quarta-feira, 2 de maio de 2012

PRONATEC COPA - Qualificando para a Copa 2014


O Pronatec Copa é um programa gratuito de qualificação, voltado para os profissionais da área de turismo, hospedagem, alimentação e agencias de viagem, será lançado até o final de março pelo ministério do turismo. Essa iniciativa faz parte das ações preparatórias para a copa de 2014.

No inicio serão 80 mil vagas direcionadas para 32 atividades ligadas ao turismo. Nas 12 cidades que sediara a copa. Fora dos cursos de qualificação oferecidos os profissionais ainda poderão fazer curso de inglês e espanhol. Para inscrição os profissionais deverão fornecer seu CPF, e CNPJ da empresa onde trabalha, esta empresa devera estar inclusa do cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur, o CADASTUR.

 As matriculas serão realizadas pelo site WWW.pronateccopa.turismo.gov.br. O link também estará disponível nas secretarias de turismo das cidades onde os cursos serão realizados, e um sistema de 0800 será disponibilizado para os alunos tirarem as duvidas em relação à inscrição. Os cursos serão presenciais e de 160 horas/ aula, e quatro meses de duração no termino do curso os alunos receberão certificado, e as empresas que participarem receberão um selo oficial do governo, para testar que o estabelecimento fez parte  da preparação para receber os turistas com mais qualidade.

De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira. “Nesta primeira etapa, 80 mil vagas serão disponibilizadas, incluindo o curso de idiomas. Outras 160 mil vagas serão abertas pelo programa em 2013 e 2014, totalizando 240 mil vagas”.

O MTur e o MEC tem uma parceria com o Pronatec Copa e o Pronatec Idiomas. Os executores das aulas consistem em um sistema do instituto federais que possuem experiência na área de qualificação. A estratégia do MTur é aproveitar os programas já existentes, e que foram aplicados com eficiência por esta instituição
Além do Pronatec o MTur apoiará a preparação de serviço nas cidades sede. O foco serão para os profissionais da segurança, policiais, taxistas, e motoristas de transporte turístico.

CONHEÇA OS 32 CURSOS OFERECIDOS

Pré-requisito: ensino fundamental incompleto - Auxiliar de cozinha; auxiliar de garçom; auxiliar de confeitaria; atendente de lanchonete; camareira; chapista; churrasqueiro; condutor de visitantes; copeiro; garçom básico; cozinheiro industrial; masseiro; mensageiro; monitor ambiental; monitor de recreação; padeiro; padeiro; confeiteiro; pizzaiolo; recepcionista; recepcionista de eventos; salgadeiro; sushiman.

Pré-requisito: ensino fundamental completo - Agente de informações turísticas; mestre de cerimônias.

Pré-requisito: ensino médio incompleto - Auxiliar de serviços de hospedagem; auxiliar de agenciamento de viagens; recepcionista em meios de hospedagem.

Pré-requisito: ensino médio completo - Bartender; condutor de turismo de aventura; organizador de eventos; sommelier; agente de viagens. (ASCOM,09/03/2012.)

Amanda Oliveira Michalczeszen
7º Turismo/ FASIPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário