segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Espaço Cultural da Fasipe - Capoeira

Esta noite os colaboradores e acadêmicos da Fasipe tiveram a oportunidade de assistir uma belíssima apresentação do Grupo de Capoeira ACALFE (Associação de Capoeira Lídio Filho).

O grupo está presente na cidade de Sinop desde 2000 e tem como objetivo divulgar a prática da capoeira. Segundo o coordenador do grupo e futuro Turismólogo Eric Diego de Souza, “através da capoeira é possível proporcionar uma melhor qualidade de vida para a comunidade acadêmica além de conscientizar para a preservação da cultura afro-brasileira e diminuir o stress. A prática pode promover também o relacionamento de amizade e descontração entre os participantes”.

Esta foi a primeira apresentação realizada no “Espaço Cultural da Fasipe”. Durante toda a semana a praça de alimentação servirá de palco para apresentações de artistas da cidade (músicos, pintores, poetas, dançarinos, grupos teatrais, etc). Para a próxima semana o espaço será aberto para os alunos da Fasipe, que terão 20 minutos para uma demonstração de seus talentos artísticos. Os interessados poderão procurar a professora Simone na Coordenação de Turismo para agendar sua apresentação.
15/08/11 - Grupo Acalfe estréia o Espaço Cultural da Fasipe
A capoeira é uma expressão cultural brasileira com raízes africanas. A palavra é originária do tupi                                        guarani e faz referência as matas rasteiras do interior do Brasil.
É a música que determina o ritmo e estilo da capoeira. É criada pela bateria, pelo canto, e acompanhada por palmas.
A roda de capoeira é um círculo onde os praticantes jogam, cantam e dançam a capoeira. Palmas acompanham o ritmo do berimbau. O principal objetivo do "jogo" é derrubar o oponente sem ser golpeado, geralmente com uma rasteira.
As canções da capoeira possuem vários significados. Muitas contam histórias de capoeiristas famosos, outras  falam sobre o cotidiano da comunidade.
Os saltos ou acrobacias são conhecidos na capoeira como "floreios". Tais movimentos tornam o jogo perigoso, porém extremamente belo.

O movimento ritmado do corpo na capoeira é conhecido como ginga. Acompanhado com o toque do berimbau, tem a finalidade de manter o corpo relaxado.
Durante o gingado, os praticantes da capoeira devem manter-se em movimento constante, simulando tentativas de ataque e defesa, atento às intenções do parceiro. 
Um dos golpes da capoeira é conhecido como meia lua de compasso. Nele o praticante utiliza o calcanhar para acertar o adversário.

A capoeira nasceu no Brasil e cresceu nas condições da escravidão. O jogo, a luta, a dança ou a arte evita o confronto direto.
Aqui é possível ver alguns dos instrumentos da bateria da capoeira. Além do berimbau, há o pandeiro, o atabaque, agogô, reco reco, adulfe, entre outros.

Muito bacana, não é mesmo? Se você gostou da apresentação e deseja praticar aulas de capoeira, pode entrar em contato com o Eric ou comigo, na sala da Coordenação de Turismo de segunda à sexta, das 19:00 às 22:30 na Fasipe.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho. Sempre que posso passo por aqui e fico impressionada com a criatividade e profissionalismo de seus alunos. É maravilhoso ver a cultura sendo divulgada em nossa cidade. Parabéns, professora!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida. O objetivo do blog é exatamente este: promover a integração entre alunos, professores e a comunidade através do desenvolvimento de projetos como o Espaço Cultural da Fasipe.
    Grata pela visita e pelas palavras de incentivo.

    ResponderExcluir