quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Turismo - O curso que é uma delícia!


Vantagens da profissão. De olho nas tendências.

- Dona Cida, por que a senhora escolheu o curso de Turismo?
- Porque o “Turismo é uma delícia!”

Sempre que alguém perguntava para minha colega de faculdade Maria Aparecida – a querida Dona Cida – algo referente ao turismo, ela aparecia com essa resposta. Apaixonada pelo curso, a agora turismóloga empreendedora e proprietária de um dos atrativos turísticos mais visitados da cidade (Balneário Vale do Sol) sempre fez questão de deixar claro seu carinho pela profissão.

- Soane, porque você escolheu estudar Turismo?
- Porque “Eu amo viajar!”

Palavras de outra colega, Soane Soccol, turismóloga que atualmente trabalha em uma conceituada agência de viagens e turismo na cidade de Sorriso.

Gostar de viajar é um dos fatores que leva muitos alunos a escolher a profissão de turismólogo, e saber que o curso é “uma delícia” também pode influenciar a escolha. Mas, o que eu quero esclarecer aqui é que não basta um curso ser “gostoso” e formar turistas não é o objetivo do curso superior de Turismo. O turismólogo geralmente viaja bastante, mas não para usufruir do turismo, e sim para organizá-lo, visitar clientes, conhecer produtos e serviços e se atualizar com as novidades do setor.

É importante, antes da escolha da profissão, conhecer as vantagens que ela apresenta. Uma das vantagens do curso de Turismo é que a área de atuação do profissional é bastante abrangente. O turismólogo pode trabalhar na promoção de eventos, em agências de turismo, em hotéis, em estudos de intercambio etc. No decorrer do curso é possível avaliar cada área e depois escolher a que mais se identifica.

O estudo do Turismo é voltado para as tendências. Para o turismólogo hoje o momento é de estudar o Brasil. No curto período de 5 anos nosso país sediará a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente em 2012; a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Esses grandiosos eventos farão aumentar, e muito, a demanda de turistas do mercado nacional e internacional.  Para atender essa procura a ação de profissionais capacitados para trabalhar no planejamento organização e treinamento de mão de obra será imprescindível.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Simone querida!!! Visito sempre que consigo um tempinho livre aqui na empresa... Concordo com a Dona Cida e com a Soane, o Turismo é uma delícia e eu também AmO viajar!! Sucesso aos turismólogos!!Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Su. O Turismo é show mesmo. E nós somos os organizadores do grande espetáculo. ;)

    ResponderExcluir
  3. O Turismo é um atrativo que está em grande crescimento, sendo assim, a profissão do Turismólogo tende a tomar os mesmos rumos, como postado anteriormente pela colega, o curso de turismo nos leva a empreender em diversas áreas, vale muito ressaltar que não se trata apenas de hotelaria, agencia de viagens e companhias aéreas, você pode atuar como Planejador, Docente, Pesquisador, Consultor, etc. trabalhei vários anos no setor hoteleiro, hoje atuo como Docente da Área e estou me especializando mais ainda para trabalhar com Planejamento e Meio Ambiente.

    Tenho paixão pelo que faço e se tivesse que escolher de novo outra profissão escolheria o Turismo sem receio nenhum.

    a todos um forte abraço e até breve. ATT. Campos

    ResponderExcluir