétil.

Dispositivos neutralizantes — dispositivos destinados especificamente a atordoar ou a imobilizar.

Objetos pontiagudos ou cortantes — objetos que, devido à sua ponta afiada ou às suas arestas cortantes, podem ser utilizados para causar ferimentos graves.

Ferramentas de trabalho — ferramentas que podem ser utilizadas para causar ferimentos graves ou para ameaçar a segurança da aeronave.

Instrumentos contundentes — objetos que podem causar ferimentos graves se utilizados para agredir alguém fisicamente.

Substâncias e dispositivos explosivos ou incendiários — materiais e dispositivos explosivos ou incendiários que podem ou aparentam poder ser utilizados para causar ferimentos graves ou para ameaçar a segurança da aeronave.

Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos — substâncias capazes de ameaçar a saúde das pessoas a bordo da aeronave ou a segurança da própria aeronave.

Itens tolerados:
1) saca-rolhas;
2) canetas, lápis e lapiseiras, com comprimento inferior a 15 cm;
3) isqueiros com gás ou fluido com comprimento inferior a 8 cm, na quantidade máxima de um por pessoa;
4) fósforos, em embalagem com capacidade não superior a 40 palitos, na quantidade máxima de uma caixa por pessoa;
5) bengalas;
6) raquetes de tênis;
7) guarda chuvas; e
8) martelo pequeno para uso em exames médicos;

Itens proibidos para voos sob elevado nível de ameaça — itens permitidos ou itens tolerados que são proibidos no caso de elevação do nível de ameaça da segurança da aviação civil:
1) qualquer instrumento de corte;
2) saca-rolhas;
3) bengalas;
4) raquetes de tênis;
5) qualquer isqueiro;
6) fósforos, em qualquer quantidade ou apresentação; e
7) aerossóis

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Visita Técnica: Análise da estrutura física e operacional dos Hotéis: Ucayalli E Chalé do Italiano na cidade de Sinop-MT.

Com o objetivo de conhecer a estrutura física e os procedimentos de operação dos Hotéis Ucayalli e Chalé do Italiano na cidade de Sinop, os acadêmicos do 2º e 4º Turismo realizaram uma visita técnica no mês de setembro nas empresas hoteleiras.

Como citado em postagens anteriores, visitas técnicas são uma importante ferramenta de ensino, onde o professor pode apresentar ao aluno a vivência prática do Turismo perante a teoria que ele aprende em sala de aula. A prática do Turismo deve sempre estar pautada na teoria e no estudo da ciência do Turismo.   

A visita  técnica   teve a  duração de 4 h. Neste período os alunos visitaram todos os setores das empresas e tiveram a oportunidade de  presenciar as operações efetuadas pelos funcionários dos respectivos hotéis e questioná-los sobre os procedimentos rotineiros.

Após a visita, foi redigido um relatório de observação, no qual foi checado se tais informações condiziam com a teoria estudada em sala de aula.



 Hotel Italian Palace

Hotel Ucayalli

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Turismo e Cultura

O Turismólogo precisa se preocupar com a maneira como o turismo é explorado. Para que o turismo se desenvolva de maneira correta, o ambiente natural da cidade, país ou região que recebem turistas deve ser preservado, assim como a cultura da comunidade local.
Paul Bowles, escritor norte-americano, afirma que: “Daqui a cem anos, não valerá mais a pena viajar, pois o mundo está ficando cada vez mais uniforme." Esta é uma afirmação triste, pois prevê um futuro carente de identidade cultural, onde o modo de vida do ser humano será tão semelhante a ponto de perdermos a motivação por viajar. A globalização e tecnologias como Internet e facilidades de transportes modernos tem possibilitado a integração entre os povos e, graças a estes fatores, praticamente qualquer pessoa pode explorar os lugares e culturas de todo o Globo.
Como futuro profissional do Turismo, o acadêmico deve adquirir conhecimento sobre história e cultura e trabalhar de forma a minimizar choques culturais. O turista precisa adaptar-se aos costumes do local visitado, e não o contrário. Durante o curso, vários são os trabalhos e projetos que envolvem o tema. Este ano os acadêmicos do 2º Turismo apresentaram trabalhos onde dissertaram sobre os costumes de alguns povos e sua gastronomia. Os trabalhos agradaram os olhos e o paladar. Abaixo seguem algumas fotos de atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula.
Cultura Japonesa
Degustação dos pratos apresentados.
Grupo: Suelen, Thiago, Renan, Renata e Katlhen
Cultura Nordestina. Grupo: Hérica, Silver, Rogério, Eduardo, Juliano, Alessandro
Degustação dos pratos apresentados.

Gastronomia Mineira
 Cultura Árabe
 Acadêmica Renata em demonstração de dança 
 Parabéns, galerinha!!
 Fernanda, Renata, Cleusa, Karol e Carol... Parabéns, queridas
Gastronomia Árabe

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Visita Técnica Turismo – Análise de Qualidade no Processo de Industrialização dos Produtos Fabricados Pela Empresa Carpello.

A Carpello Indústria e Comércio de Alimentos Ltda é uma empresa genuinamente matogrossense que está instalada em Sinop e vem se destacando pela qualidade e diversidade de seus produtos.

Fundada em 2002, de início a empresa prestava serviços de empacotamento e envasamento de cereais, em 2003 foi reestruturada e se especializou no ramo de alimentos em conservas como palmitos, pepinos, tomate seco, azeitonas, picles, etc. A linha Carpello também trabalha com empacotamento de polpas de frutas e se destaca pelo sabor dos alimentos regionais que têm levado o gostinho matogrossense para todo o país.

Os alunos do 4º semestre de Turismo da Fasipe, supervisionados pela professora Sandra Sotolani, visitaram a empresa no dia 11/11/2011, com o objetivo de verificar os padrões de qualidade dos produtos e analisar os serviços oferecidos pelo segmento alimentício.

A visita teve a duração de 3 horas. Os acadêmicos acompanharam o processo de industrialização dos produtos, examinaram o interior e exterior da empresa e entrevistaram o representante do empreendimento, questionando-o sobre o sistema de qualidade empregado.




                                                



sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Visita Técnica no Centro de Eventos Vale do Sol

 No dia 15 de novembro de 2011 a turma do 6º semestre de Turismo da Fasipe, sob a supervisão da professora Sandra Sotolani, realizou uma visita técnica no Centro de Eventos Vale do Sol com o objetivo de analisar o empreendimento turístico em todos os seus aspectos.
A visitação teve duração de 5 horas e os alunos puderam observar a infraestrutura do local, higienização, segurança e facilitações de acesso e acessibilidade. Segundo a proprietária do local, a turismóloga Maria Aparecida, a empresa mudou a segmentação de Balneário para Centro de Eventos Vale do Sol, e está preparada para atender eventos como casamentos, aniversários, formaturas, coquetéis entre outros.
Localizado no município de Sinop, no bairro Alto da Glória - Estrada Ângela   e a 25km de Sinop, a chácara Vale do Sol proporciona uma área com salão aberto 280m² com cozinha anexa, quiosque, cachoeira artificial, piscina com água natural, 03 toboáguas, quadra de vôlei de areia, gramado para futebol, área para camping e caminhada e apartamentos.
Na análise feita pelas acadêmicas foram apontados dados positivos e negativos do empreendimento. No relatório as alunas afirmam que “o atendimento do local é acolhedor, deixando o visitante à vontade e satisfeito. A refeição servida é preparada na hora, com todas as medidas de higienização, é apresentável e saborosa. O Centro de Eventos Vale do Sol tem boa infraestrutura, é bem conservado e possui um bonito jardim. O estacionamento é amplo, e este ano foi feito reflorestamento na margem da represa. O local é muito limpo e agradável e há música ambiente até mesmo nos locais mais distantes, como a piscina artificial.”
            Durante a visita a professora Sandra e acadêmicas discutiram sobre o turismo em Sinop e como as mudanças no setor (inauguração do Centro de Eventos Dante de Oliveira e de bares como o Pasô, e restaurante Josefina, entre outros) tem oportunizado melhorias no atendimento e conforto do turista e da população sinopense.
 Entrevista com a proprietária da empresa turística, a turismóloga Maria Aparecida Gobarto
 Profa. Sandra e acadêmicas do 6º Turismo











Parabéns, professora e alunas