sexta-feira, 18 de maio de 2012

Visite a Índia!


Segundo relatos de turistas, viajar para a Índia é marcante na vida das pessoas. É um lugar com muitas diferenças, onde beleza e pobreza vivem em uma sociedade tão diferente que é impossível haver alguma comparação com o mundo ocidental. Assim, a Índia se torna um dos lugares mais procurados pelos turistas para conhecer os encantos que esse país desperta.

Caso o turista queira entender o modo de vida dos indianos, é preciso conhecer sua cultura e costumes e entender que a religião e a política influenciam fortemente o estilo de vida desse povo.

O idioma mais falado é o hindu, mas ainda existe no país cerca de 16 línguas oficiais, o que acaba se tornando um problema quando se trata de comunicação, principalmente para os turistas.

De acordo com o site da Revista Turismo, no país a religião predominante é o hinduísmo, que é considerada a religião mais antiga do mundo. Não tem uma organização estrutural como igrejas ou padres, nem um livro sagrado, sendo praticado de formas diferentes em regiões diversas. Caracteriza-se pelo politeísmo - são adorados mais de 240.000.

O trânsito é desorganizado, sem leis específicas, com animais, carros e bicicletas disputando o pouco espaço que existe. O comércio da Índia destaca-se pela forma que os indianos vendem seus produtos. Eles dizem seu preço e esperam que o consumidor questione, “barganhe”, para chegar ao preço real do produto oferecido. O comerciante indiano não gosta de fregueses que não discutem o preço, pois além de ser uma tradição eles gostam do processo de pechincha.

 O país se destaca na indústria cinematográfica, considerada a maior do mundo. A “Bollywood” produz filmes que fazem filas no cinema, onde sempre são apresentadas danças e músicas indianas, garantindo divertimento e sucesso entre os indianos.
Para o turista que visitar o país, em todos os lugares na Índia ele verá, desde grandes monumentos, até pequenos retratos em lares humildes, lembrando o Mahatma (palavra que significa “Grande Alma”). Quem desembarca no Aeroporto Indira Gandhi, em Nova Delhi, encontra, ao entrar na cidade, um monumento a Gandhi.
A cidade de Delhi, a capital da Índia, é uma metrópole de 10 milhões de habitantes no centro norte do país. Mas, se comparada com outras megalópoles, da Índia, é a mais agradável e com atrações turísticas.

 No litoral sudoeste da Índia está Bombaim, cidade grande, industrial, sem grandes atrativos. Nos seus arredores, entretanto, há templos budistas e hinduístas bastante antigos. As grutas da ilha Elefanta, em frente da cidade, conservam no seu interior magníficas esculturas do século VI.

Mais do qualquer outro lugar na Índia, o local mais famoso existe em Benares, o rio sagrado do Ganges, onde são feitas as cremações dos mortos e os banhos ritualísticos para a purificação espiritual dos peregrinos.

Mas, o monumento mais conhecido do país se chama Taj Mahal. Foi um monumento criado pelo imperador Chás Juan em homenagem à sua esposa predileta, que morreu ao dar à luz ao seu 14º filho. O monumento foi construído sobre o seu túmulo e além de ser conhecido mundialmente como uma bela prova de amor, entrou para a lista da UNESCO em 1997 como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

De acordo com o site Manual do Turista, para visitar a Índia, o turista deve evitar a época de chuvas, pois as cidades ficam inundadas, e há mais perigo de doenças, além do calor, que é extremo durante essa época.
 
Geralmente, o período de chuvas na Índia começa por volta de junho e terminam em outubro, mas isso pode variar a cada ano segundo a região. Conhecer a Índia requer planejamento, paciência para entender os habitantes, mas é recompensado por ter o privilégio de ver paisagens deslumbrantes e uma cultura tão rica.

Acadêmica: Keila A Oliveira Sonomura



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projeto da UNESCO – Trazendo a memória da escravidão no Brasil

A UNESCO está lançando uma relação dos 100 lugares que mais expressam o tráfico negreiro e a história do negro africano, escravizados no Brasil. A iniciativa nasceu com o projeto Rota do Escravo, criado em 1994 pela ONU para a UNESCO. 

Segundo Milton Guran, fotógrafo, antropólogo e emissário do Comitê Científico do projeto Rota do Escravo, o objetivo do projeto é o reconhecimento dos lugares de memória da escravidão por seus municípios. “Nós consideramos como o mais emblemático lugar de memória do tráfico no Brasil e nas Américas o Cais do Valongo, na zona portuária do Rio. Lá, funcionou o maior porto de entrada de escravos africanos das Américas”, afirma.

“São os portos de desembarque, os mercados de escravos, as irmandades fundadas por africanos no Brasil, que tiveram um papel fundamental no diálogo da massa escravizada com o poder político da época e na busca pela compra da liberdade, os quilombos e algumas manifestações culturais que foram efetivamente fundadas por africanos depois de chegarem ao Brasil”, esclarece Guran. “Não se trata de toda a cultura afrobrasileira, mas daqueles lugares que marcam a ação do tráfico e as estratégias iniciais daqueles africanos que chegaram ao Brasil”, conclui o antropólogo.

O antropólogo acredita que os locais da Rota do Escravo estimularão o turismo de memória. “A Unesco identificou, a nível planetário, um movimento importante, por parte dos afrodescendentes, de buscar as referências. E isto tende a aumentar, na medida em que hoje temos uma classe média de descendência africana bastante significativa. No Brasil nem tanto, mas nos Estados Unidos, onde as políticas afirmativas já existem há décadas, muitos afroamericanos preferem conhecer um lugar ligado à sua origem do que visitar Florença, Veneza ou Paris”.

 
*Informações Agência Brasil

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Turismo Marroquino


A atividade turística se espalha pelo mundo todo transformando todos os tipos de lugares em belas e apreciadas paisagens, mobilizando o Turismo e incrementando a economia dos locais que buscam atender estes visitantes. Segundo o site da Associação de Amizade e Cooperação Brasil Marrocos “O governo marroquino é ciente do potencial do turismo para o desenvolvimento do país, tem investido no segmento pretendendo atrair 10 milhões de visitantes ao longo de 2010”.

O Marrocos é um país eclético em suas atividades turísticas, mostra sua história através de seus cenários antigos e possui em sua estrutura grande influência da crença islâmica, religião predominante no país. Possibilitando assim, que o viajante desfrute das mais variadas formas de conhecer e participar da cultura marroquina, seja pela dança, pela gastronomia ou pela religião, onde de algum modo poderão apreciar os costumes mais comuns existentes neste país.

Desta forma, os países utilizam sua cultura, sua gastronomia, suas belezas naturais e modificadas, entre outras atividades que se empregam para atrair turistas, proporcionando o aquecimento da economia e a geração de emprego para a comunidade local.

O Marrocos aparentemente pode ser mencionado como um país pobre, mas por ser uma região com extremo potencial na extração de um íon encontrado nos depósitos de rochas sedimentares, possibilita ao local ser uma referência em negócios e no domínio dessa riqueza. Além da área desértica encontrada no país e das outras inúmeras atividades que podem ser destacadas ao longo da localidade, fazendo com que o país se torne referencia em economia e Turismo no mundo todo.

A Revista Turismo afirma que: “Apesar da pobreza superficial, aparência comum nas ruas de qualquer país árabe, o Marrocos é um país potencialmente rico. Suas terras ocultam 75% das reservas mundiais de fosfato, daí tanta briga por apenas uma faixa de areia... O Marrocos é o maior exportador do mundo do valioso produto, mas possui ainda uma fértil agricultura em campos irrigados por todo o interior do país, além das estáveis indústrias do turismo e da pesca”.

Desta forma, o desenvolvimento e o avanço do país marroquino não se torna nenhuma novidade diante das informações destacadas, pois o país proporciona a seus moradores e visitantes a valorização da crença, a importância da economia baseada nas riquezas existentes na região e as diversas formas de aproveitar as oportunidades que surgem para melhorarem a qualidade de vida e fomentar a economia local.

O site http://costumesdomarrocos.blogspot.com.br/ cita alguns dos principais costumes existentes no Marrocos.

O casamento no Marrocos é algo incomum a sociedade em que vivemos: o homem pode ter quatro esposas, possuem uma tradição na escolha dos casais sendo escolhidos pelos pais, ou os tios, podendo acontecer dos noivos só se conhecerem no dia do casamento. A cerimônia não é feita com os noivos juntos, é como se fosse um voto de confiança com o responsável pela noiva. Na primeira noite como marido e mulher, ao amanhecer o marido tem de provar a virgindade da mulher, caso isso não aconteça, a mulher é condenada a levar 100 chibatadas como traição.




A dança do ventre é a dança específica do Marrocos, é dançada nas festas e nas casas. É comum a saia ser longa e utilizarem de véus de seda. É uma dança alegre e sedutora.

As vestimentas no Marrocos têm uma característica específica: são vestidos longos, porque se usarem vestidos curtos elas são consideradas mulheres espetaculosas, e também é considerado um pecado (Haram). Muitas delas usam a famosa burca.




A presença dos tecidos nas casas é muito comum, eles utilizam exatamente como decoração, pendurados, no teto das casas e também são utilizados como formatos das aberturas nas casas nas portas ou em aberturas.




 A carne de carneiro é a mais consumida. Também é muito consumido o quibe crú. Eles se utilizam de pão como se fosse talheres, comendo com a mão, só que não é diretamente na comida. Utilizam uma mesa bem mais baixa, que fica a baixo da altura da cadeira. Também, tem as bebidas, o chá é consumido em todas as refeições e depois das refeições eles também tomam o chá.

O Marrocos tem uma única e exclusiva religião: a religião muçulmana. É uma religião extremamente rigorosa, onde é seguido o Alcorão, tendo muito respeito, ex.: não comer carne de porco, ter cinco rezas ao dia, usar o véu e uma roupa longa, ajoelhar-se em frente a mesquita, etc.



As pulseiras tem uma característica muito forte. Valoriza-se muito a utilização do ouro.

As tradições mantidas mostram a importância da cultura para as civilizações e passagem dela através das gerações. Assim sendo, o Turismo se torna, além de um incrementador da economia mundial, um meio divulgador das culturas e dos povos existentes, para que seja adquirido conhecimento e a valorização da diversidade cultural através do seu consumo sustentável, motivador e inovador.

Acadêmica: Juliane Apª. Rossetto Maciel

terça-feira, 15 de maio de 2012

O NEGRO


O tão aguardado evento O NEGRO foi um sucesso. Além de promover a cultura negra trazendo a dança, a música e o conhecimento histórico para a comunidade acadêmica, o evento teve seu momento social, onde muitos alunos e convidados puderam depor sobre questões relativas ao preconceito, a discriminação e ao racismo que infelizmente ainda é intenso no mundo, no Brasil e, como pudemos constatar através de alguns relatos durante os debates, aqui em nossa cidade de Sinop.

O evento foi além da beleza das cores, da decoração bonita, da alegria dos acadêmicos por um trabalho concluído. O evento impactou, fez com que algumas pessoas parassem e refletissem sobre questões humanas, sobre a discriminação direta e indireta contra o negro, contra o pobre, contra a mulher, contra o homossexual.
Agradeço de coração a todos os envolvidos no evento: Artistas, palestrantes, dançarinos, equipe de Cerimonial, alunos, professores, coordenadores e, em especial ao Sr. Deivison e Sra. Magda, que sempre apoiaram os eventos do curso, permitindo-nos o atrevimento de trabalhar com temas polêmicos, mas que precisam ser discutidos.
Como disse o palestrante Pr. Reginaldo, “todos estão de parabéns pela apresentação de um trabalho tão ousado e importante”.
 Acadêmica de Turismo, Rosa de Jesus
  Dançarina e integrante da UNAFRO - Márcia Nascimento e Rosa - Grupo Sacolejo

Palestra com Pr. Reginaldo Martins TEMA: Eu e a Minha Cor!
 Bastidores do Evento... Preparativos.

 Palestra com Dra. Soraide Castro - Presidente da OAB TEMA: O Negro e o Sistema de Cotas
 Dança Afro Márcia Nascimento, Zeneide Silva e integrantes da UNAFRO
 Idealizadores do evento. Acadêmicos do 5º Turismo Jéssica Roberta, Jéssica Fernanda, Rodrigo, Eric, Waldeci, Juliana e Carmem. Parabéns!!
 Rosa e eu. Felizes com o sucesso do evento.

 Grupo Acaf de Capoeira, apresentando o Makulelê


 "Parabéns pela apresentação de um trabalho tão ousado e importante”. Pr. Reginaldo Martins.

Turismo de Portugal


A prática do Turismo está presente em vários países do mundo, aonde vem ganhando força e destaque a cada dia que passa, e um dos países que chamam a atenção por suas atividades turísticas é Portugal, na Europa.
O Turismo gastronômico é um fator que atrai turistas de diversas partes do mundo que se interessa por pratos deliciosos, originais, criativos e diversificados. 

Devido à sua culinária excepcional, Portugal oferece pratos com fortes sabores à base de azeite de oliva, bacalhau, canela, entre outras especiarias, agradando os mais variados paladares. 
Nota-se que o país de Portugal possui técnicas e ingredientes especiais para a criação de seus variados pratos, despertando certa curiosidade e interesse nas pessoas por experimentar e desvendar os segredos da culinária portuguesa.

Dentre os pratos de doces mais saboreados está o Pastel de Belém, onde são confeccionados com um toque todo especial e que incluem alguns ingredientes como a canela e amêndoas.
As deliciosas receitas dos doces de Portugal se mantêm sob o conhecimento somente dos pasteleiros que os fabricam, onde aperfeiçoam e mantêm a qualidade da fabricação dos produtos que são comercializados.
Além dos atrativos gastronômicos, o país conta com belezas naturais e históricas que são propícias para a prática do Turismo.

Percebe-se que Portugal é rico em suas histórias e lugares excepcionais para serem visitados e explorados pelos visitantes que passarem pelo país.

Nota-se que devido aos acontecimentos que ocorreram no passado, o país possui diversas atividades turísticas que atraem pessoas de vários locais do mundo para conhecer um pouco mais sobre os monumentos históricos, a cultura e a história que cada lugar carrega com si.
A natureza também se encontra como um forte aliado para a prática do Turismo em Portugal, onde as paisagens formam um cenário exuberante que chama a atenção de turistas que optem pelo contato direto com o meio natural.

Observa-se que este país possui atividades turísticas para todos os gostos e estilos de cada pessoa, contendo riquíssimas histórias antigas, locais arqueológicos e praias belíssimas.

Observo, em minha visão de futura turismóloga, que a cultura portuguesa e suas peculiaridades nas questões gastronômicas atraem turistas que queiram apreciar um bom vinho e degustar os sabores de Portugal. Assim, o país é convidativo para que as pessoas conheçam as belezas naturais, os monumentos históricos, o povo hospitaleiro e a qualidade na confecção de pratos variados que agradam o paladar dos visitantes. 

(Visita à Multi Feira Internacional de Artesanato realizada no Centro de Eventos Dante de Oliveira, Sinop/MT em 19/04/2012 análise de uma futura turismóloga).

Acadêmica: Priscila Borges De Medeiros / 7º semestre Turismo.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

OMT - Organização Mundial do Turismo


A OMT – Organização Mundial do Turismo é a principal organização internacional do Turismo. É uma agencia especializada que funciona como um fórum mundial para discutir a política do setor e promover o turismo responsável, acessível e sustentável. A organização também gera conhecimento de mercado e trabalha para tornar o turismo uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento econômico dos países.

A sede da OMT fica na cidade de Madri, capital da Espanha. É composta por 155 países e 7 territórios além de 400 membros afiliados do setor privado, associações e autoridades do turismo.

A origem da OMT surgiu no Congresso Internacional de Associações Oficiais de Tráfego Turístico que aconteceu na Holanda, em 1925. Posteriormente, seu nome passou a ser União Internacional de Organizações Oficiais de Viagens, a IUOTO, e foi transferida para Genebra, na Suíça. Em 1974, foi transformada em um órgão intergovernamental e, em 2003, tornou-se uma agência especializada das Nações Unidas, a então OMT.

Dentre os vários projetos promovidos pela OMT estão projetos de Proteção a Crianças, Alívio da Pobreza e Consultoria em Turismo e Biodiversidade. A organização ainda promove programas de Educação e Formação, Coordenação de Gestão de Destinos, Riscos e Gestões de Crises, Tendência de Mercado, entre outros.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Parque Nacional da Tijuca e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – Investimentos no Setor


O turismo hoje no brasil, em alguns seguimentos enfrentam problemas como a falta de infra estrutura, pouca informação e isso acaba desmotivando o turista a visitarem algumas localidades, que as vezes esta enfrentando um período de transformação e ou até mesmo um lugar bem próximo é deixado de ser explorado por falta de informação. Por isso sites como esse, revistas e outros informativos turísticos são importantes e essenciais dentro deste seguimento.

O parque nacional da Tijuca deve receber em torno de 51 milhões de investimentos e melhorias nos próximos 2 anos. O projeto esta sendo comandado pela empresa Cataratas do Iguaçu S/A. líder do consórcio vencedor do edital apresentado pelo ICMBio (instituto Chico Meneses de conservação da Biodiversidade. Na reforma esta previsto a revitalização do antigo hotel Paineiras, e a construção da área de estacionamento. A idéia é deixar o espaço pronto para 2014,quando nosso país sediara a copa do mundo. O consórcio vencedor da licitação será responsável pela operação do transporte, estacionamento, estação de transferência centro de convenções,loja de lembranças, exposição ambiental permanente e a área de gastronomia, com dois restaurantes e uma lanchonete.

O prazo da concessão é de 20 anos,podendo ser projetado por mais 5 anos, depende da avaliação do ICMBio. Cataratas do Iguaçu S/A já é responsável por gestão do projetos semelhantes em dois dos mais importantes pontos turísticos brasileiros. Sendo eles, parque nacional do Iguaçu e parque nacional Marinho Fernando de Noronha. Segundo o gerente geral da empresa o principal objetivo é prestar um serviço eficaz e com qualidade aos visitantes.

A Cataratas do Iguaçu S/A, já tem ampla experiência em parcerias público-privadas. Ela está presente no parque Nacional do Iguaçu a 11 anos, com uma gestão eficiente e organizada, com sua competência reconhecida pelo ICMBio. O trabalho da empresa é modelo para outras unidades de conservação do Brasil. Neste ano a empresa também esta trabalhando no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, por meio da filial Econoronha.

Dentre as melhorias destaca-se o postos de informações de controle que serão construídos nos principais pontos turísticos do parque, como no acesso das praias do sacho, Leão Sudeste e Atalaia. Assim o turista poderá usufruir de bicicletas para passeios, equipamentos de mergulho, mapas, lanchonetes e loja de souvenires. No centro de visitantes da ilha, que será reformado pelo ICMBio a econoronha terá a responsabilidade de implantar e manter uma exposição permanente, um balcão de informações, loja de lembranças e uma lanchonete.

Além disto, a empresa construirá a sua sede administrativa na ilha. A previsão de investimento em Fernando de Noronha é de R$ 8 milhões em 2 anos.

Acadêmica 7º Turismo /Amanda Oliveira Michalczeszen

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Curso de Turismo discute cultura negra no dia 09 de maio


A cultura africana está fortemente ligada à cultura brasileira. Sua influência na formação do povo brasileiro é percebida, principalmente, por heranças na culinária, religião e danças. A capoeira, o candomblé e o uso do leite de coco, azeite de dendê e óleo de palmeira nas receitas brasileiras, são um exemplo.

Com o propósito de oferecer a sociedade uma visão mais clara da cultura afro-brasileira, e um maior conhecimento desse povo, que tanto contribuiu para o desenvolvimento cultural do país, os acadêmicos do curso de Turismo da FASIPE realizarão, na próxima quarta-feira (9) um evento cultural, com palestras, apresentações culturais e exposições artísticas, intitulado “O Negro”.

Estarão presentes os seguintes palestrantes: Soraide Castro (Presidente da OAB); Reginaldo Martins (Pastor da Igreja Batista Nacional do Jardim Botânico); e Zeneide Pereira da Silva Santos (Presidente da UNAFRO).

Com a execução deste trabalho, os organizadores esperam dotar os acadêmico e demais participantes, de uma dose a mais de cultura, expressa através das artes plásticas e apresentações artísticas. Outro objetivo é expor, através das palestras, a importância do negro na cultura brasileira.

O evento será realizado a partir das 19 horas, no auditório da Faculdade Fasipe, que está localizada na Av. Magda Cassia Pissinati, sentido Aeroporto Municipal. É aberto ao público. Todos os interessados podem participar do evento.

Confira na íntegra o cronograma das atividades a serem realizadas:

19:00h: CERIMONIAL DE ABERTURA

PALESTRAS:

19:20h: Eu e a Minha Cor!: Palestrante: Reginaldo Martins – Pr. Igreja Batista Nacional
20:10h: O Negro e o Sistema de Cotas: Palestrante: Soraide Castro – Presidente da OAB
21:10h: O Negro ontem o Negro hoje: Palestrante: Zeneide Silva – Presidente da UNAFRO (União de Negros e Afros de Sinop).

APRESENTAÇÕES CULTURAIS:

DANÇA TRIBAL – Márcia Nascimento. (20:00h)
MAKULELE – Grupo de Capoeira ACALF. (20:50h)
DANÇA SAMBA DE GAFIEIRA – Escola de Dança Marcelo Santos. (21:50h)

EXPOSIÇÃO DE ARTE:
Associação dos Artistas Plásticos de Sinop: Telas, Vestimentas africanas; Instrumentos de Capoeira; Artesanato afro brasileiro.

Organização: Acadêmicos do 5º semestre de Turismo/Faculdade Fasipe
Assessoria de Imprensa: Laércio Romão / Elizeu Teixeira (Acadêmicos do 5º semestre de Jornalismo/Faculdade Fasipe)


quarta-feira, 2 de maio de 2012

PRONATEC COPA - Qualificando para a Copa 2014


O Pronatec Copa é um programa gratuito de qualificação, voltado para os profissionais da área de turismo, hospedagem, alimentação e agencias de viagem, será lançado até o final de março pelo ministério do turismo. Essa iniciativa faz parte das ações preparatórias para a copa de 2014.

No inicio serão 80 mil vagas direcionadas para 32 atividades ligadas ao turismo. Nas 12 cidades que sediara a copa. Fora dos cursos de qualificação oferecidos os profissionais ainda poderão fazer curso de inglês e espanhol. Para inscrição os profissionais deverão fornecer seu CPF, e CNPJ da empresa onde trabalha, esta empresa devera estar inclusa do cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur, o CADASTUR.

 As matriculas serão realizadas pelo site WWW.pronateccopa.turismo.gov.br. O link também estará disponível nas secretarias de turismo das cidades onde os cursos serão realizados, e um sistema de 0800 será disponibilizado para os alunos tirarem as duvidas em relação à inscrição. Os cursos serão presenciais e de 160 horas/ aula, e quatro meses de duração no termino do curso os alunos receberão certificado, e as empresas que participarem receberão um selo oficial do governo, para testar que o estabelecimento fez parte  da preparação para receber os turistas com mais qualidade.

De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira. “Nesta primeira etapa, 80 mil vagas serão disponibilizadas, incluindo o curso de idiomas. Outras 160 mil vagas serão abertas pelo programa em 2013 e 2014, totalizando 240 mil vagas”.

O MTur e o MEC tem uma parceria com o Pronatec Copa e o Pronatec Idiomas. Os executores das aulas consistem em um sistema do instituto federais que possuem experiência na área de qualificação. A estratégia do MTur é aproveitar os programas já existentes, e que foram aplicados com eficiência por esta instituição
Além do Pronatec o MTur apoiará a preparação de serviço nas cidades sede. O foco serão para os profissionais da segurança, policiais, taxistas, e motoristas de transporte turístico.

CONHEÇA OS 32 CURSOS OFERECIDOS

Pré-requisito: ensino fundamental incompleto - Auxiliar de cozinha; auxiliar de garçom; auxiliar de confeitaria; atendente de lanchonete; camareira; chapista; churrasqueiro; condutor de visitantes; copeiro; garçom básico; cozinheiro industrial; masseiro; mensageiro; monitor ambiental; monitor de recreação; padeiro; padeiro; confeiteiro; pizzaiolo; recepcionista; recepcionista de eventos; salgadeiro; sushiman.

Pré-requisito: ensino fundamental completo - Agente de informações turísticas; mestre de cerimônias.

Pré-requisito: ensino médio incompleto - Auxiliar de serviços de hospedagem; auxiliar de agenciamento de viagens; recepcionista em meios de hospedagem.

Pré-requisito: ensino médio completo - Bartender; condutor de turismo de aventura; organizador de eventos; sommelier; agente de viagens. (ASCOM,09/03/2012.)

Amanda Oliveira Michalczeszen
7º Turismo/ FASIPE