domingo, 24 de abril de 2011

O que tem feito nossos alunos de Turismo

Maria Carmentila dos Santos, mais conhecida como Carmem é uma dedicada aluna do 3º semestre do curso de Turismo da FASIPE. Há alguns dias atrás, pedi que ela escrevesse um pequeno texto expondo um pouquinho sobre a profissão de turismólogo e o segmento do turismo que ela escolheu para trabalhar. Leiam o que ela escreveu:

“Professora,

O turismólogo é o profissional que se gradua em turismo, cursou na graduação o bacharelado de Turismo e, portanto, está apto a atuar em áreas como planejamento, consultorias, gestão, etc., capaz de atuar e se adaptar aos mais variados segmentos.

Conterânea de Sinop/MT, logo cedo destaquei no segmento de eventos. Para transformar o talento nato em profissão fiz Curso de Cerimonial em Eventos na cidade de São Paulo e atualmente sou acadêmica do 3º semestre do Curso de Turismo da Fasipe. Sócia da empresa Clik Comunicação e Eventos sou responsável pela organização e cerimonial de festas dos mais diferentes portes e estilos. E em meu currículo constam importantes eventos de nossa cidade, como: seis edições do Prêmio Mérito Lojista da CDL, 02 edições do Promadeira, entre outros”.

Legal, né galerinha? Esse é um dos objetivos deste blog. Abrir um espaço para que os alunos possam expor suas idéias e divulgar seus trabalhos. A Carmem, juntamente com seu esposo – e também acadêmico da Fasipe – Rodrigo, organiza todos os tipos de eventos sociais como: Formaturas, Casamentos, inaugurações, Coqueteis, Aniversários de 15 anos, Feiras entre outros. Abaixo, alguns trabalhos da talentosa equipe:


















  






sábado, 9 de abril de 2011

Atividade Interna - Campanha de conscientização e combate às doenças sexualmente transmissíveis

Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 650 mil pessoas vivem com o vírus da AIDS no Brasil. Destas, 255 mil não tem conhecimento do diagnóstico, pois nunca fizeram o teste. Os alunos dos Cursos de Saúde da Fasipe sempre elaboram campanhas de prevenção, e, inclusive, estão trabalhando um projeto para detecção do HIV através do teste de sangue, que é gratuito.
Mas, em uma instituição de ensino – e na sociedade em geral – a tarefa de conscientizar é um dever de todos. Com o objetivo de informar os colaboradores e alunos da Fasipe sobre a importância do uso de preservativos para prevenir a infecção pelo vírus na época do carnaval, os acadêmicos de Turismo bolaram uma divertida campanha cheia de cor e bom humor. Durante duas noites foram distribuídos cerca dois mil e quinhentos preservativos além de panfletos e outros materiais informativos.
  

 





O carnaval passou, mas medidas preventivas devem ser tomadas durante todo o ano. O problema é grave e o alerta contínuo!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Trabalho nosso!!

Todos os anos os alunos de Turismo da FASIPE planejam e organizam os mais variados eventos: confraternizações, bailes, bazares, jantares, palestras de conscientização, etc.
No ano passado os acadêmicos trouxeram à Sinop a artista plástica Deuseni Felix para sua primeira exposição individual na cidade.
O evento consistiu em duas noites de palestras e mostra de arte da talentosa artista e se justificou pela necessidade de oferecer à sociedade e em especial o acadêmico uma visão mais clara da cultura do índio brasileiro, em especial aqueles que vivem em nosso Estado.
Artistas, autoridades, e representantes de instituições como APAE, CASAI, ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE SINOP, UNAFRO, CEJA, GRUPO DE CAPOEIRA ARUANDÊ, SECRETARIA DA DIVERSIDADE CULTURAL participaram do evento.
Nas palestras Deuseni falou sobre a importância da acessibilidade no século atual e da evolução da mulher indígena brasileira. Logo após, os acadêmicos e demais participantes puderam admirar a beleza e modus vivendi da mulher indígena expressa através dos magníficos quadros pintados por ela.
A artista:
Residente em Cuiabá há mais de 30 anos, Deuseni Félix é considerada uma das principais representantes das artes plásticas mato-grossenses, dominando diversas técnicas. Participou de diversas mostras coletivas e individuais. Já expôs em Santos, São Paulo, Juiz de Fora, Goiás, Brasília, França e Portugal.
Pesquisadora e protetora dos povos indígenas, Deuseni também realiza com freqüência oficinas de desenho e pintura com portadores de necessidades especiais: pessoas com Síndrome de Down, deficiente auditivo, visual e físico (paraplégico, tetraplégico e com poliomelite).
Em 1999, foi premiada com o troféu Maria Müller, dedicado às personalidades femininas de destaque na vida cultural Mato-grossense, por indicação da Associação Mato-grossense de Artistas Plásticos.
 Algumas fotos do evento:

Recepção no Aeroporto de Sinop. Amamos Deuseni à primeira vista. Conquistou-nos com sua energia, bondade, humildade e talento. Marcou nossas vidas e deixou saudade.


 


Anote isto, galerinha: Divulgação é tudo!!
Durante as duas semanas que antecederam o evento, trabalhamos muito divulgando e realizando inscrições para as palestras da artista.
 
 
 
As palestras de Deuseni são muito ricas em conteúdo e ela expressa suas idéias e descreve estudos, vivências e pesquisas de uma forma cativante, própria de quem ama o que faz. 

 
 O rapaz da foto ao lado é o Ernesto, aluno do curso de Direito da Fasipe que me apresentou o trabalho de Deuseni Félix.









Na foto acima, Rosa, em uma manifestação de afeto. Ao lado, uma pequena amostra do trabalho da artista.


Deuseni interagindo com o público após a palestra "Deficiente, não. Eficiente!"



E no final, até a professora ganhou flores!! Obrigada, galerinha. E parabéns pelo planejamento e organização do belíssimo evento.
Aproveito o espaço para, com muito carinho, agradecer à Deuseni Felix, que aceitou o convite para realizar sua primeira mostra de arte na cidade de Sinop e enriqueceu-nos com seus ensinamentos, conselhos e lição de vida. Nossa maior conquista, posso afirmar com segurança, foi o prazer de ter conhecido, acompanhado e aprendido com esta magnífica mulher nos poucos dias que esteve conosco.





No vídeo, um pouco da história de Deuseni Félix