segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Porque optar pelo curso superior de Turismo?

Quando um aluno termina o ensino médio é comum surgir dúvidas entre ingressar em um curso técnico ou em um curso superior. Para quem pretende trabalhar no ramo turístico e não sabe qual é a opção mais viável, existem algumas diferenças básicas que poderão ajudá-lo a se decidir.
O curso técnico é um curso de nível médio e a sua duração compreende um período de estudo que vai de um ano e meio a dois anos. Já o curso superior, tem a duração de quatro anos, de acordo com autorizações do MEC. Por ter menos duração, o técnico ingressa mais rápido no mercado de trabalho, mas a renumeração é menor do que a do bacharel e, não raro, o profissional de nível superior gerencia profissionais de nível técnico. O curso técnico também não elimina a necessidade de investir em uma faculdade onde o aluno irá adquirir capacidade crítica e será instruído para criar planos, programas, projetos e realizar pesquisas no setor.
 A educação profissional recebida em uma faculdade ou universidade possui conceitos teóricos e, o acadêmico é capacitado para planejar, interpretar, avaliar e analisar informações tanto no setor público quanto no privado. É indicada para àqueles que ambicionam ocupar cargos de planejadores, gerentes, pesquisadores. Os graduados no curso superior de turismo são Turismólogos.
A educação profissional recebida em um curso técnico faz referência ao treinamento para a execução de rotinas operacionais e administrativas de agências ou operadoras de turismo, hotéis, bares e restaurantes, etc. É indicada para àqueles que pretendem ocupar cargos de recepcionista, garçom, guia de turismo, agente de viagem, entre outros. É pouco teórico e no término do curso o aluno será técnico em turismo.
Países em desenvolvimento como o Brasil carecem de pessoas com percepção apurada da indústria do Turismo, com formação apropriada para interpretar as tendências globais e garantir formas de desenvolvimento do turismo adequadas. Se você realmente quer se destacar como profissional no turismo nacional, o curso superior oferece ferramentas para isso.

10 comentários:

  1. Qual a diferença entre um profissional que faz turismo e dirige um hotel e um que faz administração e dirige um hotel? Quais os benefícios que um turismologo pode trazer?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rodrigo

    O Administrador e o Turismólogo – ou Bacharel em Turismo e Hotelaria – possuem mais semelhanças do que diferenças.

    O curso de Administração é bem abrangente e pode ter diferentes focos. O curso de Turismo pode ser interpretado como um curso de gestão com ênfase no Turismo e Hotelaria. A Administração permite isso, do mesmo modo que existe curso de administração geral, de administração com ênfase em marketing, com ênfase em finanças, sistemas de informação, administração hospitalar, entre outros, pode ter com foco em um segmento de mercado, como é o caso do Turismo.

    Quanto aos benefícios, em tese, o bacharel em Turismo e Hotelaria pode estar mais preparado para gerenciar hotéis, visto que o curso proporciona tal ênfase para o profissional oferecendo disciplinas direcionadas ao setor hoteleiro como, por exemplo, Meios de Hospedagem I e II, onde o aluno estuda toda a dinâmica do hotel – porte, classificação, serviços, departamentos operacionais e administrativos, governança e seus mecanismos de funcionamento etc. – além disso, o acadêmico participa de laboratórios, visitas técnicas em hotéis e realiza estágio no setor.

    ResponderExcluir
  3. Oiiii prof.a, você sempre muito criativa e inteligente, adorei o BLOG...bom prof..um dia pretendo experimentar um... (vários) sorvetes italiano e outra..rss levar uma belíssima e calorosa cantada de um gondoleiro...kkk
    O turismo é mesmo encantador ainda mais com profissionais que desempenham a sua função com amor e entusiasmo, como diz a Marcelina: Paixão em Servir.

    Beijinhos *;

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri,

    Olha, posso afirmar três coisas: Sorvete italiano é bom demais. Enquanto houver Veneza haverá gondoleiros galanteadores e... Com planejamento e dedicação, todo sonho é possível!!!! Bjs, querida.

    ResponderExcluir
  5. PARA REFLETIR

    É possível implantar projetos turísticos sem levar em consideração uma definição mais apurada sobre o turismo?

    ResponderExcluir
  6. Não. Antes da implantação e até mesmo elaboração de qualquer projeto turístico, é necessário o conhecimento não só do que é Turismo como também do local em que o projeto será aplicado, das políticas públicas e privadas e das leis ambientais.
    O turismo pode promover – em um local, cidade ou região – impactos positivos ou negativos, portanto, antes de qualquer implantação de projeto, um estudo meticuloso do setor é imprescindível.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,

    Em um concurso público com vaga destinada para Turismologo, o Tecnologo em Gestão em Turismo podera ocupar a vaga?

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    A diferença entre o Turismólogo e o Tecnólogo é que o primeiro realizou curso superior, e o segundo curso técnico. Logo, se o concurso público apresenta vaga destinada a Turismólogo (bacharel), a mesma não poderá ser ocupada por Tecnólogo (técnico).

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Peço a sua ajuda no seguinte: No final do ano de 2012 finalizarei a minha Licenciatura em Turismo (UFRRJ/CEDERJ), por sinal a turma de 2009 é a primeira no Brasil com essa formação. Como já tenho faculdade fiz concurso e passei para curso lato sensu em Educação Ambiental IFF e gostaria de uma sugestão para um tema que posso trabalhar tanto na minha monografia para a faculdade como para o artigo que terei que apresentar para a pós onde eu possa associar Turismo e Educação Ambiental aqui na Região dos Lagos - RJ. Desde já agradeço a sua atenção. Abçs.

    ResponderExcluir
  10. OLÁ,
    EM UM CONCURSO PÚBLICO QUE O CARGO É (TURISMÓLOGO) SENDO NÍVEL DE ENSINO SUPERIOR COMPLETO ESPECÍFICO CONFORME EDITAL (Turismólogo - Exigências complementares no ato da posse - Habilitação específica com registro no
    órgão competente) SENDO ASSIM NO EDITAL NAO TEM INFORMAÇÃO COMO bacharel ou nível superior com duração mínima de quatro anos, nesse EU SENDO FORMADO COMO você [ tecnólogo em Turismo ] Grau Outorgado: Tecnólogo em Gestão de turismo
    VOU poder concorrer ao cargo de nível superior ?.

    ResponderExcluir