segunda-feira, 30 de abril de 2012

O estilo off Road


Viajar no estilo off Road (fora de estrada) significa passear por ambientes naturais pouco freqüentados. O automóvel preferido pelos admiradores deste tipo de prática é o Troller, um jipe que é produto de uma empresa genuinamente brasileira, a Troller Veículos Especiais S/A, criada em 1995 em Horizonte, no Ceará.  
O nome Troller, é uma derivação da palavra “troll”, um gnomo das lendas escandinavas que, segundo a lenda, conhece todas as trilhas escondidas da floresta e protege as pessoas que andam por elas. A referência evoca a semelhança do veículo com o personagem mítico pela reconhecida credibilidade do jipe em terrenos difíceis.
Apreciar a natureza é um dos principais motivadores dos praticantes de off Road, portanto, é importante que o jipeiro tenha consciência ecológica.

 Durante o percurso, garrafas, papéis, plásticos e alimentos, devem ser guardados dentro do veículo. Sempre que se aventurar por uma trilha, o esportista deve pedir autorização do proprietário ou verificar se não se trata de uma área de conservação ou proteção ambiental. O pneu do tipo trator também prejudica muito os terrenos, provocando erosão em trilhas. O jipeiro precisa ter controle de ruídos, gases e poeira provocados pelo veiculo e procurar não afugentar animais selvagens ou provocar alterações na rotina da comunidade. 

Hoje os organizadores de rallys, enduros e outros passeios semelhantes têm o cuidado de incluir arrecadação de alimentos para populações carentes e campanhas ecológicas nas competições, no intuito de conscientizar e evitar agressões ao meio ambiente. Quem não cumpre os requisitos pode perder pontos.

O esporte off Road gera renda e contribui para o desenvolvimento econômico dos destinos que adotam a técnica, mas é importante que os praticantes compreendam que o stress não pode ser descontado no meio ambiente. 


Fórmula Indy movimenta o turismo em São Paulo


Neste domingo (29), o Anhembi Parque foi palco da São Paulo Indy 300, um importante evento de automobilismo que recebe milhares de turistas todos os anos. Em 2011, o evento contou com um público de 40 mil pessoas*.

O Observatório do Turismo realizou ontem novas medições, através de 20 mil pesquisadores, com o propósito de colher informações do público do evento para detectar o perfil dos turistas, avaliações do evento e da cidade, além de descobrir qual a relação do entrevistado com o esporte automobilístico. O resultado da pesquisa 2012 será divulgado no mês de maio.

Este ano é esperado um recorde de turistas no evento, principalmente com a vinda de Rubinho Barichello para a Indy. 


* Dados do Observatório do Turismo -  Núcleo de pesquisas da SPTuris.

Surf - Segmento desperta o interesse do MTur


O MTur promove divulgação de destinos de praia indicados por surfistas. A partir deste mês, as redes sociais do Ministério do Turismo apresentarão dicas e roteiros, no propósito de informar os internautas sobre as melhores praias e as melhores ondas do país.

Entre as praias escolhidas pelos surfistas estão a praia de Maracaipe, em Porto de Galinhas (PE) além das praias de Saquarema (RJ), Guarujá (SP) e a praia de Itacoatiara, em Niterói, entre outras. A praia de Fernando de Noronha já é apontada como o melhor lugar do Brasil para prática do bodyboard. 

A proposta do MTur é oferecer informações para  auxiliar os interessados em turismo de surf no planejamento de suas viagens. O MTur está aberto para indicações de todas as pessoas que conhecem destinos de praia e que queiram acrescentar dicas e materiais.


Horário de atendimento nos aeroportos no Feriado


sábado, 28 de abril de 2012

Momento interdisciplinar: “TURISMO X JORNALISMO”


Na última quarta-feira (25) os cursos de Turismo e Jornalismo da FASIPE, promoveram um momento de interdisciplinaridade em sala de aula. Os alunos do 5º semestre de Turismo estão organizando, dentro da disciplina de Tópicos Especiais, o evento “O NEGRO” e foram até a sala do 5º semestre de Jornalismo, na aula de Assessoria de Imprensa, para receberem orientações de comportamento durante uma entrevista.

O resultado foi espetacular, os alunos de ambos os cursos trocaram informações e geraram novos conhecimentos. As professoras Daniele Vendrame e Simone Medeiros promoveram esta parceria que deu certo, e vai continuar.

Autor: Paulo Roberto Schossler - Assessor de Marketing

FAMEDE – Faculdade Aberta da Melhor Idade


 A Faculdade Aberta da Melhor Idade da FASIPE, lançada este ano, teve sua primeira aula inaugural na Câmara Municipal de Sinop, nesta quarta (24). O público alvo são pessoas com mais de 50 anos, aos quais a FAMEDE oferece um local de troca de conhecimentos e o despertar por uma melhor qualidade de vida.

A iniciativa da FASIPE firma um compromisso da IES com a comunidade. Nesta quinta-feira (25), os alunos tiveram a primeira aula em sala, com resgate histórico do jornalismo brasileiro.

As aulas da FAMEDE serão realizadas na FASIPE todas as terças e quintas, das 13h30 às 17h30. A carga horária do projeto é de 80 horas e é totalmente gratuito.


Mais informações, no site da FASIPE: http://www.fasipe.com.br



sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cuiabá se prepara para a Copa


Devido grande correria para o megaevento de 2014, Cuiabá está enfrentando um período escasso de tempo para grandes obras e construções.

As obras de infraestrutura da copa de 2014 ainda nem começaram, mas já causam preocupação de inúmeras pessoas em Cuiabá e Várzea Grande. Dentre nervosismo e otimismo, está o arquiteto e urbanista José Antônio Lemos. Em 1973, ele e alguns colegas de trabalho, encabeçaram um grupo técnico que promoveu a maior transformação em Mato Grosso nas últimas décadas: a criação do Centro Político Administrativo em Cuiabá.

Na época o ex-governador José Fragelli pretendia terminar o mandato com as obras concluídas. Mas mesmo assim, não existia a pressão de um prazo estipulado de término, como o evento de 2014. Lemos afirma que, olhando para traz, é impossível conceber Cuiabá sem a Avenida do CPA. E o mesmo acontecerá com as obres que estão por vir. Ele lembra que cada obra tem sua peculiaridade, e irá atender as necessidades da copa do mundo, ainda que não se construa tudo que esta se planejando, sem a vinda da copa não sairia nem o começo dessas melhorias.

Das mais de 100 obras previstas para a copa, apenas dez estão em andamento. Mesmo assim, o governo tem um discurso otimista e garante um verdadeiro canteiro de obras a começar no próximo mês. As principais intervenções são aquelas que envolvem trincheiras como a que será construída entra a Rodovia Mario Andreazza e a Avenida Miguel Sutil, que faz parte dos investimentos R$ 5,2 milhões do Estado além das três trincheiras que estão no pacote do departamento nacional de infraestrutura de transportes (Dnit). Outra obra importante é a adequação da capacidade e melhoria da segurança viária da travessia urbana de Cuiabá e Várzea Grande, sub trecho da avenida Miguel Sutil até o centro de eventos do Pantanal.

No fim do mês de fevereiro, o tribunal de contas de Mato Grosso homologou uma medida cautelar que suspendeu o lote 02 na concorrência nº 01/2011, realizada pela secretaria Extraordinária da copa do mundo FIFA 2014 (SECOPA), para contratação de empresa de engenharia que fará a execução das obras. O edital foi republicado para 9 de abril, e se tudo correr bem as obras começam no inicio de Junho.

A preparação começa. Uma reprogramação para desafogar o trânsito para o início das obras, já foi feito, porém ainda assim as datas são longas e os processos muito lentos. A prefeitura também já está se mobilizando para algumas implantações de controle, como câmeras que serão distribuídas por toda cidade. O DETRAN se responsabilizou por sinalizar toda a cidade com a ordenação das vias de acesso para veículos de carga, embarque e desembarque, este serviço só não foi executado ainda por falta de verba, pois ira custar 160 mil. A federação  do comércio de bens, serviços e turismo do Estado de Mato Grosso e mais 20 entidades criaram um comitê de apóia a Copa, para auxiliar e acompanhar as obras.

Devido a previsão do inicio das obras, comerciantes e a população já tendem a se habituar a mudanças de trajeto, pois logo terão seus caminhos comprometidos. A obra ais adiantada até agora é a Arena Pantanal, sua obre chegou a 43% da execução neste mês. A FIFA visitou o local, e garantiu a normalidade no cronograma. Outras obras relacionadas ao estádio, são aquelas de construção dos três Centros Oficiais de Treinamento, (COTs), Morada da Serra e UFMT, em Cuiabá e na Barra do Pari, em Várzea Grande. O COT de Várzea terá capacidade para 5 mil torcedores e será também o estádio da cidade industrial.

Segundo o doutor Luiz Miguel de Miranda as construções como: os o estádio os COTs, e as praças são as que menos preocupam no momento, porque envolve pouca logística e mobilidade. Para ele a maior preocupação é o VLT (veículo leve sobre trilhos), que ainda não tem prazo para iniciação da obra. O tempo previsto para execução é dois anos. Sendo assim é provável que o veículo que era pra servir de solução para o transito, nem esteja pronto até a copa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

Marcelo Oliveira e Silva, secretário-adjunto de infraestrutura da SECOPA, afirma que é natural acontecerem contratempos, pois a dimensão da copa exige que muitas coisas sejam feitas simultaneamente, no entanto esta tudo sob controle. Este mês, foi assinada a ordem de serviço para inicio da primeira etapa das obras de reforma e ampliação do aeroporto internacional Marechal Rondon de Cuiabá/ Várzea Grande. As obras fazem parte do (PAC ) programa de aceleração do crescimento,e deverão estar prontas até dezembro de 2013.

Em meio a grande preparação para a copa, os profissionais envolvidos no setor turístico, como taxistas, guias turísticos, funcionários da rede hoteleira, recepcionistas, enfim profissionais de diversas áreas  já estão se aperfeiçoando profissionalmente, com cursos de línguas, de qualidade ao atendimento, tudo para oferecerem um serviço de qualidade, isso é muito importante para o país e para o Estado.

Amanda Oliveira Michalczeszen / 7º Turismo FASIPE
Estádio Verdão - Copa 2014
Fonte de Pesquisa: Revista única, Março de 2012

FUNGETUR – Recursos para reformar, ampliar e comprar equipamentos


 O crescimento e o desenvolvimento do Turismo no mundo todo já deixou de ser uma novidade e agora passa a buscar investimentos e parcerias para estruturar e para suportar essa tendência. A partir de dados coletados no site do Ministério do Turismo “Foram mais de 186 milhões de viagens, entre turistas nacionais e estrangeiros, registradas no Brasil no ano passado”.

Desse modo, os números divulgados com relação às atividades turísticas pelo Ministério do Turismo, motivam os investidores do setor a atender e a incrementar as dificuldades que os turistas encontram em suas viagens. Sendo assim, a qualificação de funcionários se torna um dos mais importantes investimentos aplicados na composição do setor turístico atual, pois os serviços para serem executados de forma eficiente e diferenciados também precisam de pessoas treinadas e qualificadas para a atuarem no mercado de trabalho.

Assim, são oferecidos pelo governo, incentivos para auxiliar os empreendedores que investem no setor de Turismo. Dispondo de possíveis limites de crédito, para que a empresa turística se enquadre de forma a proporcionar aos turistas a satisfação e o desejo de retornar ao local. Segundo o site do Ministério do Turismo: “além de obras de infraestrutura e incentivo à qualificação profissional, é importante que o país seja capaz de oferecer hospedagens adequadas a esses turistas. Mas se o orçamento está curto, o Ministério do Turismo dá uma forcinha para que os estabelecimentos possam reformar, ampliar ou adquirir equipamentos utilizando recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur)”.

Os investimentos que são implantados nos segmentos turísticos normalmente são de valores elevados e de retorno prolongado. Naturalmente são grandes empreendimentos por atenderem a um número alto de visitantes que necessitam de um ambiente diferenciado para se sentirem atraídos a consumir o produto oferecido. O Fungetur proporciona ao empreendedor que utilize sua criatividade e inove seu estabelecimento, a fim de suprir a necessidade de cada tipo de turista e de obter retornos financeiros para sua empresa.

Os segmentos de Turismo devem acompanhar os anseios dos turistas, e os empreendedores já entenderam o recado, mas muitos ainda desconhecem as facilidades que são preparadas para que seu negócio seja reinventado, acarretando no aumento dos lucros e na maior geração de empregos no setor turístico.

Proporcionado pela disseminação turística nas cidades, através dos empregos oferecidos, do recebimento adequado dos turistas, das melhorias realizadas na cidade para atender aos visitantes, a ampliação nas vias terrestres, entre outras inúmeras transformações realizadas a partir das necessidades turísticas, beneficiando assim, a população local.

Os empreendimentos devem acompanhar as necessidades dos turistas e oferecer a eles novidades atraentes, que os influenciem a adquirir os produtos do Turismo. No site do Ministério do Turismo, o Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota relata que: “os turistas brasileiros e estrangeiros se mostram muito mais exigentes e as empresas parecem ter entendido essa necessidade. Só que muitos empresários, principalmente aqueles que têm hospedagens fora dos grandes centros, não sabem que têm esse recurso gerenciado pelo Ministério do Turismo à disposição. Por isso é importante lembrá-los que o Fundo foi criado para que eles possam dinamizar o próprio negócio e estimular o setor turístico da região.”

Assim, através de parcerias os segmentos do Turismo podem ser transformados, agregando valor a estabelecimentos que necessitam elevar seu padrão de qualidade e modernizar sua estrutura para melhor atender os turistas e proporcionar a eles novas ofertas de produtos turísticos.

Os empreendedores devem buscar informações, orientações, opiniões, para que seu comércio se torne mais rentável oferecendo aos turistas mais qualidade.

As atividades comercializadas nos setor turístico são adquiridas geralmente com a finalidade de descanso, tranquilidade e distração, assim um lugar bem aconchegante será sempre visado para o consumo dos turistas.

Acadêmica: Juliane Aparecida Rossetto

Fonte: Ministério do Turismo - O ministro Gastão Vieira em visita as obras de ampliação do aeroporto de Aracati.

A sujeira a bordo dos Cruzeiros


O Turismo no Brasil através de cruzeiros cresceu consideravelmente nos últimos anos. Em viagens assim, o cuidado e conservação de alimentos, bem como a higiene dos navios é fundamental.

Uma má conservação dos alimentos e falta de higiene podem provocar surto de doenças nas embarcações, por serem espaços pequenos, com muitas pessoas e onde se fica boa parte do tempo.

Uma avaliação realizada pelo governo revelou problemas na alimentação e higiene na maioria dos navios de turismo da costa brasileira.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou um ranking com as avaliações feitas nos navios brasileiros. A lista foi elaborada com base na primeira ronda de fiscalização dos navios, feitas entre outubro de 2010 e maio de 2011 e mostra dados preocupantes como cozinhas sujas e comida mal lavada, entre outros problemas.

Os dados divulgados mostram grande preocupação, pois já houveram episódios envolvendo navios de contaminações por viroses, causando até mortes. Um exemplo foi com o navio Vision of the  Seas, onde 310 pessoas tiveram vômito e diarreia, provavelmente causada por um vírus.

Na avaliação feita, o navio com a pior nota foi o Grand Amazon, que obteve a nota D, o que significa “condições sanitárias insatisfatórias” e o navio com a melhor nota foi o Grand Mistral.

De acordo com a revista Época a Associação Brasileira de Cruzeiros (ABREMAR), afirma que: “as empresas responsáveis pelos navios de turismo tomam todas as providências necessárias para prevenir surtos, pois todos os navios possuem sistemas complexos de tratamento de água, descarte e reciclagem de lixo, tratamento de efluentes, segurança ambiental, além de sistemas eficazes de controle alimentar e certificações que atestam sua alta qualidade. Além disso, os cruzeiros marítimos que chegam ao Brasil obedecem as rígidas regras e controles determinados por organismos internacionais.”

A ANVISA divulgou a lista e disse que os navios só seriam liberados depois que as irregularidades fossem corrigidas. Ela salientou também que os passageiros prestassem atenção nas condições dos navios, pois os mesmos poderiam piorar durante as viagens, mesmo após a liberação para viajar.

A revista sugere algumas dicas para evitar doenças a bordo de navios como lavar as mãos com frequência, evitar alimentos crus, e dar preferência às águas minerais que venham em embalagens lacradas.

A fiscalização será mantida e apesar das justificativas dadas pela ABREMAR é essencial que haja uma intensa fiscalização para garantir o conforto e o bem estar do turista que paga caro por um bom atendimento. Esse turista merece ter o melhor no que é básico: higiene.

Acadêmica: Keila A. Oliveira Sonomura


Fonte de Pesquisa: Revista Época edição 722-ano 45-19/03/2012.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Buenos Aires - Impressões de Viagem

Hotel República - Vista do quarto
 No último final de semana, tive o prazer de conhecer a bela cidade de Buenos Aires. Em um roteiro de 3 noites e 4 dias, visitei vários atrativos, graças ao excelente e acessível transporte local. Fiquei hospedada no hotel República, bem no centro da cidade, em frente ao Obelisco. O hotel é aconchegante e muito limpo, o serviço é rápido e os funcionários são prestativos e educados. Recomendo!

Restaurante La Cabaña




Ao chegar ao aeroporto de Ezeiza, pegamos um táxi direto para o hotel. O valor do percurso ficou em torno de 80 reais (é bem afastado). Chegamos ao hotel às 2 horas da madrugada, mas mesmo assim resolvemos sair e comer algo em um restaurante próximo, o La Cabaña. A cidade é muito convidativa, só sentimos vontade de voltar ao hotel quando somos vencidos pelo cansaço.

Galeria Pacífico

Na manhã de sábado, tomamos um reforçado café da manhã na Cafeteria República e seguimos para a elegante Rua Florida, uma avenida muito movimentada, onde se pode ouvir uma mistura de várias línguas e muitas apresentações de artistas locais. Lá paramos na Galeria Pacífico, tida como patrimônio histórico de Buenos Aires. Charmosa, com arquitetura requintada no estilo francês, a galeria apresenta obras de arte nas paredes e no teto, e oferece excelentes restaurantes e lojas.

Rua Florida



Para os apreciadores de churrasco, Buenos Aires proporciona boas churrascarias. A carne é muito macia e suculenta, mas dificilmente o turista conseguirá comer algo “bem passado”. Por mais que você peça a carne ao ponto, ela vem sangrando. Quem não quer arriscar, pode pedir uma boa pasta. E por mais que insistam em oferecer o vinho da casa, não fique com vergonha de pedir uma cervejinha gelada, se for de seu gosto.

Bus - City Tour






Como bons turistas, optamos pelo passeio de City Tour no Bus Turístico, que funciona da seguinte forma: você compra, nos hotéis ou em uma agência de turismo, uma passagem que pode ser válida por 24 ou 48 horas e que te dá o direito em embarcar em um dos vários ônibus turísticos que partem da Rua Florida a cada 30 minutos. O ideal é escolher um lugar no andar de cima, que é aberto. Mas, claro, muito bem agasalhado a partir do final do mês de abril, pois o frio é cortante.

Em cada poltrona, há um fone de ouvido com gravações em várias línguas, que conta a história de cada ponto turístico e curiosidades do local. Foi ali que fiquei sabendo, por exemplo, que a Casa Rosada tem este nome porque era comum no século XIX misturar sangue de animais com tinta, para proteger as paredes de males e agouros.

Puerto Madero


Você pode descer do ônibus onde quiser, em uma das várias paradas. Passeie, e depois pegue o próximo busão, que passa de meia em meia hora. No trajeto passamos pela Casa Rosada, Casa do Governo, o bairro San Telmo, La Boca, Caminito, Recoleta, Puerto Madero, Teatro Colon... Enfim, a cada quadra, há um atrativo singular.




Casa de Show - Señor Tango
Para a noite, escolhemos um jantar com show de Tango. E foi muito difícil escolher, pois há uma variedade imensa de shows que vão desde apresentações tradicionais a espetáculos hollywoodianos. Escolhemos a casa Senõr Tango. Pagamos o equivalente a 280 reais para o casal. Uma van nos pegou no hotel às 21:00 e nos levou na casa de show, que já estava lotada. Assim que sentamos à mesa, um garçom já veio nos servir com um vinho à temperatura ambiente, e logo em seguida o primeiro prato da noite.


O show é marcante. Fugindo do tradicional, num clima bem Broadway, com direito a fogo e cavalos brancos, nos divertimos muito. Claro que, a certa altura, o vinho não desce mais, e os homens sentem-se tentados a pedir um choppinho (delicioso, por sinal).

Após o espetáculo, um passeio no bairro Palermo, para conhecer as famosas baladinhas.

Jardim Japonês



No domingo, após o almoço, decidimos conhecer alguns dos muitos parques da cidade, entre eles o Planetário com um museu que destaca fotografias de constelações e o equipamento astronômico, e o Jardim Japonês que oferece arroios, lagos artificiais com peixes, oásis de pedras, numerosos bonsais, venda de plantas e A Grande Casa de Chá.

Cafézinho em Recoleta
Cansados, resolvemos tomar um café em um dos bares da Recoleta, em frente a um dos cemitérios mais famosos do mundo, que leva o nome do bairro.

Um brinde a Buenos Aires











Buenos Aires é assim: uma cidade projetada para atrair e satisfazer visitantes com gostos e estilos variados. O hippie e o executivo encontram na cidade atividades de seu agrado. Como toda grande cidade, é comum uma criança pedir dólares na rua, e também é deselegante não oferecer gorjetas as pessoas que te servem. O ideal é carregar algumas moedas no bolso, para estas eventualidades.

Turismo sobre trilhos cresce no Brasil


O transporte ferroviário surgiu apenas para transportar matérias primas e cargas, rápida e eficazmente. Hoje, este segmento tornou-se um dos produtos turísticos mais procurados pelos viajantes. A comodidade, a emoção da alta velocidade, os lugares e paisagens diferentes, atraem os mais diversos turistas.

Este segmento vem representando destaque no Turismo brasileiro, aumentando significativamente a cada ano, conforme artigo publicado no Jornal de Turismo, em 19 de março de 2012, onde relata que, comparado com o ano anterior (2011), o transporte turístico ferroviário cresceu em média 33%.

As ferrovias são extremamente valorizadas como meio de transporte de passageiros e também como atração turística. Por se tratar de um segmento com menor impacto no meio ambiente do que as viagens aéreas ou rodoviárias, a escolha de uma viagem de trem torna-se uma maneira responsável para proteger o meio ambiente. Além disso, estes têm grande potencial para valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural. Ao mesmo tempo, pode-se usufruir de lugares, atrativos, conforto, e vários outros requisitos que seriam utilizados em qualquer outra viagem.

Como destaques deste segmento estão os trens temáticos, onde a gama de produtos e atrativos encanta o turista antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente, apenas com atividades de recreação, descontração e motivação, além das paisagens proporcionadas pela viagem.

O surgimento dos trens temáticos impulsionou o Turismo neste novo segmento, onde a criatividade prende os passageiros com os incríveis detalhes da viagem. Podemos citar o trem do forró, que sai do Sul para o Nordeste há 22 anos, e na época de festas juninas faz o percurso entre Recife e Caruaru. O trem oferece atrações como grupos variados de forró pé-de-serra, que se apresentam para os viajantes nos dez vagões, durante o trajeto de aproximadamente cinco horas.

Várias propostas para a implementação de projetos ferroviários estão em análise no MTur (Ministério do Turismo), onde é coordenado um GT (Grupo de Trabalho) de Turismo Ferroviário para desenvolvimento de políticas de fomento ao turismo ferroviário no Brasil. Segundo artigo publicado no Jornal de Turismo, em 19 de março de 2012, o GT trabalha para que haja um aumento da oferta de atrativos turísticos nas diversas regiões do país. Conforme Ricardo Moesch, diretor do MTur e coordenador do GT: “Vamos definir quais projetos poderão ser desenvolvidos mediante concessão de bens móveis (vagões, mobiliários) e imóveis (estações) da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal) e aporte de recursos públicos.” (Jornal de Turismo, Turismo sobre trilhos cresceu 33% em 2011).
Estes projetos podem beneficiar várias regiões que possuem potencial turístico para o desenvolvimento do mesmo. Observa-se que a partir deste segmento poderá ser criado novos roteiros, que por sua vez, apresentará novos destinos, produtos e pontos turísticos, aumentando a oferta para este segmento, e consequentemente, resultando num aumento da demanda e aperfeiçoamento de serviços, bem como o surgimento de novos pontos e atrações turísticas.

As viagens em trens turísticos agregam valores aos destinos, contribuindo assim, para o desenvolvimento da preservação do patrimônio histórico e cultural, transformando os atrativos em produtos turísticos das regiões. O desenvolvimento de projetos voltados para o fomento do Turismo Ferroviário no Brasil, dá-se de suma importância para o crescimento do mesmo, onde implicará em melhorias nas condições das linhas ferroviárias, surgimento de novos pontos turísticos, bem como os atrativos e produtos neles dispostos, o crescimento do Turismo interno no país destacando a responsabilidade e conscientização ambiental passadas através das paisagens que são obsercadas. Enfim, são tantos os benefícios proporcionados pelo Turismo sobre Trilhos, e é devido a estes benefícios que este segmento vem chamando a atenção e despertando interesse na população turística.

Acadêmica Deisyellen Tafarel Machado


Turismo - Franquias em Alta no País


Faturamento no Brasil cresceu 85% em relação ao ano passado

O Brasil tem uma infinidade de atrativos turísticos naturais e também possui uma grande variedade de atrativos turísticos modificados pela mão humana. Atualmente o crescimento do Turismo no país evoluiu consideravelmente levando a população brasileira a possuir emprego e renda como consequência do aumento da procura por práticas turísticas. 

A busca em praticar as atividades turísticas existentes em todo o país cresceu muito originando o progresso do setor, sendo inseridos novos empreendimentos voltados à infra-estrutura e o atendimento turístico. O aumento na prática e no desenvolvimento do Turismo gerou a motivação para realização de novos e consistentes empreendimentos organizados para propiciar ao setor turístico mais novidades agregadas a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. De acordo com o site do Ministério de Turismo “a inauguração de 192 novas franquias de negócios de turismo, em 2011, mostra que os serviços do setor estão em alta no Brasil” e de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), “o faturamento das 864 unidades franqueadas de hotéis e agências de viagem cresceu 85,8% - cinco vezes mais que a média dos demais segmentos”.

O Turismo é um setor em constante desenvolvimento. A composição das propostas advindas para saciar a expectativa do turista fez com que os investidores se tornassem mais atentos as mudanças sugeridas pelo setor turístico, não deixando nada a desejar ao visitante, mas investindo para que seu empreendimento se torne mais atrativo e às preferências dos turistas. A atividade turística está se tornando um exercício popular, permitindo que todas as classes sociais pratiquem o Turismo, de acordo com cada perfil. O site do Ministério de Turismo acrescenta que: “O empresário está atento ao crescimento da demanda. Quando os investimentos aumentam, significa que há sinais claros de que a demanda está em evolução”, explica o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes. Segundo ele, apesar do cenário internacional de retração econômica em 2011, o turismo brasileiro bateu todos os recordes em desembarques domésticos, internacionais e em receita cambial.

O fenômeno de praticar viagens mostrou elevados dados no início do ano 2012, apontando a capacidade de ampliação e incremento do Turismo e sua importância perante a sociedade. A rapidez com que o Turismo toma proporção leva a facilitar essa atividade aos vários perfis de turistas existentes, acompanhado da praticidade dos meios de comunicação e de transportes, que facilitam o acesso a informações e o deslocamento das pessoas.

Assim, o Turismo no Brasil toma grandes proporções, além de gerar ocupação e retorno financeiro ele também vai ao encontro de novos objetivos para o país, buscando acrescentar e mostrar aos poucos para a população o que o Turismo representa e qual a sua contribuição para cada localidade que o leve a sério e o torne fonte e incremento de renda para as comunidades locais aliado ao apoio do poder público. 

Ainda segundo o Mtur, “além de faturar mais, ampliar o mercado de consumo e atrair novos investidores, o turismo brasileiro vem assumindo nova colocação na economia nacional. A soma das riquezas produzidas pelo setor de turismo, no ano passado, superou os R$ 127 bilhões, sob a ótica da oferta. Até 2020, o país deve quase duplicar essa participação. A estimativa do governo federal brasileiro é alcançar a terceira posição entre as economias turísticas mundiais até 2022”.

Para tanto, conclui-se que os indivíduos estão a cada oportunidade aceitando e participando do Turismo e os governantes estão mais abertos a aderir e sustentar à prática dessa atividade, adotando propostas para que a ela de fato aconteça de forma a produzir retornos sociais, culturais e financeiros, agregados a evolução do Turismo no Brasil.
Acadêmica: Juliane Ap.ª Rossetto Maciel


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Competitividade impulsiona qualificação em Lençóis


Município baiano é um dos 65 destinos trabalhados pelo MTur
Com o crescimento do setor turístico na atualidade, a competitividade aumenta entre os prestadores de serviços. Assim, surge a motivação pela busca de cursos profissionalizantes que ofereçam um aprendizado eficaz que os tornem diferenciados no mercado de trabalho.
De acordo com esta visão, busca-se abordar sobre a competitividade que impulsiona a qualificação na cidade de Lençóis (BA), e se há algum tipo de incentivo para que a população participe de cursos específicos para capacitação profissional.
Os cursos oferecidos têm a finalidade de proporcionar conhecimento específico, aprendizado de técnicas para aprender a conhecer o perfil dos clientes, ensinamentos sobre como receber bem os turistas, e dicas para estarem atentos as inovações que ocorrem no mercado.
Nota-se que a competitividade no Turismo é uma forma de impulsionar as localidades receptivas a investirem na capacitação de seus profissionais para que sua permanência no mercado seja garantida. Além de melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos para os moradores locais e turistas.
O interesse pelo conhecimento está ligado com a importância de se aprender sempre algo novo, com a necessidade de adquirir informações úteis para aperfeiçoar as qualidades dos trabalhadores, e com a oportunidade de contribuir para o crescimento econômico da região. 
Percebe-se que a competitividade entre os destinos turísticos vêm ganhando destaque por exigir cada vez mais mão-de-obra qualificada, devido ao crescimento da procura por atividades turísticas. Com esse aumento, surgem os incentivos para que haja a melhoria dos serviços prestados aos turistas.
O Senac e a prefeitura de Lençóis se mostram grandes incentivadores para que as pessoas se instruam através de cursos oferecidos gratuitamente para que o Turismo local se desenvolva e traga benefícios sociais e econômicos para a cidade.
Observo assim, em minha visão de futura turismóloga, que o Turismo contribui para o crescimento econômico de uma determinada localidade, e que a concorrência entre os destinos turísticos é um fator importante para que haja nas localidades uma boa qualidade no atendimento, oferecendo produtos e serviços diferenciados para a comunidade local e para os visitantes.

(Análise de uma futura turismóloga).
Acadêmica: Priscila Borges De Medeiros / 7º semestre Turismo

terça-feira, 17 de abril de 2012

Passagens Aéreas Internacionais


Quem pretende viajar para outro país nas férias, especialmente nos meses de Julho e Agosto, deve reservar as passagens aéreas o quanto antes, sob o risco de não encontrar bons hotéis e preços.

A variação de preço começa quando os estabelecimentos atingem certo percentual de reservas. Se você pretende passar as férias na Europa, Disneylândia, ou em uma praia do Caribe, o mês de Abril é perfeito para pesquisar pacotes e realizar as reservas.

Los Hermanos Argentinos


Muitos brasileiros viajam todos os meses para a Argentina motivados pela facilidade de acesso e custo relativamente baixo. Mas, o que a Argentina tem a oferecer?

A Argentina é o segundo maior país da América Latina. A cultura local e gastronomia são uma das características que atraem os turistas. Famosa pelos excelentes vinhos, ambientes requintados e os sensuais shows de tango, a capital da Argentina, Buenos Aires, é um destino perfeito para românticos e pensadores.

Talvez o fator que mais torna o país tão convidativo para o brasileiro seja o fato que os argentinos têm o que não temos (e vice-versa).  Encantamo-nos pelas paisagens nevadas, lagos glaciais e o ambiente europeizado, e eles se encantam por nossas belas praias.

Podemos dizer que a megalópole de Buenos Aires é a mais elegante cidade da América do Sul. Sua estrutura moderna e tradições conservadas tornam-na peculiarmente interessante. Seus bairros possuem uma personalidade ímpar, e a cordialidade do argentino garante que o turista sinta-se em casa.

 Seja no campo, nas montanhas, nos pampas ou na arquitetura cosmopolita, a Argentina é um país preparado para receber, atender expectativas e satisfazer o visitante.


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Antes de viajar para o Japão...


Um dos grandes segredos para uma viagem tranqüila é preparar tudo com antecedência. Pesquisar o destino e consultar o site do Consulado do país a ser visitado é uma dica válida aos viajantes de primeira viagem.

Se você pretende viajar para o Japão, por exemplo, precisa saber que não adianta requerer o visto muito antes da viagem, pois o mesmo tem validade de apenas 90 dias após a emissão. Você deve procurar o Consulado Geral do Japão que atende a sua localidade. (o Consulado do Japão que atende a jurisdição de MT é em São Paulo).

Além do passaporte válido (validade superior a 6 meses), e o visto de curta permanência para TURISTA, são necessários os seguintes documentos:

- Formulário de solicitação do visto
- Foto 3x4, sem data
- Passagem ou reserva de voo de ida e volta
- Carta convite (original, fax ou e-mail) ou reserva dos hotéis
- Roteiro para o tempo de permanência
- Comprovantes financeiros: Declaração do Imposto de Renda, com extrato de movimentação bancária recente.

A solicitação do visto deve ser encaminhada no mínimo 2 semanas antes do embarque e geralmente a retirada da resposta é feita no dia seguinte à solicitação.

Se o turista chegar ao Japão, ou qualquer outro país, com o visto vencido, o Departamento de Imigração verificará todos os documentos, checará o propósito da viagem, e só então permitirá (ou não) a entrada no país.

Ainda no Brasil, o turista deve trocar os Reais em Yenes (moeda do Japão), nas casas de câmbio. Pode-se também optar pelo uso do cartão de crédito internacional, mas isso implicará em cobranças de impostos e taxas.

No Japão praticamente não há roubos, o país é muito seguro e as leis são realmente respeitadas. É proibido jogar lixo nas ruas, e só se pode fumar em locais próprios. As multas no Japão são bem caras.

Algumas regras de etiquetas devem ser conhecidas pelos visitantes estrangeiros: nunca se deve entrar em uma casa sem antes tirar os sapatos. Em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos mais tradicionais, geralmente são disponibilizados chinelos na entrada desses locais; nunca coma em pé ou andando na rua; nunca aponte o dedo, ou objetos para as pessoas; nunca interrompa uma pessoa enquanto ela conversa, ou enquanto ela esteja pensando em uma resposta; em alguns metrôs e trens é proibido falar ao celular, portanto o turista deve sempre observar as placas indicativas.

Estes são apenas alguns exemplos. Se você pretende conhecer países exóticos ou tradicionais como o Japão, estude antes a história, a cultura e prepare-se para uma viagem inesquecível!

O comércio da natureza brasileira


Nos últimos anos, a indústria de Turismo cresceu significativamente em todo o mundo. O segmento tem sido fortalecido no Brasil, em especial pela vinda dos grandes eventos esportivos. Nosso país é conhecido mundialmente pela biodiversidade natural e, por conta disto, é necessário pontuar o que é certo e o que é errado na “comercialização da natureza”.

Antes de tudo, é importante estabelecer limites de convívio do turista com a natureza, no propósito de evitar a massificação, pois o ecoturismo ou turismo ecológico é uma atividade seletiva. Em destinos onde há o contato do turista com o meio ambiente, deve haver uma ação de educação ambiental. O turismo, quando mal planejado, pode ocasionar degradação ambiental e cultural, quando deveria promover desenvolvimento local e conservação.

O ecoturismo, praticado com ética, pode ser uma alternativa rentável e sustentável de exploração e conservação dos recursos naturais capaz de proporcionar aos turistas experiências autênticas, valorizando o local e favorecendo o mercado.

No Brasil, a Amazônia é a grande estrela do país, uma das raras reservas florestais do planeta, que possui diversidade biológica imensa. Atualmente, de mais de 30 milhões de turistas interessados no ecoturismo, pouco menos de 1% visitam nossa rica fauna e flora. Diante desta realidade, percebe-se que o país precisa incentivar a qualidade, divulgar nossas riquezas, e investir na educação ambiental, de forma a promover o país e projetar uma imagem positiva a milhões de turistas potenciais do Brasil e do mundo.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Emissão de vistos de vistos para os EUA fica mais caro


Nesta sexta-feira 13 o valor para emissão de vistos de turismo para os EUA ficou US$ 20 mais caro.

Abaixo, tabela de valores:

TAXAS DE PROCESSAMENTO DE VISTO PARA OS ESTADOS UNIDOS
                          NÃO-IMIGRANTE
                        IMIGRANTE
Tipo de Visto
Nova taxa
Tipo de visto
Nova taxa
Negócios, turismo, trânsito,
tripulantes, estudantes, intercâmbio, e
vistos para jornalistas

U$ 160
Processo de preferência
para visto de parente imediato

U$ 230
Petições de Trabalho
(H, L, O, P, Q e R)
U$ 190
Processo para vistos
de trabalho
U$ 405
Investidores (E)
U$ 270
Outros processos
de visto de imigrante
U$ 220
Noivo(a) (K)
U$ 240
Programa de diversidade
U$ 330
Cartões de Fronteira
(Border Crossing Cards)
(15 anos de idade ou mais)

U$ 160
Solicitação de residente
de regresso

U$ 275
Cartões de Fronteira
(Border Crossing Cards)
(idade inferior a 15 anos)

U$ 15




Mais detalhes no site da embaixada americana: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/taxa2012pt.html

Turismo Adaptado – O Brasil se preparando para atender a importante demanda de turistas com deficiência ou mobilidade reduzida

Aconteceu nesta quinta-feira (12/04/12), a XI Reatech – Feira Internacional de Tecnologias de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. O evento ocorreu em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes, onde 300 expositores apresentaram novas tecnologias, produtos e serviços acessíveis.
O objetivo da Feira é mostrar o crescimento e modernização do mercado de turismo adaptado no Brasil. Dentre as principais atrações estavam equipamentos adaptados para praticantes de tirolesa, cavalgada, rafting e rapel.
O evento tem apoio do Ministério do Turismo, que atende o publico através de um estande do governo federal, distribuindo material informativo sobre o Turismo Acessível. “Promover a incorporação de segmentos especiais de demanda ao mercado interno, em especial os idosos, os jovens e as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida”, consta do Plano Nacional de Turismo, afirmou a representante da Coordenação Geral de Segmentação do Mtur, Ângela Inazaki.
É notório no Brasil e no mundo o interesse de pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais pelo turismo em seus diversos segmentos (lazer, saúde, esportes radicais, rural, etc). Os destinos turísticos precisam estar preparados para receber este público possibilitando facilidades de acesso em hotéis, restaurantes, atrativos...
A Reatech, segundo o diretor do grupo que organizou o evento, José Roberto Sevieri, “é a segunda maior feira especializada em acessibilidade no mundo (...). O setor de reabilitação e novas tecnologias movimentam cerca de RS 1,5 bilhão no país, ao ano”.
Dados do IBGE indicam que em 2010 6,7% da população brasileira declararam possuir deficiência severa. Em 20052, 14,5% dos brasileiros apresentaram incapacidade locomover-se, ouvir ou enxergar.
Foto: Ricardo Shimosakai

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Desregulamentação do Transporte Aéreo Brasileiro


Desde o início da atividade aérea no Brasil, o governo regulamentava o setor permitindo a operação de rotas e organizando e fiscalizando os serviços.

Em 1960 o setor passou por uma forte crise devido o excesso de procura e pouca estrutura financeira das empresas na época. Numa tentativa de remediar o problema, ficou estabelecido em uma das Conferências Nacionais de Aviação Comercial, que o Departamento de Aviação Civil (DAC) poderia modificar rotas, horários, tarifas e outras condições de concessão.

O governo também criou o SITAR – Sistemas Integrados de Transporte Aéreo Regional, com o objetivo de promover a aviação regional. As empresas atuantes nestas linhas não poderiam se transformar em empresas de transporte aéreo regular de nível nacional, mas as empresas de transporte aéreo regular de âmbito nacional poderiam ter participação no capital das empresas regionais. Desta forma, a concorrência entre as companhias aéreas nacionais e regionais eram dificultadas, e surgiam acordos que estimulavam a formação de um sistema integrado de linhas. Ficou estabelecido, também, o adicional tarifário de 3% sobre as tarifas de passagens aéreas de vôos domésticos.

A Convenção de Chicago era responsável pelo transporte aéreo internacional, com fiscalização de tarifas da IATA. Descontos e promoções não eram permitidos.

A desregulamentação da aviação civil no Brasil teve início em 1990, com a instituição do Programa Federal de Desregulamentação. Em um ambiente de privatização passaram a ser abertas exceções para flexibilidades na regulamentação do setor aéreo. Autorizou-se a entrada de novas empresas no mercado; todas as empresas poderiam operar linhas nacionais e regionais; foram criados os vôos chartes (vôos que não são regulares) e as tarifas domésticas e internacionais foram, aos poucos, liberadas. A concorrência entre as companhias aumentou significativamente a partir deste período.

A desregulamentação tinha o objetivo de impulsionar o setor, e inspirou-se na desregulamentação dos EUA e na Europa na década de 1970, que gerou a diminuição dos preços e o aumento de ofertas de vôos.

Hoje, as novas diretrizes do transporte aéreo indicam o estímulo na construção, conservação e melhorias na infraestrutura aeroportuária, além de flexibilidade de tarifas. Novamente é percebida uma disposição para uma nova desregulamentação do setor. É previsto a livre entrada de empresas nacionais no transporte aéreo regular advertindo as condições do controle do espaço aéreo, capacidade operacional dos aeroportos e regras de prestação de serviços adequados.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Diversidade é o maior atrativo do Brasil no mundo

Análise de uma futura turismóloga
Acadêmica: Priscila Borges De Medeiros / 7º semestre Turismo.

O Brasil se apresenta como um cenário de grande diversidade social, cultural, biológica e ambiental. Apresentando diferenças geográficas, climáticas, sociais e culturais em todas as regiões de seu extenso território.

De acordo com esta visão, busca-se abordar sobre a diversidade que representa o maior atrativo do Brasil no mundo para verificar quais são os diferenciais existentes no Brasil que despertam o interesse dos turistas e fazem com que o país seja reconhecido no exterior.

A diversidade brasileira é notável nos diferentes costumes das populações, através da culinária diversificada, das vestimentas, dos costumes, do idioma falado, da religião, entre outros.

Percebe-se que as diversidades existentes no extenso território do Brasil são atrativos que atraem pessoas dos mais variados lugares do mundo, que possuem o interesse de conhecer novas culturas, novas danças, comidas típicas, artesanato local, praias e toda a natureza exuberante que o país oferece.

Segundo o Ministério do Turismo, “o país desperta interesse por ser mais que um lugar de sol e praia. É excelente para quem aprecia culinária, para quem quer conhecer as peculiaridades, as diferentes regiões brasileiras e os destinos pouco conhecidos”.

O interesse de se visitar o Brasil está ligado com o anseio de cada turista em conhecer algo novo, por meio da apreciação das belezas naturais, da observação da riquíssima fauna e flora, das paisagens deslumbrantes como cachoeiras, grutas, rios, lagoas, e uma diversidade de atrativos que proporcionam interação com o meio ambiente.

É notável que o Brasil possui um grande potencial turístico, tendo variedade de atrativos que fazem com que o país seja lembrado por suas belezas naturais, culinária diversificada, danças típicas de cada região, e por sua diversidade cultural .

Posso observar assim, em minha visão de futura turismóloga, que por o Brasil ser rico em diversidade de atrativos, a tendência do turismo brasileiro é se fortalecer e passar a ser reconhecido pelo mundo, atraindo mais turistas que tenham o interesse de estar em contato com um país que possui recursos naturais abundantes e que abriga povos com diferentes valores e costumes.


Fonte Pesquisada: www.turismo.gov.br / Fevereiro de 2012, acessado em 21/03/2012).