quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Turismo 2011/2014 – o Desafio da Copa do Mundo


Através de pesquisas e dados, o Mtur tem estudado maneiras de consolidar o Turismo. Dentre os maiores desafios do Ministério de Turismo, está o de preparar o cenário brasileiro para a Copa do Mundo de 2014. Para tanto, foi construído o Documento Referencial do Turismo no Brasil 2011-2014. Este documento tem como objetivo apresentar uma avaliação sobre o setor turístico dentro da economia nacional e internacional no intuito de apontar os principais desafios que a iniciativa pública e privada enfrentará para atender a demanda de turistas que virão ao país.
Segundo dados do MTur, estimasse que os desembarques domésticos deverão saltar dos 56 milhões, registrados em 2009, para 73 milhões, em 2014. Projeta também a geração de 2 milhões de empregos formais e informais de 2010 a 2014. A entrada de divisas internacionais deverá crescer 55%, no mesmo período, subindo de R$ 6,3 bilhões para R$ 8,9 bilhões no ano de realização da Copa no Brasil.
O documento foi elaborado por representantes do Ministério de Turismo (MTur), EMBRATUR, Conselho Nacional de Turismo e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e recebeu apoio de Consultores da Fundação Getúlio Vargas. Para os dados, utilizou indicadores do IBGE, Banco Central, Ministério do Trabalho, Infraero entre outros.
O documento já está disponível para download no site do MTur. http://www.turismo.gov.br/turismo/home.html
Estudos como este servem como base para o planejamento e organização do turismo dentro uma cidade, país ou região. O MTur tem buscado identificar desafios do setor para tomar medidas preventivas antecipadamente, evitando, desta forma, maiores incidentes para a economia e a imagem do Brasil no esperado evento.
A busca pelo desenvolvimento e sustentabilidade do Turismo brasileiro não cabe apenas aos órgãos públicos e privados do Turismo. É uma obrigação de cada profissional do setor, desde o frentista de posto de gasolina, ao proprietário de uma grande rede de hotéis, ou a autoridades do Turismo.
Para desenvolver estratégias que fomentem o setor turístico em Sinop, por exemplo, um de nossos primeiros desafios é orientar e conscientizar a população e os prestadores de serviços turísticos sobre a importância do Turismo para o aquecimento da economia local. As acadêmicas do curso de Turismo da FASIPE, visando informar esta classe, elaboraram o INFORMATIVO TURÍSTICO de Sinop, um material informativo, que aponta os atrativos turísticos da cidade, esclarece dúvidas sobre a profissão do Turismólogo e alerta os prestadores de serviços turísticos sobre a contribuição do turista para a geração de emprego e renda.
O projeto é pioneiro, e o material já está disponível em agências de viagens, hotéis e no aeroporto. Os interessados podem, também, conseguir um exemplar na Coordenação de Turismo da FASIPE.

 Cerimonialista do evento: Professora Viviane Dal Berto
 Palestrante: Turismóloga Caroline Conter de São José
 Organizadoras do evento e do projeto: Deisyelen, Keila, Priscila e Juliane
Idealizadoras do projeto!
 Elisangela e Andressa ficaram responsáveis pela recepção
Parabéns, meninas, pelo trabalho exemplar!

2 comentários: