quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Turismo e Cultura

O Turismólogo precisa se preocupar com a maneira como o turismo é explorado. Para que o turismo se desenvolva de maneira correta, o ambiente natural da cidade, país ou região que recebem turistas deve ser preservado, assim como a cultura da comunidade local.
Paul Bowles, escritor norte-americano, afirma que: “Daqui a cem anos, não valerá mais a pena viajar, pois o mundo está ficando cada vez mais uniforme." Esta é uma afirmação triste, pois prevê um futuro carente de identidade cultural, onde o modo de vida do ser humano será tão semelhante a ponto de perdermos a motivação por viajar. A globalização e tecnologias como Internet e facilidades de transportes modernos tem possibilitado a integração entre os povos e, graças a estes fatores, praticamente qualquer pessoa pode explorar os lugares e culturas de todo o Globo.
Como futuro profissional do Turismo, o acadêmico deve adquirir conhecimento sobre história e cultura e trabalhar de forma a minimizar choques culturais. O turista precisa adaptar-se aos costumes do local visitado, e não o contrário. Durante o curso, vários são os trabalhos e projetos que envolvem o tema. Este ano os acadêmicos do 2º Turismo apresentaram trabalhos onde dissertaram sobre os costumes de alguns povos e sua gastronomia. Os trabalhos agradaram os olhos e o paladar. Abaixo seguem algumas fotos de atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula.
Cultura Japonesa
Degustação dos pratos apresentados.
Grupo: Suelen, Thiago, Renan, Renata e Katlhen
Cultura Nordestina. Grupo: Hérica, Silver, Rogério, Eduardo, Juliano, Alessandro
Degustação dos pratos apresentados.

Gastronomia Mineira
 Cultura Árabe
 Acadêmica Renata em demonstração de dança 
 Parabéns, galerinha!!
 Fernanda, Renata, Cleusa, Karol e Carol... Parabéns, queridas
Gastronomia Árabe

3 comentários:

  1. Que delícia! Qual o nome dos pratos, profe? Aqui no Pará tem um prato delicioso, o Pato no Tucupi, já ouviu falar??

    Alessandra Silva

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar e já provei! De fato, é um prato muito saboroso. A aluna Elaine, no 1º semestre de Turismo em 2009 preparou a iguaria para a turma.

    ResponderExcluir
  3. Fantástico. Parabéns aos alunos e profes do turismo.

    ResponderExcluir