sexta-feira, 16 de março de 2012

Greve da PM afeta turismo e prejudica órgãos públicos na Bahia

Análise de uma futura turismóloga.

Aquilo considerado como um bom lugar para o turista conhecer e explorar depende de alguns pontos essenciais como a diversidade de atrações, bons lugares para comer e dormir e ambiente seguro para seu lazer. Observa-se então que a prevenção e a segurança são fatores que estão presentes no  contexto do desenvolvimento do turismo, já que sentir-se seguro é um fator indispensável para um turismo de boa qualidade.
Riscos oferecidos onde o turismo é fator predominante na economia local, faz com que uma série de fatores negativos aconteça, prejudicando a população do lugar.
O presente estudo busca avaliar o quanto a greve dos policiais da Bahia pode influenciar no turismo do local, principalmente com a proximidade do Carnaval, que é a principal festa comemorada na região.
Assim, através deste texto se pretende demonstrar de uma forma resumida a importância da segurança em locais onde o turismo é a principal fonte de renda da economia.
A greve dos policiais na Bahia gerou uma série de protestos com o aumentou da violência, gerando uma grande preocupação por acontecer perto do Carnaval festa que é símbolo nacional. Sendo um estado predominantemente turístico, suas belas paisagens atraem turistas de todos os lugares, fazendo com que a economia gire em torno do turismo. O comércio não mede esforços em proporcionar o bem estar ao seu visitante, com diversas opções de lazer e entretenimento.
Entre as várias opções de lazer destaca-se o Carnaval, que é a principal festa do estado e referência mundial quando se fala em festas populares no Brasil. O Carnaval da Bahia é marcado por festas com trios elétricos e grandes blocos de rua, atraindo milhares de pessoas que procuram horas de diversão sem parar.
Infelizmente, a greve dos policiais repercutiu negativamente. A violência no estado aumentou, com roubos e assassinatos, provocando tensão em toda a população, que tem se mostrado assustada e com medo de sair ás ruas, as escolas estão com as aulas suspensas e o comércio evita abrir as portas com medo dos assaltos.
A mídia divulga os acontecimentos no estado e isso gera um grande medo por parte das pessoas que se preparam para visitá-lo.
De acordo com site  www.noticias.uol.com.br Os Estados Unidos chegaram a recomendar aos norte- americanos que adiassem viagens "não essenciais" ao Estado.”
O turista vê o conflito como algo negativo, pois ele pode ser exposto às situações que coloquem suas vidas em risco.
O estado pediu ajuda à Força Nacional de Segurança Pública para garantir a segurança da população e dos visitantes. Houve a garantia de que irão continuar no estado durante todo o período de festas, mesmo a Polícia Militar retomando suas atividades. Eles lamentam o fato, pois um acontecimento que era para ser feito em busca de melhores salários acabou  deixando em pânico os habitantes e os turistas.
Não se pode deixar de pensar na realidade dos fatos, pois em meio a tantos conflitos e contradições sempre se deve observar o conjunto de problemas. Neste caso dos militares, mal ou bem, são pessoas treinadas para cuidar do bem estar da sociedade.
De acordo com o site de notícias UOL, os policiais entraram em greve no dia 31 de janeiro de 2012, reivindicando um aumento de salários e outras melhorias no cargo que eles ocupavam.
No mesmo site, foi feita a seguinte colocação:

“O governador ainda comentou a forma de manifestação dos grevistas e disse que reajuste salarial não era a questão principal. “A ideia era levar a greve para o Rio, São Paulo e depois a Brasília. Essa formatação, depois da revelação das escutas, ficou claro que transcendem a questão salarial. Quero direcionar aqui a todos os membros da PM, para dizer que reflitam sofre o ocorrido, sobre o que afetou a imagem da Bahia, que é de paz, assegurou.

Um acontecimento desse porte às vésperas do Carnaval acaba por trazer uma imagem negativa do estado, atribuindo prejuízos ao turismo, deixando resultados que levarão tempo para serem superados.
Atualmente, é possível verificar que o governo baiano vem investindo nos grandes veículos de comunicação, buscando dar destaque ao reforço policial.
Na minha visão de futura turismóloga é importante observar que os próprios meios de comunicação acabam por trazer contradições aos olhos da sociedade, onde ora enaltece a paralização sendo como justa, em busca de uma causa, e ora demonstra aquilo que se poderia chamar de caos público.
Porém ao que não se devem fechar os olhos é o conjunto de problemas atrelado a tudo isso, pois a farda ou o distintivo representa a segurança para uma população.
A greve dos policiais foi um episódio negativo não só para o turismo e sim para todos os envolvidos, mas que pode ser superado, garantindo um belo espetáculo para todos e atraindo seus turistas novamente.

Keila A. Oliveira Sonomura
Acadêmica do 7º semestre de Turismo da Fasip

2 comentários:

  1. Bacana Simone. Estyas meninas do sétimo semestre estão fazendo um trabalho que é um show!!!

    Abraços

    Yara

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Yara. Parabéns por idealizar este projeto tão enriquecedor. Sua iniciativa é exemplar.

    ResponderExcluir