terça-feira, 15 de maio de 2012

O NEGRO


O tão aguardado evento O NEGRO foi um sucesso. Além de promover a cultura negra trazendo a dança, a música e o conhecimento histórico para a comunidade acadêmica, o evento teve seu momento social, onde muitos alunos e convidados puderam depor sobre questões relativas ao preconceito, a discriminação e ao racismo que infelizmente ainda é intenso no mundo, no Brasil e, como pudemos constatar através de alguns relatos durante os debates, aqui em nossa cidade de Sinop.

O evento foi além da beleza das cores, da decoração bonita, da alegria dos acadêmicos por um trabalho concluído. O evento impactou, fez com que algumas pessoas parassem e refletissem sobre questões humanas, sobre a discriminação direta e indireta contra o negro, contra o pobre, contra a mulher, contra o homossexual.
Agradeço de coração a todos os envolvidos no evento: Artistas, palestrantes, dançarinos, equipe de Cerimonial, alunos, professores, coordenadores e, em especial ao Sr. Deivison e Sra. Magda, que sempre apoiaram os eventos do curso, permitindo-nos o atrevimento de trabalhar com temas polêmicos, mas que precisam ser discutidos.
Como disse o palestrante Pr. Reginaldo, “todos estão de parabéns pela apresentação de um trabalho tão ousado e importante”.
 Acadêmica de Turismo, Rosa de Jesus
  Dançarina e integrante da UNAFRO - Márcia Nascimento e Rosa - Grupo Sacolejo

Palestra com Pr. Reginaldo Martins TEMA: Eu e a Minha Cor!
 Bastidores do Evento... Preparativos.

 Palestra com Dra. Soraide Castro - Presidente da OAB TEMA: O Negro e o Sistema de Cotas
 Dança Afro Márcia Nascimento, Zeneide Silva e integrantes da UNAFRO
 Idealizadores do evento. Acadêmicos do 5º Turismo Jéssica Roberta, Jéssica Fernanda, Rodrigo, Eric, Waldeci, Juliana e Carmem. Parabéns!!
 Rosa e eu. Felizes com o sucesso do evento.

 Grupo Acaf de Capoeira, apresentando o Makulelê


 "Parabéns pela apresentação de um trabalho tão ousado e importante”. Pr. Reginaldo Martins.

Um comentário:

  1. CULTURA,ganhou um significado amplo e diversificado. Nos dias atuais a palavra Cultura tornou-se sinônimo de manifestações artísticas como música, dança, artes plásticas, teatro, pintura, cinema etc. Cultura é isso, mas não é apenas isso. Cultura é, também, o cultivo dos valores abstratos de uma comunidade ou sociedade, tais como: memória histórica, símbolos, genealogias; hábitos, costumes, crenças, tradições e idioma de um povo; linguagem, formas e modos de ser, fazer e comunicar; o “jogo” constante de influências que um indivíduo exerce sobre o seu meio e vice-versa, etc., etc. Dito isto, a maior certeza no que diz respeito à palavra Cultura é: todos os seres humanos possuem, em maior ou menor grau, desde que estejam vivos e convivam com outros seres humanos.

    Academica:Turismo Rosajsv

    ResponderExcluir