sexta-feira, 23 de março de 2012

Dose Tripla em Prol do Turismo

Opinião de uma futura turismóloga.
A dose tripla que veio beneficiar o Turismo se refere ao crescimento do setor e a concretização da economia, o reconhecimento da profissão e os grandes eventos que serão realizados no Brasil nos próximos anos. Trazendo incentivos e o engajamento na atuação do profissional como turismólogo, divulgando e desenvolvendo o setor turístico, injetando confiança e auto-estima nos profissionais do Turismo e nos que buscam essa profissão.

O turismólogo é um profissional apto para trabalhar o planejamento e organização de setores turísticos, um profissional muito importante para o mercado, mas a falta de conhecimento global fazia com que a profissão não fosse valorizada.

As mais diversas ocupações geradas pelo setor turístico empregam milhões de pessoas no mundo todo, e isso mostra também a importância do Turismo para a sociedade, tanto pra quem o pratica, quanto pra quem depende financeiramente dele para trabalhar. O número de trabalhadores que o Turismo emprega é expressivo e muitas vezes esses trabalhadores atuam sem o mínimo de qualificação, mas se utilizam da experiência adquirida ao longo do tempo para sustentarem suas famílias através dos empregos gerados pelo Turismo.

O setor turístico depende também de profissionais não bacharéis, como taxistas, recepcionistas, cozinheiras, arrumadeiras, ajudantes de serviços gerais, artesãos, entre outras centenas de empregos que o Turismo se utiliza para existir.

A evolução no setor trabalhista deu direito aos trabalhadores férias remuneradas e o aumento nos salários. E isso fez com que a novidade de viajar se tornasse parte integrante em épocas de férias para a maioria dos brasileiros. Assim, consolidando, desenvolvendo o Turismo e gerando mais oportunidades de trabalho para as comunidades receptoras e emissoras de turistas. Segundo o site http://www.turismo.gov.br/turismo/ “Para o diretor do Centro de Excelência de Turismo da UnB, Neio Campos, desde 2009 o curso de turismo está na grade curricular da universidade e tem sido um dos mais procurados.”

O diretor do Centro de Excelência de Turismo da UnB, Neio Campos, comentou sobre as disciplinas abordadas durante o curso de formação de turismólogos, que cada vez auxilia mais no conhecimento e na capacitação do profissional que trabalha com o Turismo, já que o setor turístico é abrangente e permanece em constante mudança, assim os profissionais devem sempre ter o conhecimento necessário para se adaptar as transformações que ocorrerem. A divulgação do profissional de Turismo e sua valorização dependem da atuação e do conhecimento adquirido de cada um.

Concluindo que os profissionais de Turismo deveriam ser reconhecidos como uma profissão, começaram-se as buscas para legalização e formalização dos turismólogos, sendo especificadas na lei as funções e atividades pertinentes a esses profissionais. O ano de 2012 foi muito importante, pois se obteve a concretização da regulamentação da profissão e hoje os turismólogos podem comemorar o final de um extenso processo na luta para ser um profissional reconhecido e mais valorizado.

Segundo o site do Ministério do Turismo, a Lei 12.591 dispõe sobre:
“A Lei 12.591, de 18 de janeiro de 2012, considera as seguintes atividades do turismólogo: planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; coordenar e orientar trabalhos de seleção e de classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando o aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realizar estudos de viabilidade econômica ou técnica; coordenar e orientar levantamentos, estudos e pesquisas relativamente a instituições, empresas e estabelecimentos privados que atendam ao setor turístico”.

A regulamentação da profissão do turismólogo certamente abrirá novas oportunidades e determinará novos rumos para quem trabalha no setor turístico, onde se acompanha as novidades e aderem aos padrões de qualidade para satisfazer os turistas, as fontes geradoras de renda para o Turismo.

Acadêmica: Juliane Aparecida Rossetto Maciel
Sinop / MT - 22 de Março de 2012

Página da fonte da imagem: http://www.selj.sp.gov.br/noticias/20090903_turismologos.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário