sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Futuros Turismólogos, leiam!


A importância da leitura específica
Se você é aluno do segundo semestre do curso de Turismo em diante, é possível já ter percebido certa inclinação por um dos segmentos do setor.
Quando isso acontece, o ideal é procurar conhecer melhor a área através da leitura e da pesquisa. A biblioteca da Fasipe dispõe de excelentes obras sobre as várias áreas do turismo, mas não limite-se a elas. Pesquise em sites, compre e leia livros, revistas e jornais, procure manter-se atualizado sobre o assunto. Esforce-se para fazer disso um hábito. Leia regularmente. Através da leitura regular é possível entender e assimilar o conteúdo que se lê.
Mas, para você que está pensando: – “E o que eu ganho com isso? A faculdade dispõe de professores que são pagos para ensinar!” – Eu adianto que um dos benefícios de adquirir o costume de ler sobre a área pela qual se tem inclinação é que, quando chegar o momento de realizar trabalhos como o TIC você estará preparado (e talvez até ansioso) para expor o assunto, pois essa rotina pode facilitar a organização de suas idéias.
Investir em livros também é uma atitude inteligente. Quando for planejar seu projeto de monografia, já terá seu próprio acervo para a pesquisa. (Acredite, haverá dias em que você procurará o livro X para conclusão do seu trabalho e ele estará nas mãos de outro aluno – isso não é uma maldição, são imprevistos que podem acontecer).
Se você ainda está em dúvida (o que é perfeitamente normal) sobre qual segmento seguir, aconselho a leitura de livros que façam referência ao planejamento – organização e desenvolvimento turístico e segmentação de mercado. O importante é ler sempre, pois como disse Monteiro Lobato “Um país se faz com homens e livros”. A leitura nos permite construir o conhecimento que dará formas ao nosso futuro, é a base para o nosso desenvolvimento como profissionais e cidadãos.
Na parte direita do blog, há um gardget indicando alguns livros que serão trabalhados nas disciplinas ministradas por mim. Dê uma olhada e, se precisar de outras indicações, contate a mim ou a equipe de professores de Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário