sexta-feira, 4 de maio de 2012

Parque Nacional da Tijuca e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – Investimentos no Setor


O turismo hoje no brasil, em alguns seguimentos enfrentam problemas como a falta de infra estrutura, pouca informação e isso acaba desmotivando o turista a visitarem algumas localidades, que as vezes esta enfrentando um período de transformação e ou até mesmo um lugar bem próximo é deixado de ser explorado por falta de informação. Por isso sites como esse, revistas e outros informativos turísticos são importantes e essenciais dentro deste seguimento.

O parque nacional da Tijuca deve receber em torno de 51 milhões de investimentos e melhorias nos próximos 2 anos. O projeto esta sendo comandado pela empresa Cataratas do Iguaçu S/A. líder do consórcio vencedor do edital apresentado pelo ICMBio (instituto Chico Meneses de conservação da Biodiversidade. Na reforma esta previsto a revitalização do antigo hotel Paineiras, e a construção da área de estacionamento. A idéia é deixar o espaço pronto para 2014,quando nosso país sediara a copa do mundo. O consórcio vencedor da licitação será responsável pela operação do transporte, estacionamento, estação de transferência centro de convenções,loja de lembranças, exposição ambiental permanente e a área de gastronomia, com dois restaurantes e uma lanchonete.

O prazo da concessão é de 20 anos,podendo ser projetado por mais 5 anos, depende da avaliação do ICMBio. Cataratas do Iguaçu S/A já é responsável por gestão do projetos semelhantes em dois dos mais importantes pontos turísticos brasileiros. Sendo eles, parque nacional do Iguaçu e parque nacional Marinho Fernando de Noronha. Segundo o gerente geral da empresa o principal objetivo é prestar um serviço eficaz e com qualidade aos visitantes.

A Cataratas do Iguaçu S/A, já tem ampla experiência em parcerias público-privadas. Ela está presente no parque Nacional do Iguaçu a 11 anos, com uma gestão eficiente e organizada, com sua competência reconhecida pelo ICMBio. O trabalho da empresa é modelo para outras unidades de conservação do Brasil. Neste ano a empresa também esta trabalhando no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, por meio da filial Econoronha.

Dentre as melhorias destaca-se o postos de informações de controle que serão construídos nos principais pontos turísticos do parque, como no acesso das praias do sacho, Leão Sudeste e Atalaia. Assim o turista poderá usufruir de bicicletas para passeios, equipamentos de mergulho, mapas, lanchonetes e loja de souvenires. No centro de visitantes da ilha, que será reformado pelo ICMBio a econoronha terá a responsabilidade de implantar e manter uma exposição permanente, um balcão de informações, loja de lembranças e uma lanchonete.

Além disto, a empresa construirá a sua sede administrativa na ilha. A previsão de investimento em Fernando de Noronha é de R$ 8 milhões em 2 anos.

Acadêmica 7º Turismo /Amanda Oliveira Michalczeszen

Nenhum comentário:

Postar um comentário