quinta-feira, 26 de abril de 2012

Turismo - Franquias em Alta no País


Faturamento no Brasil cresceu 85% em relação ao ano passado

O Brasil tem uma infinidade de atrativos turísticos naturais e também possui uma grande variedade de atrativos turísticos modificados pela mão humana. Atualmente o crescimento do Turismo no país evoluiu consideravelmente levando a população brasileira a possuir emprego e renda como consequência do aumento da procura por práticas turísticas. 

A busca em praticar as atividades turísticas existentes em todo o país cresceu muito originando o progresso do setor, sendo inseridos novos empreendimentos voltados à infra-estrutura e o atendimento turístico. O aumento na prática e no desenvolvimento do Turismo gerou a motivação para realização de novos e consistentes empreendimentos organizados para propiciar ao setor turístico mais novidades agregadas a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. De acordo com o site do Ministério de Turismo “a inauguração de 192 novas franquias de negócios de turismo, em 2011, mostra que os serviços do setor estão em alta no Brasil” e de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), “o faturamento das 864 unidades franqueadas de hotéis e agências de viagem cresceu 85,8% - cinco vezes mais que a média dos demais segmentos”.

O Turismo é um setor em constante desenvolvimento. A composição das propostas advindas para saciar a expectativa do turista fez com que os investidores se tornassem mais atentos as mudanças sugeridas pelo setor turístico, não deixando nada a desejar ao visitante, mas investindo para que seu empreendimento se torne mais atrativo e às preferências dos turistas. A atividade turística está se tornando um exercício popular, permitindo que todas as classes sociais pratiquem o Turismo, de acordo com cada perfil. O site do Ministério de Turismo acrescenta que: “O empresário está atento ao crescimento da demanda. Quando os investimentos aumentam, significa que há sinais claros de que a demanda está em evolução”, explica o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes. Segundo ele, apesar do cenário internacional de retração econômica em 2011, o turismo brasileiro bateu todos os recordes em desembarques domésticos, internacionais e em receita cambial.

O fenômeno de praticar viagens mostrou elevados dados no início do ano 2012, apontando a capacidade de ampliação e incremento do Turismo e sua importância perante a sociedade. A rapidez com que o Turismo toma proporção leva a facilitar essa atividade aos vários perfis de turistas existentes, acompanhado da praticidade dos meios de comunicação e de transportes, que facilitam o acesso a informações e o deslocamento das pessoas.

Assim, o Turismo no Brasil toma grandes proporções, além de gerar ocupação e retorno financeiro ele também vai ao encontro de novos objetivos para o país, buscando acrescentar e mostrar aos poucos para a população o que o Turismo representa e qual a sua contribuição para cada localidade que o leve a sério e o torne fonte e incremento de renda para as comunidades locais aliado ao apoio do poder público. 

Ainda segundo o Mtur, “além de faturar mais, ampliar o mercado de consumo e atrair novos investidores, o turismo brasileiro vem assumindo nova colocação na economia nacional. A soma das riquezas produzidas pelo setor de turismo, no ano passado, superou os R$ 127 bilhões, sob a ótica da oferta. Até 2020, o país deve quase duplicar essa participação. A estimativa do governo federal brasileiro é alcançar a terceira posição entre as economias turísticas mundiais até 2022”.

Para tanto, conclui-se que os indivíduos estão a cada oportunidade aceitando e participando do Turismo e os governantes estão mais abertos a aderir e sustentar à prática dessa atividade, adotando propostas para que a ela de fato aconteça de forma a produzir retornos sociais, culturais e financeiros, agregados a evolução do Turismo no Brasil.
Acadêmica: Juliane Ap.ª Rossetto Maciel


Nenhum comentário:

Postar um comentário