Quando um aluno termina o ensino médio é comum surgir dúvidas entre ingressar em um curso técnico ou em um curso superior. Para quem pretende trabalhar no ramo turístico e não sabe qual é a opção mais viável, existem algumas diferenças básicas que poderão ajudá-lo a se decidir.
O curso técnico é um curso de nível médio e a sua duração compreende um período de estudo que vai de um ano e meio a dois anos. Já o curso superior, tem a duração de quatro anos, de acordo com autorizações do MEC. Por ter menos duração, o técnico ingressa mais rápido no mercado de trabalho, mas a renumeração é menor do que a do bacharel e, não raro, o profissional de nível superior gerencia profissionais de nível técnico. O curso técnico também não elimina a necessidade de investir em uma faculdade onde o aluno irá adquirir capacidade crítica e será instruído para criar planos, programas, projetos e realizar pesquisas no setor.
A educação profissional recebida em uma faculdade ou universidade possui conceitos teóricos e, o acadêmico é capacitado para planejar, interpretar, avaliar e analisar informações tanto no setor público quanto no privado. É indicada para àqueles que ambicionam ocupar cargos de planejadores, gerentes, pesquisadores. Os graduados no curso superior de turismo são Turismólogos.
A educação profissional recebida em um curso técnico faz referência ao treinamento para a execução de rotinas operacionais e administrativas de agências ou operadoras de turismo, hotéis, bares e restaurantes, etc. É indicada para àqueles que pretendem ocupar cargos de recepcionista, garçom, guia de turismo, agente de viagem, entre outros. É pouco teórico e no término do curso o aluno será técnico em turismo.
Países em desenvolvimento como o Brasil carecem de pessoas com percepção apurada da indústria do Turismo, com formação apropriada para interpretar as tendências globais e garantir formas de desenvolvimento do turismo adequadas. Se você realmente quer se destacar como profissional no turismo nacional, o curso superior oferece ferramentas para isso.