sexta-feira, 16 de março de 2012

O Turismo sustentável começa com quem monta o pacote

(Fonte: Revista Viagem e Turismo, Dezembro 2011)
Sob o ponto de vista de uma futura turismóloga.

Ao procurar um profissional capacitado para organizar uma viagem, os turistas estão abertos a orientações e sugestões que lhes serão propostas. Para tanto, é importante que o profissional esteja bem informado, para então, proporcionar produtos que contribuem com a preservação e conservação do meio ambiente. A maioria das pessoas querem colaborar com o processo dos novos hábitos que são propostos a serem adotados, porém muitas vezes não têm acesso a esses programas, ou em sua cidade não há coleta seletiva, por exemplo. Assim, buscam contribuir de uma outra forma, como através do consumo de produtos e serviços que beneficiam o meio ambiente em que vivem. Estas pessoas buscam de alguma forma ajudar e na maioria das vezes optam por consumir produtos e serviços que sejam sustentáveis.

Na atualidade, a sustentabilidade é um assunto muito comum. E os profissionais ligados diretamente ao Turismo devem saber de seus compromissos quanto à preservação e conservação do meio ambiente para que a prática do mesmo não deixe de existir. Evidenciando a importância de se ter pessoas conscientes e comprometidas com a profissão em que atuam, buscando sempre opções alternativas para colaborar com o espaço em que habitamos.

O alerta dos problemas causados pelo homem no meio ambiente vem se demonstrando através da própria natureza, como os desastres ecológicos e o aquecimento global, por exemplo. Sendo assim, as sugestões compostas de produtos e serviços que beneficiarão a natureza devem ser acatadas como prioridade, para que, de alguma forma se contribua na diminuição de tragédias e destruições que acontecem  em todo o planeta. 

O mundo vivencia uma época de conscientização ambiental, surgindo frequentemente, a necessidade de se praticar mais ações para proteger e renovar o planeta em que vivemos, e todos os setores estão buscando novas ideias e invenções inovadoras para colaborar com o meio ambiente. As agências de viagens devem apresentar produtos diferenciados aos turistas, como por exemplo, substituir o automóvel pelo passeio de bicicleta ou então uma trilha ou caminha, associando o melhor aproveitamento da paisagem local e realização de uma atividade física, substituindo assim, o transporte poluente por transportes alternativos de menor impacto ambiental. 

Com as mudanças de hábitos na forma de locomoção, existe grande possibilidade de redução dos poluentes agressivos ao meio ambiente, conforme demonstrado na figura abaixo.
O agente de viagens também tem a função de fazer orientações ao turista sobre a preservação do local visitado para que não venha a ser degradado afetando o Turismo local. Uma vez que o Turismo depende intrinsecamente da conservação e preservação do meio ambiente. Deve-se assim, zelar pela boa conservação e fiscalizar o mau uso, tornando-se uma obrigação de todos que praticam o Turismo. De acordo com a Revista Viagem e Turismo “O turista precisa fazer sua parte em relação à sustentabilidade, contribuindo com a preservação do meio ambiente e com a valorização sociocultural nos destinos que visita” (Revista Viagem e Turismo, Dezembro 2011, pg. 97).

No ramo turístico todos os empreendimentos devem se orientar a respeito das possibilidades de ajudar o meio ambiente. As empresas hoteleiras, por exemplo, estão se modernizando e acompanhando o avanço das novidades para proteger e conservar o planeta, como demonstração desta modernização elas investem em equipamentos que resultam em maior economia e aliado a isso, estão os cuidados com o meio ambiente.  Utilizam os recursos disponíveis para contribuir com a diminuição da poluição no mundo, e os turistas hospedando-se em empresas como estas consequentemente estarão contribuindo também, e aprendendo a valorizar empreendimentos como esses que pensam no futuro. E os agentes de viagens que dão prioridade a esses locais estão fazendo parte do Turismo sustentável.

A opção da sustentabilidade estar embutida em produtos e serviços que já se consome, facilita a participação e a consciência das pessoas na ajuda a preservação e conservação do meio ambiente. A sociedade está mais consciente das mudanças que estão acontecendo aos poucos, e que todos devem ter a sua participação nela.

A sustentabilidade no Turismo tem sua importância devido aos bens que se utiliza para que ele exista, e dos processos de planejamento e organização desses locais turísticos para que haja a visitação dentro da sua capacidade de carga, assim não serão deteriorados e destruídos ao longo do tempo.

A utilização correta dos recursos disponíveis no meio ambiente só trará benefícios à sociedade e a falta de consciência acarretará num movimento desproporcional ao nosso mundo, gerando destruições e acabando aos poucos com os benefícios existentes.
Juliane Aparecida Rossetto Maciel.
Acadêmica do 7º semestre do curso de Turismo da Fasip


Um comentário:

  1. Ola Simone como vai? Primeiramente parabéns pela tema abordado! Precisamos incentivar que as pessoas cobrem os empreendimentos a adotar praticas sustentáveis.

    Gostaria de aproveitar e convidar você e seus leitores a conhecerem nosso portal www.ecohospedagem.com , que tem tudo haver com o tema de seu post! Nosso portal conta com dicas e informações de sustentabilidade para turistas e hoteleiros!

    Um abraço e parabéns novamente,

    Thiago Cagna

    ResponderExcluir