Mais uma lei promete repercutir efeitos no turismo nacional. Trata-se da Lei 11637/07, que dispõe sobre a criação do Selo de Qualidade no Turismo. A certificação é para hotéis, agências de viagens, transportadores turísticos, entre outros segmentos do setor.
A implantação do selo é uma iniciativa do MTur em parceria com o INMETRO e tem como objetivo melhorar a imagem e a qualidade dos serviços e produtos turísticos brasileiros. A norma foi elaborada após estudos de processos de certificações em países como a Suíça, Chile, França, Alemanha, Espanha e Nova Zelândia, que já possuem Selo de Qualidade no Turismo.
Na França, mais de 2500 estabelecimentos independentes já conseguiram o Selo Francês de Qualidade, e na Suíça cerca de 3000 empresas definem e mantém um nível de qualidade de serviços diferenciados por 3 categorias: qualidade de serviços, qualidade de liderança e sistema gestão de qualidade.
No Brasil o selo será fornecido em toda cadeia de atividades do turismo, inclusive para os organizadores de eventos. A estimativa é que no segundo semestre de 2012 os primeiros selos de qualidade comecem a ser entregues. Segundo o diretor do MTur, Ricardo Moesche, a adesão ao selo é voluntária. (De acordo com a Lei do Turismo, a única obrigatoriedade dos segmentos turísticos é do cadastramento no sistema Cadastur)
A busca pela qualidade no Brasil contribui para alcançar os padrões de excelência verificados nos países líderes do turismo. Para competirmos com o mercado mundial precisamos melhorar nossos padrões de qualidade e neste processo todos os prestadores de serviços devem estar engajados. Somos responsáveis, individualmente, pela qualidade da estadia do turista no nosso país.
Selo de Qualidade do Turismo Francês |
Nenhum comentário:
Postar um comentário