sexta-feira, 27 de abril de 2012

FUNGETUR – Recursos para reformar, ampliar e comprar equipamentos


 O crescimento e o desenvolvimento do Turismo no mundo todo já deixou de ser uma novidade e agora passa a buscar investimentos e parcerias para estruturar e para suportar essa tendência. A partir de dados coletados no site do Ministério do Turismo “Foram mais de 186 milhões de viagens, entre turistas nacionais e estrangeiros, registradas no Brasil no ano passado”.

Desse modo, os números divulgados com relação às atividades turísticas pelo Ministério do Turismo, motivam os investidores do setor a atender e a incrementar as dificuldades que os turistas encontram em suas viagens. Sendo assim, a qualificação de funcionários se torna um dos mais importantes investimentos aplicados na composição do setor turístico atual, pois os serviços para serem executados de forma eficiente e diferenciados também precisam de pessoas treinadas e qualificadas para a atuarem no mercado de trabalho.

Assim, são oferecidos pelo governo, incentivos para auxiliar os empreendedores que investem no setor de Turismo. Dispondo de possíveis limites de crédito, para que a empresa turística se enquadre de forma a proporcionar aos turistas a satisfação e o desejo de retornar ao local. Segundo o site do Ministério do Turismo: “além de obras de infraestrutura e incentivo à qualificação profissional, é importante que o país seja capaz de oferecer hospedagens adequadas a esses turistas. Mas se o orçamento está curto, o Ministério do Turismo dá uma forcinha para que os estabelecimentos possam reformar, ampliar ou adquirir equipamentos utilizando recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur)”.

Os investimentos que são implantados nos segmentos turísticos normalmente são de valores elevados e de retorno prolongado. Naturalmente são grandes empreendimentos por atenderem a um número alto de visitantes que necessitam de um ambiente diferenciado para se sentirem atraídos a consumir o produto oferecido. O Fungetur proporciona ao empreendedor que utilize sua criatividade e inove seu estabelecimento, a fim de suprir a necessidade de cada tipo de turista e de obter retornos financeiros para sua empresa.

Os segmentos de Turismo devem acompanhar os anseios dos turistas, e os empreendedores já entenderam o recado, mas muitos ainda desconhecem as facilidades que são preparadas para que seu negócio seja reinventado, acarretando no aumento dos lucros e na maior geração de empregos no setor turístico.

Proporcionado pela disseminação turística nas cidades, através dos empregos oferecidos, do recebimento adequado dos turistas, das melhorias realizadas na cidade para atender aos visitantes, a ampliação nas vias terrestres, entre outras inúmeras transformações realizadas a partir das necessidades turísticas, beneficiando assim, a população local.

Os empreendimentos devem acompanhar as necessidades dos turistas e oferecer a eles novidades atraentes, que os influenciem a adquirir os produtos do Turismo. No site do Ministério do Turismo, o Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota relata que: “os turistas brasileiros e estrangeiros se mostram muito mais exigentes e as empresas parecem ter entendido essa necessidade. Só que muitos empresários, principalmente aqueles que têm hospedagens fora dos grandes centros, não sabem que têm esse recurso gerenciado pelo Ministério do Turismo à disposição. Por isso é importante lembrá-los que o Fundo foi criado para que eles possam dinamizar o próprio negócio e estimular o setor turístico da região.”

Assim, através de parcerias os segmentos do Turismo podem ser transformados, agregando valor a estabelecimentos que necessitam elevar seu padrão de qualidade e modernizar sua estrutura para melhor atender os turistas e proporcionar a eles novas ofertas de produtos turísticos.

Os empreendedores devem buscar informações, orientações, opiniões, para que seu comércio se torne mais rentável oferecendo aos turistas mais qualidade.

As atividades comercializadas nos setor turístico são adquiridas geralmente com a finalidade de descanso, tranquilidade e distração, assim um lugar bem aconchegante será sempre visado para o consumo dos turistas.

Acadêmica: Juliane Aparecida Rossetto

Fonte: Ministério do Turismo - O ministro Gastão Vieira em visita as obras de ampliação do aeroporto de Aracati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário