terça-feira, 8 de novembro de 2011

Diferença entre Turista, Turismólogo e Guia de Turismo


Olha que bacana este vídeo. Ele esclarece, de forma simples, clara e objetiva, a diferença entre turista, Turismólogo e Guia de Turismo. Infelizmente, muitas pessoas ainda não compreendem que o "Turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o Turismo em sua totalidade. Deve estar sempre preparado para trabalhar em qualquer área do Turismo elaborando, planejando e coordenando o setor." ele não acompanha ninguém em viagens, nem realiza trilhas, etc. Estas são funções do Guia de Turismo "o profissional apto a guiar pessoas por roteiros turísticos em excursões regionais, nacionais e internacionais e que informa sobre manifestações culturais, históricas e geográficas da região." O guia de turismo não precisa cursar faculdade de Turismo, apenas curso técnico.

É importante, na nossa profissão, estarmos preparados para sanar este tipo de dúvidas. É nossa função esclarecer diferenças como estas, pois, como vocês sabem, Turismo não é festa e o Turismólogo é um profissional de excelência, capaz de mudar o cenário econômico de uma cidade ou região.

4 comentários:

  1. Bom dia prof.a.
    Adorei a dica ;)

    Beijos Elisangela 8ºTur

    ResponderExcluir
  2. Sou turismologo, dono de transportadora turistica e quando falta motorista, acabo dirijindo meus ônibus, coisa que também gosto de fazer. Aprendi muito mais na estrada, no dia a dia, do que na faculdade. Turismologo, poderia no meu ver trabalhar como guia sim. Pois sabem o que a maioria dos guias fazem, dão umas simples orientações do funcionamento do ônibus, servem o serviço de bordo e vem pra gabine pra como eles mesmos dizem, pra passageiro não encomodar.
    Nós turismologos deviamos ser mais unidos, e lutar pela regulamentação da nossa profissão. Eu vou ter que fazer um curso tecnico para poder atuar como guia, de 7 meses. Vou dar aula pra professora com certeza, pois sendo turismologo e tendo viajando por varios anos, aprendi muito do que um guia pode fazer ou não, viajei com alguns poucos guias otimos e muitos fracos.

    ResponderExcluir
  3. O aluno cursa faculdade de Turismo com o objetivo de trabalhar no planejamento e organização do setor. Ele pode trabalhar como Guia de Turismo sim mas, para isto, precisará fazer um curso técnico que o preparará para atender a região que deseja operar. Por exemplo, para ser Guia de Turismo em Chapada dos Guimarães, o Guia de Turismo precisa ter noções da geografia (tipos de plantas, animais, solo, clima, localização de rios etc.) e história local para prestar informações e assessoria aos turistas. Também é imprescindível que falem a língua do visitante. Em grandes excursões geralmente há guias que acompanham os turistas desde o deslocamento (no transporte aéreo ou terrestre).
    A classe dos Turismólogos precisa ser unida sim, e dúvidas sobre a profissão precisam ser esclarecidas.

    ResponderExcluir