quarta-feira, 16 de maio de 2012

Turismo Marroquino


A atividade turística se espalha pelo mundo todo transformando todos os tipos de lugares em belas e apreciadas paisagens, mobilizando o Turismo e incrementando a economia dos locais que buscam atender estes visitantes. Segundo o site da Associação de Amizade e Cooperação Brasil Marrocos “O governo marroquino é ciente do potencial do turismo para o desenvolvimento do país, tem investido no segmento pretendendo atrair 10 milhões de visitantes ao longo de 2010”.

O Marrocos é um país eclético em suas atividades turísticas, mostra sua história através de seus cenários antigos e possui em sua estrutura grande influência da crença islâmica, religião predominante no país. Possibilitando assim, que o viajante desfrute das mais variadas formas de conhecer e participar da cultura marroquina, seja pela dança, pela gastronomia ou pela religião, onde de algum modo poderão apreciar os costumes mais comuns existentes neste país.

Desta forma, os países utilizam sua cultura, sua gastronomia, suas belezas naturais e modificadas, entre outras atividades que se empregam para atrair turistas, proporcionando o aquecimento da economia e a geração de emprego para a comunidade local.

O Marrocos aparentemente pode ser mencionado como um país pobre, mas por ser uma região com extremo potencial na extração de um íon encontrado nos depósitos de rochas sedimentares, possibilita ao local ser uma referência em negócios e no domínio dessa riqueza. Além da área desértica encontrada no país e das outras inúmeras atividades que podem ser destacadas ao longo da localidade, fazendo com que o país se torne referencia em economia e Turismo no mundo todo.

A Revista Turismo afirma que: “Apesar da pobreza superficial, aparência comum nas ruas de qualquer país árabe, o Marrocos é um país potencialmente rico. Suas terras ocultam 75% das reservas mundiais de fosfato, daí tanta briga por apenas uma faixa de areia... O Marrocos é o maior exportador do mundo do valioso produto, mas possui ainda uma fértil agricultura em campos irrigados por todo o interior do país, além das estáveis indústrias do turismo e da pesca”.

Desta forma, o desenvolvimento e o avanço do país marroquino não se torna nenhuma novidade diante das informações destacadas, pois o país proporciona a seus moradores e visitantes a valorização da crença, a importância da economia baseada nas riquezas existentes na região e as diversas formas de aproveitar as oportunidades que surgem para melhorarem a qualidade de vida e fomentar a economia local.

O site http://costumesdomarrocos.blogspot.com.br/ cita alguns dos principais costumes existentes no Marrocos.

O casamento no Marrocos é algo incomum a sociedade em que vivemos: o homem pode ter quatro esposas, possuem uma tradição na escolha dos casais sendo escolhidos pelos pais, ou os tios, podendo acontecer dos noivos só se conhecerem no dia do casamento. A cerimônia não é feita com os noivos juntos, é como se fosse um voto de confiança com o responsável pela noiva. Na primeira noite como marido e mulher, ao amanhecer o marido tem de provar a virgindade da mulher, caso isso não aconteça, a mulher é condenada a levar 100 chibatadas como traição.




A dança do ventre é a dança específica do Marrocos, é dançada nas festas e nas casas. É comum a saia ser longa e utilizarem de véus de seda. É uma dança alegre e sedutora.

As vestimentas no Marrocos têm uma característica específica: são vestidos longos, porque se usarem vestidos curtos elas são consideradas mulheres espetaculosas, e também é considerado um pecado (Haram). Muitas delas usam a famosa burca.




A presença dos tecidos nas casas é muito comum, eles utilizam exatamente como decoração, pendurados, no teto das casas e também são utilizados como formatos das aberturas nas casas nas portas ou em aberturas.




 A carne de carneiro é a mais consumida. Também é muito consumido o quibe crú. Eles se utilizam de pão como se fosse talheres, comendo com a mão, só que não é diretamente na comida. Utilizam uma mesa bem mais baixa, que fica a baixo da altura da cadeira. Também, tem as bebidas, o chá é consumido em todas as refeições e depois das refeições eles também tomam o chá.

O Marrocos tem uma única e exclusiva religião: a religião muçulmana. É uma religião extremamente rigorosa, onde é seguido o Alcorão, tendo muito respeito, ex.: não comer carne de porco, ter cinco rezas ao dia, usar o véu e uma roupa longa, ajoelhar-se em frente a mesquita, etc.



As pulseiras tem uma característica muito forte. Valoriza-se muito a utilização do ouro.

As tradições mantidas mostram a importância da cultura para as civilizações e passagem dela através das gerações. Assim sendo, o Turismo se torna, além de um incrementador da economia mundial, um meio divulgador das culturas e dos povos existentes, para que seja adquirido conhecimento e a valorização da diversidade cultural através do seu consumo sustentável, motivador e inovador.

Acadêmica: Juliane Apª. Rossetto Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário