quinta-feira, 3 de maio de 2012

Curso de Turismo discute cultura negra no dia 09 de maio


A cultura africana está fortemente ligada à cultura brasileira. Sua influência na formação do povo brasileiro é percebida, principalmente, por heranças na culinária, religião e danças. A capoeira, o candomblé e o uso do leite de coco, azeite de dendê e óleo de palmeira nas receitas brasileiras, são um exemplo.

Com o propósito de oferecer a sociedade uma visão mais clara da cultura afro-brasileira, e um maior conhecimento desse povo, que tanto contribuiu para o desenvolvimento cultural do país, os acadêmicos do curso de Turismo da FASIPE realizarão, na próxima quarta-feira (9) um evento cultural, com palestras, apresentações culturais e exposições artísticas, intitulado “O Negro”.

Estarão presentes os seguintes palestrantes: Soraide Castro (Presidente da OAB); Reginaldo Martins (Pastor da Igreja Batista Nacional do Jardim Botânico); e Zeneide Pereira da Silva Santos (Presidente da UNAFRO).

Com a execução deste trabalho, os organizadores esperam dotar os acadêmico e demais participantes, de uma dose a mais de cultura, expressa através das artes plásticas e apresentações artísticas. Outro objetivo é expor, através das palestras, a importância do negro na cultura brasileira.

O evento será realizado a partir das 19 horas, no auditório da Faculdade Fasipe, que está localizada na Av. Magda Cassia Pissinati, sentido Aeroporto Municipal. É aberto ao público. Todos os interessados podem participar do evento.

Confira na íntegra o cronograma das atividades a serem realizadas:

19:00h: CERIMONIAL DE ABERTURA

PALESTRAS:

19:20h: Eu e a Minha Cor!: Palestrante: Reginaldo Martins – Pr. Igreja Batista Nacional
20:10h: O Negro e o Sistema de Cotas: Palestrante: Soraide Castro – Presidente da OAB
21:10h: O Negro ontem o Negro hoje: Palestrante: Zeneide Silva – Presidente da UNAFRO (União de Negros e Afros de Sinop).

APRESENTAÇÕES CULTURAIS:

DANÇA TRIBAL – Márcia Nascimento. (20:00h)
MAKULELE – Grupo de Capoeira ACALF. (20:50h)
DANÇA SAMBA DE GAFIEIRA – Escola de Dança Marcelo Santos. (21:50h)

EXPOSIÇÃO DE ARTE:
Associação dos Artistas Plásticos de Sinop: Telas, Vestimentas africanas; Instrumentos de Capoeira; Artesanato afro brasileiro.

Organização: Acadêmicos do 5º semestre de Turismo/Faculdade Fasipe
Assessoria de Imprensa: Laércio Romão / Elizeu Teixeira (Acadêmicos do 5º semestre de Jornalismo/Faculdade Fasipe)


Nenhum comentário:

Postar um comentário