sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cuiabá se prepara para a Copa


Devido grande correria para o megaevento de 2014, Cuiabá está enfrentando um período escasso de tempo para grandes obras e construções.

As obras de infraestrutura da copa de 2014 ainda nem começaram, mas já causam preocupação de inúmeras pessoas em Cuiabá e Várzea Grande. Dentre nervosismo e otimismo, está o arquiteto e urbanista José Antônio Lemos. Em 1973, ele e alguns colegas de trabalho, encabeçaram um grupo técnico que promoveu a maior transformação em Mato Grosso nas últimas décadas: a criação do Centro Político Administrativo em Cuiabá.

Na época o ex-governador José Fragelli pretendia terminar o mandato com as obras concluídas. Mas mesmo assim, não existia a pressão de um prazo estipulado de término, como o evento de 2014. Lemos afirma que, olhando para traz, é impossível conceber Cuiabá sem a Avenida do CPA. E o mesmo acontecerá com as obres que estão por vir. Ele lembra que cada obra tem sua peculiaridade, e irá atender as necessidades da copa do mundo, ainda que não se construa tudo que esta se planejando, sem a vinda da copa não sairia nem o começo dessas melhorias.

Das mais de 100 obras previstas para a copa, apenas dez estão em andamento. Mesmo assim, o governo tem um discurso otimista e garante um verdadeiro canteiro de obras a começar no próximo mês. As principais intervenções são aquelas que envolvem trincheiras como a que será construída entra a Rodovia Mario Andreazza e a Avenida Miguel Sutil, que faz parte dos investimentos R$ 5,2 milhões do Estado além das três trincheiras que estão no pacote do departamento nacional de infraestrutura de transportes (Dnit). Outra obra importante é a adequação da capacidade e melhoria da segurança viária da travessia urbana de Cuiabá e Várzea Grande, sub trecho da avenida Miguel Sutil até o centro de eventos do Pantanal.

No fim do mês de fevereiro, o tribunal de contas de Mato Grosso homologou uma medida cautelar que suspendeu o lote 02 na concorrência nº 01/2011, realizada pela secretaria Extraordinária da copa do mundo FIFA 2014 (SECOPA), para contratação de empresa de engenharia que fará a execução das obras. O edital foi republicado para 9 de abril, e se tudo correr bem as obras começam no inicio de Junho.

A preparação começa. Uma reprogramação para desafogar o trânsito para o início das obras, já foi feito, porém ainda assim as datas são longas e os processos muito lentos. A prefeitura também já está se mobilizando para algumas implantações de controle, como câmeras que serão distribuídas por toda cidade. O DETRAN se responsabilizou por sinalizar toda a cidade com a ordenação das vias de acesso para veículos de carga, embarque e desembarque, este serviço só não foi executado ainda por falta de verba, pois ira custar 160 mil. A federação  do comércio de bens, serviços e turismo do Estado de Mato Grosso e mais 20 entidades criaram um comitê de apóia a Copa, para auxiliar e acompanhar as obras.

Devido a previsão do inicio das obras, comerciantes e a população já tendem a se habituar a mudanças de trajeto, pois logo terão seus caminhos comprometidos. A obra ais adiantada até agora é a Arena Pantanal, sua obre chegou a 43% da execução neste mês. A FIFA visitou o local, e garantiu a normalidade no cronograma. Outras obras relacionadas ao estádio, são aquelas de construção dos três Centros Oficiais de Treinamento, (COTs), Morada da Serra e UFMT, em Cuiabá e na Barra do Pari, em Várzea Grande. O COT de Várzea terá capacidade para 5 mil torcedores e será também o estádio da cidade industrial.

Segundo o doutor Luiz Miguel de Miranda as construções como: os o estádio os COTs, e as praças são as que menos preocupam no momento, porque envolve pouca logística e mobilidade. Para ele a maior preocupação é o VLT (veículo leve sobre trilhos), que ainda não tem prazo para iniciação da obra. O tempo previsto para execução é dois anos. Sendo assim é provável que o veículo que era pra servir de solução para o transito, nem esteja pronto até a copa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

Marcelo Oliveira e Silva, secretário-adjunto de infraestrutura da SECOPA, afirma que é natural acontecerem contratempos, pois a dimensão da copa exige que muitas coisas sejam feitas simultaneamente, no entanto esta tudo sob controle. Este mês, foi assinada a ordem de serviço para inicio da primeira etapa das obras de reforma e ampliação do aeroporto internacional Marechal Rondon de Cuiabá/ Várzea Grande. As obras fazem parte do (PAC ) programa de aceleração do crescimento,e deverão estar prontas até dezembro de 2013.

Em meio a grande preparação para a copa, os profissionais envolvidos no setor turístico, como taxistas, guias turísticos, funcionários da rede hoteleira, recepcionistas, enfim profissionais de diversas áreas  já estão se aperfeiçoando profissionalmente, com cursos de línguas, de qualidade ao atendimento, tudo para oferecerem um serviço de qualidade, isso é muito importante para o país e para o Estado.

Amanda Oliveira Michalczeszen / 7º Turismo FASIPE
Estádio Verdão - Copa 2014
Fonte de Pesquisa: Revista única, Março de 2012

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