Visão de uma acadêmica de Turismo
Os brasileiros estão acompanhando as novidades atuais e, como forma de realizar atividades que os tragam tranquilidade e distração, estão se propondo cada vez mais a praticar o turismo.
O aumento considerável na busca por lazer e descanso trouxe como consequência o acréscimo e o desenvolvimento do setor turístico. As pessoas utilizam seu tempo livre promovendo de forma recreativa o seu período de descanso, para saírem da rotina diária e trazerem para os seus dias de folga momentos agradáveis. A partir da notícia do site pesquisado foi obtida a informação de que “Nunca se viajou tanto no Brasil: as estatísticas apontam 2011 como o ano que mais atraiu turistas estrangeiros, e em que mais brasileiros viajaram a lazer”.
Hoje a maioria dos brasileiros tem acesso a facilidades disponíveis para se realizar uma viagem. Os investimentos no setor turístico estão sendo voltados para todas as classes sociais que dispõem de emprego e renda para usufruírem de suas férias com viagens e momentos agradáveis.
A partir do momento que forem realizadas as prioridades familiares, é iniciado o processo das realizações pessoais, que envolve o emocional das pessoas, como por exemplo, viagens de férias acrescidas de reencontros familiares ou uma viagem de lua de mel, composto pelo desfrute do casal. Geralmente as aquisições das viagens a lazer estão inseridas no contexto onde todas as necessidades básicas já estão supridas, partindo assim, para as necessidades sociais, a necessidade de convivência com outras pessoas.
Uma pesquisa do instituto Data Popular, especializado em baixa renda, mostra que “pertence à classe C quase metade dos brasileiros que viajaram de avião nos últimos 12 meses. "Depois de comprar bens básicos, como eletrodomésticos, a nova classe média brasileira começa a destinar parte da renda para serviços, e as viagens de férias são prioridade", diz Renato Meirelles, diretor do Data Popular. Em dez anos, os gastos da baixa renda com viagens aumentaram 324%, bem mais que a alta de 56% verificada no topo da pirâmide”.
A potência do turismo agregada aos grandes eventos que serão realizados no país nos próximos anos pode levar o Brasil a ocupar melhores posições no ranking do setor turístico no mundo todo. Dados coletados no site http://www.fazenda.gov.br apontam que “Segundo o conselho Mundial de Viagem e Turismo, o mercado brasileiro de turismo crescerá dos atuais 130 bilhões de reais em faturamento para 207 bilhões em dez anos”.
Assim, o desenvolvimento do Brasil acarretará também na importância de como o turismo está se inserindo no país, devendo ser de forma projetada e orientada para que os retornos obtidos do setor turístico sejam positivos e não negativos, como podemos observar em alguns casos.
O Brasil tem grandes potenciais turísticos que devem ser usufruídos de forma consciente para que os mesmos não se esgotem pela falta de educação ambiental, pelo mau uso e pelo excesso de sua capacidade de carga. Todos os tipos de investimentos voltados aos segmentos turísticos devem ser observados do ponto de vista ambiental, para que o turismo não destrua o meio ambiente, mas que o utilize como fonte e incremento de renda para a população.
Acadêmica: Keila A. Oliveira Sonomura
Fontes de pesquisa:
Revista exame edição 1008, ano 46, N° 1. 25/01/2012 http://www.fazenda.gov.br/resenhaeletronica/MostraMateria.asp?page=&cod=781891
Acessado em: 22 de março de 2012
Acessado em: 22 de março de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário