quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Copa 2014 – Como nos preparar para o grande evento

O Brasil é o maior país em extensão da América do Sul, o terceiro das Américas e o quinto do mundo. Anfitrião da Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016, o Turismo brasileiro tem demonstrado um momento de admirável expansão. Para eventos como este, hotéis e rotas aéreas suficientes para atender os milhões de turistas deverão ser providenciados ou melhorados. Além de qualidade na rede hoteleira e aeroportos, o país deve promover a integração dos turistas. É preciso planejar como este público será atendido com transportes, gastronomia e lazer. Para isto, é necessário qualificar e ampliar o relacionamento entre prestadores de serviços turísticos e visitantes.

Para auxiliar e preparar os Prestadores, o Ministério do Turismo criou o CADASTUR, um sistema de cadastro gratuito para os profissionais e empresas do setor que tem como objetivo promover o ordenamento, a formalização e a legislação dos prestadores de serviços do turismo no Brasil¹.

Através do website http://www.cadastur.turismo.gov.br o turista tem acesso a informações sobre os profissionais e empresas cadastradas. As vantagens oferecidas são o aumento de oportunidades do prestador de serviços, que poderá mencionar seu empreendimento e expor os seus serviços em campanhas promocionais do MTur e da EMBRATUR.

Motivado pela Copa 2014, o MTur oferece cursos de inglês e espanhol – projeto “Olá! Turista” – a profissionais de todas as áreas do Turismo. Para participar, basta estar cadastrado no CADASTUR (empreendimentos turísticos, sindicatos de taxistas, recepcionista, guias, agentes, etc.). Os interessados podem se inscrever no site www.turismo.gov.br
 
Outro projeto criado pensando na qualificação para a Copa é o programa “O Sucesso do Brasil na Copa Está em Nossas Mãos”. Com cursos presenciais, a metodologia consiste em conteúdos voltados para prestação de serviços diferenciados ao turista. O programa é voltado para motoristas, camareiras, garçons, recepcionistas, enfim, aos profissionais que trabalham em contato direto  com o turista. 

A ABLA – Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis – também tem se preocupado com o atendimento ao público no grande evento. Como estratégia, oferece cursos de Gestão Administrativa e Financeira, Gestão de Mercado e Marketing e de Qualidade em Atendimento Operacional. É voltado para profissionais do setor de locação de automóveis, e os interessados devem responder à pesquisa de mapeamento das ocupações e competências das locadoras de automóveis nos websites: www.abla.com.br e www.turismo.gov.br
 
Os interessados em mais informações podem tirar suas dúvidas no telefone 0800 606 8484 ou nos websites www.cadastur.com.br e www.empresaformalturismolegal.com.br
 


¹ Cartilha do Cadastur pg. 7

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