segunda-feira, 16 de abril de 2012

O comércio da natureza brasileira


Nos últimos anos, a indústria de Turismo cresceu significativamente em todo o mundo. O segmento tem sido fortalecido no Brasil, em especial pela vinda dos grandes eventos esportivos. Nosso país é conhecido mundialmente pela biodiversidade natural e, por conta disto, é necessário pontuar o que é certo e o que é errado na “comercialização da natureza”.

Antes de tudo, é importante estabelecer limites de convívio do turista com a natureza, no propósito de evitar a massificação, pois o ecoturismo ou turismo ecológico é uma atividade seletiva. Em destinos onde há o contato do turista com o meio ambiente, deve haver uma ação de educação ambiental. O turismo, quando mal planejado, pode ocasionar degradação ambiental e cultural, quando deveria promover desenvolvimento local e conservação.

O ecoturismo, praticado com ética, pode ser uma alternativa rentável e sustentável de exploração e conservação dos recursos naturais capaz de proporcionar aos turistas experiências autênticas, valorizando o local e favorecendo o mercado.

No Brasil, a Amazônia é a grande estrela do país, uma das raras reservas florestais do planeta, que possui diversidade biológica imensa. Atualmente, de mais de 30 milhões de turistas interessados no ecoturismo, pouco menos de 1% visitam nossa rica fauna e flora. Diante desta realidade, percebe-se que o país precisa incentivar a qualidade, divulgar nossas riquezas, e investir na educação ambiental, de forma a promover o país e projetar uma imagem positiva a milhões de turistas potenciais do Brasil e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário