segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cicloturismo - O Turismo sob duas rodas

Acadêmica: Priscila Borges De Medeiros / 7º semestre Turismo.
O setor turístico passa por mudanças constantemente, acompanhando as transformações da atualidade. Com isto, surge o Cicloturismo que representa uma nova modalidade de Turismo que vem ganhando cada vez mais adeptos.
De acordo com esta visão, busca-se abordar sobre o Cicloturismo para averiguar quais os reais motivos que levam os praticantes a se interessarem pela modalidade turística, e se há algum tipo de incentivo para a prática da atividade no Brasil.
O Cicloturismo tem o intuito de proporcionar ao praticante a interação com a natureza e com as pessoas ao seu redor, como também incentivar a prática de exercícios físicos.
Que o digam os adeptos do cicloturismo, atividade que ganha força no Brasil, ancorada por seguidores de todos os perfis: ciclistas amadores e profissionais, fãs de natureza e apaixonados por desafios, simpatizantes de valores ecossutentáveis os mais diversos.                 
Percebe-se que as atividades de Cicloturismo são praticadas por pessoas dos mais variados perfis, que possuem o interesse de fazer passeios ou viajar para lugares mais distantes por meio de rotas programadas. Além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, contribuindo assim, com a sustentabilidade do meio ambiente.
Os motivos pelo interesse de se praticar o Cicloturismo está ligado com a disposição para a prática de exercícios físicos, com o envolvimento com os detalhes da natureza, com o meio de transporte que contribui para a sustentabilidade, com a sensação de aventura, com a oportunidade de viver novos desafios e como uma forma de lazer. 
Além de servir como alternativa de transporte em regiões nas quais o trânsito desafia a qualidade de vida dos brasileiros, as ciclovias são usadas por pessoas que querem desfrutar da paisagem e interagir com ela.
É possível observar que as ciclovias vêm ganhando destaque no Brasil, devido ao surgimento desta nova modalidade de Turismo. Com esse crescimento da atividade, surgem alguns incentivos para a criação de espaços apropriados para a utilização de pessoas que utilizam bicicletas como meio de transporte ou forma de lazer.
Com a crescente procura de pessoas buscando pela prática do Turismo como uma maneira ecologicamente correta, saudável e com um custo que não seja elevado, o Mtur está sendo um grande incentivador para que o Cicloturismo se espalhe e conquiste novos adeptos.
A modalidade é incentivada pelo Ministério do Turismo em 53 municípios brasileiros, que receberam R$ 20,2 milhões para a construção de ciclovias, entre 2001 e 2011. Segundo o Ministério das Cidades, há 2.500 km de ciclovias e ciclofaixas no País, mas um tapete curto para as 75 milhões de bicicletas que existem hoje no Brasil.
Posso observar assim, em minha visão de futura turismóloga, que a tendência do Cicloturismo é se expandir pelo Brasil atraindo cada vez mais pessoas que optem por fazer um lazer diferenciado, que agrega conhecimentos adquiridos pelo contato com os lugares ou cidades visitadas, através de culturas e estilos de vida distintos.
Fonte: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20120201.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário