sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Turismo – Gestão e Profissionalismo

“O Brasil tem um potencial turístico muito mais importante que o de países europeus que atualmente lideram o setor.” (Luiz Inácio Lula da Silva)

O Brasil é o principal destino do mercado turístico internacional da América do Sul, e recebe cerca de 6 milhões de turistas por ano. A França é um dos destinos mais visitados do mundo, atraindo cerca de 82 milhões de turistas por ano.

O Brasil ocupa uma área territorial de 8.514.876 km², e é o quinto país mais extenso do mundo. A França ocupa uma área territorial de 550 mil km².

Algumas características que tornam o Brasil um país com potencial turístico, ou seja, um país capaz de atrair visitante: Os animais da Amazônia e a biodiversidade de plantas, principalmente medicinais; o litoral do Nordeste, Rio de Janeiro e Santa Catarina, com praias inigualáveis; o Pantanal matogrossense e sul matogrossense; a arquitetura de cidades como Brasilia; o turismo histórico de Minas Gerais, a riqueza cultural, a gastronomia diversificada, o calor humano...

As potencialidades turísticas da França baseiam-se, principalmente, na variedade climática e patrimônios históricos.

Analisando as informações acima, lanço a questão: O que a França tem que o Brasil não tem?

A França não possui a matéria prima que possuímos mas possui profissionalismo e gestão, e, por isso, lidera a lista de destinos mais requisitados por turistas.


Investimentos em equipamentos hoteleiros, em transportes ou na divulgação da cultura não bastam se não houver profissionais qualificados para atender o turista e organizar o setor. O Brasil precisa alargar os passos, precisa ser explorado de maneira inteligente, rentável, sustentável. O objetivo deste texto é mostrar a você, turismólogo, que o Turismo poderá crescer muito mais em nosso país quando passarmos a agir em prol de mudanças significativas. Desenvolver projetos de educação ambiental e conscientizar a população sobre o que realmente é o Turismo pode ser o primeiro passo.

Precisamos arregaçar as mangas e provar o merecimento da regulamentação de nossa profissão. Sem atitudes, cairemos no esquecimento.

Um comentário:

  1. Oi Simone, consigo levantar um ponto a favor da França...que é a proximidade com os principais emissores de Turistas na Europa, a qual já é rota diária d vôos vindos de todas as outra parte do mundo.

    Sendo a esquina do mundo, os países europeus tem mais facilidade de acesso do que viagens mais longas para a América do Sul.

    ResponderExcluir